Deputado Emanuel Pinheiro visita Barra do Bugres

O deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR) em visita a Barra do Bugres, a convite do jovem Fernando Cabó, popular Fernando Marcha Lenta,conversou com a reportagem do site Barra1 e, entre outras coisas, esclareceu um projeto de sua autoria apresentado na Assembleia legislativa, que prevê a reserva de um número de vagas na Universidade do Estado do Mato Grosso, a UNEMAT, para quem tenha concluído o Ensino Médio no estado.
 
Segundo informou o deputado, após analisar os últimos quatros vestibulares realizados pela instituição, que ele fez questão de ressaltar que é mantida pelo povo mato-grossense, através de impostos, percebeu que existem milhares de vestibulandos, e por tanto futuros acadêmicos vindo das mais variadas regiões do país. Para o deputado isto até poderia ser um motivo de orgulho, uma vez que valoriza o ensino oferecido pela Unemat. Mas por outro lado esta concorrência acaba por excluir os nossos alunos, aqueles que moram no estado, que cursaram o Ensino Médio principalmente em escolas públicas de Mato Grosso.
 
O projeto do deputado prevê que 80% das vagas oferecidas nos 11 campi da instituição sejam ofertadas a alunos que concluíram os três anos do Ensino Médio em escolas estaduais do Mato Grosso. Para o deputado isto virá corrigir uma distorção que há várias décadas vem ocorrendo, quando nossos alunos são obrigados a disputarem uma vaga no ensino superior com candidatos de praticamente todos os estados da união.
 
Para o deputado é uma questão de justiça. Se a universidade é estadual, mantida pelo Governo do Estado, ela deve priorizar os moradores do estado. “Porque quando a Unemat foi criada há décadas atrás este era o papel principal atribuído a ela, formar profissionais nas mais diversas areas dentro do território mato-grossense e evitar que os nossos jovens tivessem que deixar o estado para cursar um curso superior. Se nada for feito para dar prioridade aos nossos alunos, em breve estaremos mantendo uma universidade estadual para moradores de outros estados”, concluiu o deputado.
 
Emanuel Pinheiro aproveitou a visita para rever algumas lideranças políticas e realizar algumas visitas a velhos companheiros que segundo suas palavras fazem parte do seu circulo de amizades.