GP Governador Silval Barbosa de Cross Country atrai ciclistas renomados em Chapada dos Guimarães

O município de Chapada dos Guimarães (distante a 60 quilômetros de Cuiabá) foi palco nacional do Cross Country Olímpico, nesse final de semana. Oitenta e sete atletas, vindos de diversas cidades de Mato Grosso e do país, participaram do III GP Governador Silval Barbosa de Cross Country. O evento foi montado no espaço Chapada Aventura (próximo ao centro da cidade), onde possui uma pista de 2.800 metros.



atletas fazem reconhecimento de pistaNo primeiro dia (sábado), a pista ficou aberta para os treinos livres e reparos das suspensões e regulagens das máquinas. Já no dia da competição (domingo), a primeira largada ocorreu por volta das 10h. Os ciclistas disputaram nas categorias: Júnior (masculino e feminino), Juvenil, Infanto-juvenil, Elite (masculino e feminino), Sub 23 e 30, Master 30 a 34, Master 35 a 39, Master 40 a 44.


A competição, segundo o presidente da Federação Mato-grossense de Ciclismo (FMTC), Manoel Lima, foi válida pelo ranking estadual e brasileiro – e pontuou para o XXIII Ranking Mato-grossense de Cross Country -, além de classificação para a edição 2012 da Copa Internacional de Mountain Bike, que acontece nos dias 24 e 25 de março, em Araxá (MG).

“O resultado do GP foi excelente, apesar da forte chuva que caiu nesta madrugada. Dessa vez, os nossos atletas tiveram que colocar na pista muito mais que velocidade, e sim: técnica e preparo físico”, comemorou o presidente - salientando que: “o objetivo do GP é colocar os atletas em nível nacional, e hoje MT tem destaque nas principais competições da modalidade”.

Com muito barro colado no corpo, na bike e vários tombos no percurso, o ciclista primaverense Wallison Barbosa superou todos os desafios e conquistou a primeira colocação na categoria Elite. E apesar da trilha com lamaçal e ainda cheia de curvas, ele acredita que os obstáculos foram necessários. “Buscamos sempre o melhor rendimento, e as condições oferecidas para nós nessa prova, foram as melhores. Encontramos aqui uma estrutura de excelente qualidade, com demarcação perfeita. E mountain bike é isso: a gente treina para superar essas dificuldades encontradas no caminho”. Nos últimos quatro anos, Wallison finalizou como o quarto melhor do Brasil – categoria Sub 23; em 2011 terminou em terceiro.

O vencedor da categoria Master 30 a 34, Fabiano Gutjahr (da cidade de Chapada dos Guimarães), compartilhou da mesma opinião do colega Wallisson, em dizer que “a prova mostrou realmente o que é o mountain bike – devido ao modelo que é aplicado e também por causa dos obstáculos. O nível de dificuldade é extremo. É uma autêntica pista de competição internacional, não deixando a desejar para qualquer outra prova mundial”, afirma Gutjahr. Fabiano foi campeão brasileiro na categoria Sub 30, em 2010.


Sorridente, a campeã na categoria Elite, ciclista Jane Maria de Jesus (também representante de Chapada dos Guimarães), salientou que o GP foi importante porque somou pontos para os próximos campeonatos estaduais, nacionais e internacionais. Ela também será uma das representantes de Mato Grosso na Copa Internacional de Mountain Bike, neste fim de semana, em Minas Gerais.

A competição é uma realização da Federação Mato-grossense de Ciclismo, com a supervisão da Confederação Brasileira de Ciclismo. Contou com apoio do Governo do Estado de Mato Grosso – por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer; Assembleia Legislativa de Mato Grosso - através do vice-presidente da Casa, deputado estadual Romoaldo Júnior; Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães; Espaço Chapada Aventura e da Sprint Marketing Esportivo.

Confira a classificação geral:

Categoria Elite

Campeão: Wallison Barbosa (Primavera do Leste)

Vice-campeão: Bruno Aguiar (Barra do Garças)

3ºcolocado: Paulino Alves (Barra do Garças)

Categoria Júnior

Campeão: Willian Pecego (Barra do Garças)

Vice-campeão: Brendow Ribeiro (Primavera do Leste)

3º colocado: Christian Suzin (Sorriso)

Categoria Elite Feminina

Campeã: Jane de Jesus (Chapada dos Guimarães)

Categoria Juvenil

Campeão: Leonardo Aparecido (Mineiros/GO)

Vice-campeão: Salles Sobrinho (Primavera do Leste)

3ºcolocado: Bruno Beserra (Canarana)

Categoria Sub-30

Campeão: Marcos Araújo (Barra do Garças)

Vice-campeão: Daniel Moretti (Cuiabá)

3ºcolocado: Juliano Rockenbach (Sinop)

Categoria Master 30-34

Campeão: Fábiano Guthjar (Chapada dos Guimarães)

Vice-campeão: Pyerre de Alcântara (Barra do Garças)

3ºcolocado: Durval Resende (Cuiabá)

Categoria Master 35-39

Campeão: Marcos Machry (Sorriso)

Vice-campeão: Vagner Pericin (Sinop)

3ºcolocado: Ricardo Ferreira (Rondonópolis)

Categoria Infanto-juvenil

Campeão: Raniel Brito (Barra do Garças)

Vice-campeão: José Brandão (Barra do Garças)

3ºcolocado: Robert Brito (Barra do Garças)

Categoria Master 40-44

Campeão: Elber dos Santos (Primavera do Leste)

Vice-campeão: Roberval Oliveira (Barra do Garças)