Da Redação
A presença de manifestantes, em sua maioria estudantes e representantes do Movimento Passe Livre, dá o ritmo da sessão de hoje da Câmara de Cuiabá. Ao abrir a sessão, o presidente do legislativo, vereador João Emanuel (PSD), garantiu a abertura da palavra aos estudantes e ainda a votação de matérias relacionadas as reivindicações do grupo.
"Em nome da democracia e da liberdade daremos a palavra a vocês e buscaremos atender suas reivindicações", garantiu o presidente da Câmara.
São cerca de 150 manifestantes presentes na galeria da Câmara. Parte do grupo se virou de costas ao plenário durante execução do hino nacional na abertura da sessão.
Neste momento, os manifestantes usam da tribuna. A representante do Centro Acadêmico da UFMT, Viviane Motta, mostrou uma lista de exigências para o transporte coletivo. As mais destacadas são a melhoria da qualidade dos veículos de transporte e pontos de ônibus; revisão na concessão; redução maior da tarifa do transporte; e fim das restrições para o passe-livre. "Precisamos de um transporte que não seja para uma minoria voltada ao lucro", colocou.
Outros membros de diretórios estudantis e sindicalistas levaram a pauta de exigência a criação de uma CPI do Transporte Coletivo e a volta dos cobradores dos ônibus coletivos. Esta última proposta está na pauta de votação da sessão de hoje.
Acampamento
Na tarde e noite de ontem, cerca de 2 mil manifestantes percorreram as principais avenidas da região central de Cuiabá. O grupo partiu da prefeitura de Cuiabá até a Câmara de Cuiabá. Centenas de pessoas armaram barracas e acamparam em frente a sede do legislativo até o início da sessão ordinária desta quinta.
O movimento ocorreu de forma pacífica e não foi registrado nenhum incidente, nem no trânsito, nem atos de vandalismo.
Esta foi a segunda grande manifestação na capital do Estado desde a deflagração de um grande movimento nacional há cerca de 15 dias. Na semana passada, cerca de 40 mil pessoas foram as ruas em manifestação que acabou na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
Fotos:Gazeta Digital