Gilney Viana volta a Cuiabá para lançar livro de poemas. Gilney atua, agora, na Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidencia da República


Gilney Viana lançará livro de poemas na próxima quinta, em Cuiabá
Gilney Viana lançará livro de poemas na próxima quinta, em Cuiabá

VEJA, EM VÍDEO, ENTREVISTA DE GILNEY SOBRE SUA ATUAÇÃO NA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS
Na próxima semana acontece a noitada de lançamento do livro "Poemas (quebrados) do Cárcere", de autoria do médico, ex-deputado federal Gilney Viana. O lançamento acontecerá na sede do Sindicato dos Bancários (rua Barão de Melgaço, 3.190, Centro, Cuiabá-MT), na quinta-feira, a partir das 18h30.


Gilney Viana é mineiro, filho de baianos. O pai (Divaldo) de Alcobaça e a mãe (Glória) de Jacobina. Depois das primeiras letras em Caravelas, na juventude, migra para Belo Horizonte, na década de 1960, quando e onde desenvolve a sua militância política.De início junto ao movimento estudantil secundarista, depois junto ao movimento dos trabalhadores favelados e depois junto ao movimento sindical. Em função de sua militância política, foi preso em abril de 1964, quando militava no PCB-Partido Comunista do Brasil. No período de 1967 a 1969 organiza, com outros egressos do PCB, a Corrente Revolucionária de Minas Gerais, dentro da estratégia traçada por Carlos Marighella,integrada à ALN em 1969. Preso ao início  de 1970, volta à liberdade ao final de 1979, sob regime de liberdade condicional, até o  final da ditadura  militar, em 1985, pois não fora beneficiado pela Anistia Política de agosto de 1979.


Gilney Viana é autor de outros livros de memória, "Fome de Liberdade" em parceria com Perly Cipriano (Ed. Fundação Perseu Abramo/EDUFES, 2ª ed. 2009); e "Glória  - Mãe de Preso Político" (Ed. Paz e Terra. 2000).
Gilney Amorim Viana, atualmente, é assessor especial da Secretaria Nacional de Direitos Humanos  da Presidencia da Republica, atuando como coordenador do projeto Direito à Memória e à Verdade.
CLIQUE NO LINK ABAIXO E CONFIRA ENTREVISTA DE GILNEY SOBRE O PROJETO DIREITO Á MEMORIA E A VERDADE

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com