Moradores do Doutor Fábio 2 protestam contra ordem de despejo da Prefeitura


Da Redação
Dezenas de moradores do bairro Doutor Fábio II em Cuiabá estão reunidos no plenário da Câmara Municipal, na manhã desta quinta-feira (6) e protestam contra a Prefeitura que, segundo eles, emitiu ordem de despejo da área.
A moradora Sandra Estevão, que vive há 5 anos no local, disse que a população pede apoio dos vereadores para reverter a situação. Ela conta que há alguns dias, a prefeitura emitiu documentos e enviou fiscais no bairro, para que os moradores assinassem.
Para eles, se tratava de melhorias para o bairro, como asfaltamento. Os moradores, porém, não perceberam que se tratava de uma ordem para que deixassem a área, segundo relatos deles. Muitos como Sandra, afirmam que possuem documentos legais para permanecerem no local.
Na manhã de hoje (6), os moradores se mobilizaram e protestam na Câmara. Vereadores Allan Kardec (PT) e Onofre Júnior (PSB) tentam ouvir o apelo e amenizar a situação.
Outro lado – Em nota, a Prefeitura de Cuiabá comunicou que conseguiu recursos para implantação do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2 – para atender os bairros Doutor Fábio II e Altos da Serra II, processo iniciado em 2011, mas que só foi disponibilizado em abril deste ano.
O montante de cerca de R$ 95 milhões seriam usados para melhorias no bairro, como asfaltamento, construção de 472 casas populares pelo programa Minha Casa, Minha Vida, além de outras melhorias. Porém, segundo a nota, parte da área destinada à construção das casas foram ocupadas irregularmente, o que coloca em risco a execução do projeto e a perda dos R% 95 milhões.
Ainda conforme a nota, a situação obrigou a prefeitura a notificar os moradores para que se retirem pacificamente das áreas ocupadas. Diz também que uma equipe da Secretaria Municipal de Cidades será enviada ao local para realizar levantamento socioeconômico e identificar os moradores de baixa renda que serão beneficiados pelo PAC 2.