Eder insiste no VLT e tem 10 dias para convencer Ministério e a Fifa


TRANSPORTE | 26/07/2011 - 08:13


Romilson Dourado

   Fernando Ordakowski

Executivo Eder de Moraes, presidente da Agecopa, corre para apresentar estudos na tentativa de convencer o ministério das Cidades e a Fifa sobre mudança do BRT para o VLT, a ser implantado em Cuiabá e Várzea Grande
   Mesmo com a decisão de implantar o projeto do Bus Rapid Transit (BRT), o governador Silval Barbosa vai postergar o anúncio oficial para o próximo mês. Até lá, o presidente da Agecopa, executivo Eder de Moraes, tentará convencer o Ministério das Cidades a aprovar o modal de transporte Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), embora quatro vezes mais caro. Como o Palácio Paiaguás demonstra interesse pelo VLT, o ministério deu prazo de 10 dias para as justificativas. Mesmo com possibilidades remotas, avaliará se vai ser possível aprovar a mudança.
   Na semana passada, o ministro das Cidades Mário Negromonte recebeu, às pressas, o governador mato-grossense. A audiência em Brasília demorou menos de uma hora. Negromonte enfatizou que o projeto original apresentado tanto à pasta das Cidades quanto à Fifa prevê implantação do BRT e todo o cronograma, inclusive para liberação de financiamento próximo de R$ 500 milhões, foi nesse sentido. Alertou que, por enquanto, não há um centavo previsto para a proposta do VLT, que custaria R$ 1,1 bilhão para ser implantado em Cuiabá e Várzea Grande, dentro do projeto de mobilidade urbana.
    Eder está debruçado no projeto do VLT. Foi escalado pelo governador para tentar convencer a pasta das Cidades e a Fifa com vistas a viabilizá-lo, em detrimento do BRT. A apresentação do estudo está prevista para a próxima semana. Eder, Silval e o presidente da Assembleia, deputado José Riva, são defensores desse modal mais moderno. Eles conheceram o modelo em funcionamento na Europa. Acham possível viabilizá-lo por meio de Parceria Público-Privada (PPP). Já empresários que hoje exploram as linhas do transporte municipal querem o BRT, assim como alguns diretores da Agecopa.


ENQUETE
Afinal, qual seria o melhor modal de transporte para atender Cuiabá e Várzea Grande?
  •  BRT
  •  VLT
  •  É melhor manter como está
  •  Sei lá!
Chart?chs=650x200&chdl=sei+lá!+(2


Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.Blog do Romilson DouradoBlog do Romilson Dourado

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com