As ruas foram tomadas por estudantes e sociedade civil |
A Secretaria Municipal da Assistência Social promoveu no dia 31 de maio do corrente ano, uma grande caminhada em prol do combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.
A secretária Izabete Melo esteve à frente juntamente com a prefeita Ila Pinheiro |
A Secretária da Assistência Social Izabete Melo Oliveira esteve à frente dessa mobilização e destacou a importância da participação da sociedade civil, enfatizando o apoio da prefeita de Jaguaretama, Ila Pinheiro que através de blitz com entrega de panfletos e adesivos fizeram com que estudantes e comunidade em geral recebessem informações à cerca do tema. A participação das escolas foi de fundamental importância e contribui para o engrandecimento do conhecimento como cidadãos futuros de uma sociedade mais justa e igualitária e assim teremos uma Jaguaretama mais saudável. Vale destacar que de acordo com os dados do Ministério da Saúde – MS, violência e acidentes constituem o primeiro fator mais importante de mortalidade no Brasil entre crianças e adolescentes, atingindo 59% dos casos. As agressões ocupam o primeiro lugar nas estatísticas, sendo responsável por 40% do total de óbitos. A maioria dos estudos apontam que grande parte dos casos de violência ocorrem dentro do ambiente doméstico.
Diante desse quadro de violência é que se vê a importância da sociedade e dos profissionais em realizar um trabalho de esclarecimento junto às famílias e sociedade em geral a fim de combatê-la. Pensando nisso, o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, o Conselho Tutelar lançam uma campanha de conscientização da população acerca do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.