Por Gisele Sotto e Thaís Naldoni, enviadas ao Rio de Janeiro (RJ)
Sugestões de pauta, análises e críticas à situação brasileira e à cegueira da mídia quando o tema é Sustentabilidade fizeram parte da conferência de abertura do Fórum Midia+Sustentabilidade, realizado por IMPRENSA nesta quinta-feira (13), no Rio de Janeiro (RJ).
Crédito:Leonardo Rozario
Jornalista da Globo News destacou assuntos de sustentabilidade não abordados pela mídia
O conferencista foi o jornalista André Trigueiro, da Globo News, que, mediado por Mário Magalhães, explanou questões deixadas de lado pela mídia e pelo governo no que diz respeito à Sustentabilidade. “O jornalista não pode escrever sobre o que ele não sabe falar. E falta, sobretudo por parte da nova geração de jornalistas, um entendimento básico da realidade hostil que estamos vivendo”, afirmou.
A impressão gerada pelo evento foi reafirmada um ano depois por Trigueiro. Para ele, o evento acabou postergando agendas importantes. “A Rio+20 empurrou com a barriga para 2015 a agenda que já era urgente. É constrangedora a falta de foco, a falta de objetividade. Nenhum chefe de estado até hoje manifestou a menor preocupação com esse debate”.
Entre as pautas importantes e que não são abordadas pela mídia, Trigueiro destaca os impactos da exploração de petróleo no Brasil. “O Brasil tem bacias sedimentares com xisto. Porém, a exploração tem impactos violentíssimos. A dificuldade de controlar esse gás é uma pauta maravilhosa . Quais são os protocolos de segurança, para não repetirmos os pesadelos da exploração nos Estados Unidos”.
O Fórum Mídia+Sustentabilidade acontece nesta quinta-feira (13), no Rio de Janeiro (RJ), promovido por IMPRENSA, com patrocínio da Light e apoio da ESPM.
Leia também