Após alerta de ministro sobre VLT, governador decide implantar o BRT


TRANSPORTE | 25/07/2011 - 13:18


Romilson Dourado


O governador Silval Barbosa recua novamente sobre modal e opta pelo BRT, após alerta do ministério das Cidades
   O governador Silval Barbosa (PMDB) decidiu que vai mesmo implantar o modal BRT na Grande Cuiabá, ao invés do VLT, retomando o projeto original. Ele bateu o martelo após receber alerta do ministro das Cidades Mário Negromonte, com quem esteve reunido na semana passada. O curioso é que a Agecopa, responsável por tocar os projetos preparativos para Cuiabá sediar o Mundial de 2014, já havia anunciado oficialmente a escolha pelo VLT, depois que uma comitiva conheceu em Portugal o funcionamento do modal.
   Preocupado com o custo elevado das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), algo em torno de R$ 1,1 bilhão, Silval pediu socorro ao ministro, que abriu uma brecha na agenda para atendê-lo, em Brasília. Negromonte deixou claro que o ministério só daria chancela para o governo mato-grossense obter os R$ 451 milhões de recursos se a opção do modal for pelo Bus Rapid Transit (BRT). Lembrou que esta foi uma das exigências da Fifa. Alertou que o Estado, se insistir no VLT, poderia correr o risco de não implantar o projeto, o que comprometeria Cuiabá como uma das 12 sedes da Copa de 2014. Segundo o ministro, a pasta das Cidades só está autorizada a liberar recursos para o BRT.
   Diante disso, Silval vai anunciar nos próximos dias a escolha do BRT. Como trata-se de uma proposta em discussão desde o início, a Agecopa até já pagou pelo projeto básico de mobilidade urbana, feito pela Oficina Engenheiros Consultores Associados. O blog teve acesso aos dados. São 25 páginas. O documento traz análise dos custos operacionais de duas soluções tecnológicas (BRT e VLT) para os dois principais eixos de transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande: o CPA-Aeroporto e o Coxipó-Centro.
     Custo operacional
     De acordo com os dados, o custo operacional do BRT, considerando o mix de linhas que nele operarão, acrescido do custo de operação e manutenção das estações, chegará a R$ 42,3 milhões por ano, ou R$ 3,5 milhões mensais. Se fosse pelo VLT, o custo operacional seria de R$ 65,7 milhões (R$ 5,4 milhões/mês). O documento revela, em detalhes, os terminais. Destaca que as linhas troncais devem operar de forma integrada com outras linhas que as alimentam nos terminais de integração (André Maggi, CPA e Coxipó), além de outras integrações que possam ocorrer por meio do sistema de bilhetagem, especialmente na área central.
    No caso da viagem integrada, o passageiro pagará a tarifa no primeiro veículo que utilizar. Os valores estimados pelo estudo de demanda apontam um grau de integração nessas linhas de 40%, ou seja, do total de embarques que nelas devem ocorrer, 60% seriam efetivamente contribuintes da receita do serviço.

Comentários:
* O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados!
  • Paulo | 25/07/2011 15:23
    Governador fraco , não tem pulso ele governa apenas obedece ordem de um ou outro uma hora do Riva outra hora do blairo e bezerra ! Perdemos oportunidade de termos um transporte inovador , de grande porte e de qualidade indiscutivel... ééé governador o pior problema de seu governo é grande quantidade de caciques que tem em um sua base aliada jaja vai haver ruptura de alguma das alas
  • Jean | 25/07/2011 15:23
    Cuiabá
    Cuiabanos vão traçar o seu modal político nas próximas eleições Sr Silval. Jamais votarei em voce nas proximas eleições.
  • Jorge Luiz | 25/07/2011 15:22
    Cuiabá
    E o governador Éder de Moraes vai aceitar isso ou vai pedir para sair? Essa estória de BRT e VLT tá mais para conversar para acalantear bovino (leia-se prá boi dormir), o que querem mesmo é terem desculpas para gastarem com coisas futeis como futebol, mas gastar construindo um Pronto Socorro para Cuiabá nem morto. Vão trabalhar cambada.
  • Ricardo | 25/07/2011 15:15
    O alerta não é de Ministro mas do Governador Mafico que continua mandando neste desgoverno.







Blog do Romilson Dourado

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com