Presidente do TSE chega a Cuiabá para conhecer projeto da urna biométrica

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, desembarca nesta sexta-feira (29), em Cuiabá-MT, para conhecer o projeto de recadastramento do eleitorado para coleta de dados biométricos na baixada cuiabana.
A região metropolitana abrange os municípios de Acorizal, Barão de Melgaço, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger, Várzea Grande e Planalto da Serra.
Lewandowski será recebido às 15h pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargador Rui Ramos Ribeiro. O governador Silval da Cunha Barbosa, o prefeito de Cuiabá, Francisco Belo Galindo, e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva, também participam do encontro.
Programação
Às 15h30, também no TRE, o ministro Ricardo Lewandowski conversa com a imprensa local sobre as vantagens do recadastramento para a identificação do eleitor por meio da biometria e a segurança que a medida traz para o processo eleitoral no Brasil. A expectativa do TSE é chegar a 2018 com todos os municípios brasileiros atendidos pela revisão e aptos a utilizar urnas com leitores biométricos nas eleições.
Em seguida, às 16h, o ministro visita as instalações do tribunal e participa de solenidade de descerramento de uma placa em sua homenagem.
A apresentação sobre o projeto de revisão biométrica está marcada para as 17h, no auditório da Casa da Democracia (anexo do edifício-sede do TRE-MT, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça).
Biometria
Em todo o país, seis milhões de brasileiros estão convocados pela Justiça Eleitoral a comparecer a postos de atendimento e cartórios para o recadastramento para identificação biométrica nas eleições municipais de 2012.
Na primeira etapa deste ano, o recadastramento alcança 100% do eleitorado dos estados de Sergipe (1.412.179 eleitores) e de Alagoas (1.919.122 eleitores). Também contemplará todos os votantes das capitais Curitiba-PR (1.311.181 eleitores) e Goiânia-GO (908.050 eleitores) e das cidades paulistas de Jundiaí (269.849 eleitores) e Itupeva (27.856 eleitores).
Esta nova etapa do cadastramento biométrico atinge ainda o eleitorado dos municípios pernambucanos de Aliança (28.578 eleitores), Caruaru (196.485 eleitores), Catende (25.894 eleitores), Macaparana (18.217 eleitores), Sanharó (14.020 eleitores) e Vicência (22.865 eleitores).
Numa próxima fase, ainda neste ano, a Justiça Eleitoral definirá outros municípios que passarão pelo mesmo procedimento. Quem não comparecer terá o título cancelado. A expectativa é que cerca de 10 milhões de eleitores já possam utilizar o leitor biométrico da urna eletrônica para se identificar na hora de votar nas eleições municipais de 2012.
O objetivo do TSE, com o leitor biométrico, é conferir à identificação do eleitor a extrema segurança que a urna eletrônica gerou para a votação. A expectativa do Tribunal é que em 2018 os eleitores sejam identificados por meio do reconhecimento das impressões digitais em todas as 400 mil seções de votação do país.
MG/LF

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com