Redação
Com a previsão de inauguração em dezembro deste ano, com apresentação do futebol mato-grossense, a Arena Pantanal foi vistoriada nessa terça-feira (12), pelo presidente da Comissão Especial de Acompanhamento das Obras da Copa 2014 da Assembleia Legislativa, deputado Hermínio J. Barreto (PR). Ele integrou a comitiva do governador Silval Barbosa (PMDB), que apresentou à imprensa os avanços da obra, que caminha para a cobertura e acabamento do estádio, que sediará quatro jogos da Copa do Mundo e precisa atender as exigências da FIFA.
Barreto garantiu que a comissão está atenta e acompanha in loco e através de relatórios do Tribunal de Contas do Estado (TCE) todos os procedimentos realizados, na Arena e nas obras de mobilidade urbana. Inclusive, destacou à imprensa que a Assembleia estará presente na próxima vistoria, dia 20 deste mês, a partir das 8 horas, quando os parlamentares visitarão também as obras de trincheiras e viadutos.
Ao percorrer os setores Norte e Oeste da Arena, Barreto disse que os relatórios apontam o cumprimento do prazo conforme o cronograma.
“Vejo a arena ganhar robustez, as obras de infraestrutura aceleradas. Vamos visitar todas as obras, que ficarão como legado. A Assembleia Legislativa participa efetivamente dessa transformação, com a aprovação de mensagens que viabilizaram os recursos. É uma vitória do povo de Mato Grosso, especialmente, dos cuiabanos e várzea-grandenses”.
Com várias obras em execução em Cuiabá e Várzea Grande, o governador disse que está muito tranqüilo em relação à conclusão dos trabalhos. Destacou a multifuncionalidade da arena, que poderá ser utilizada após a copa. “Faço reuniões semanais com a equipe responsável por esse complexo de obras, para acompanhar em tempo real a execução de cada uma. Tenho certeza que assim como o carioca tem orgulho do Maracanã, nós vamos ter orgulho da Arena Pantanal, que terá vida própria após o mundial”, afirmou o chefe do Poder Executivo, ao acrescentar que “teremos uma das cidades mais charmosas do Brasil”.
Reforço – Para acelerar as obras da arena, o secretário Extraordinário da Copa do Mundo FIFA – Secopa, Maurício Guimarães, explicou que houve aumento do número de trabalhadores, que passou de 650 homens para 1.300. Agora, caminhando para a fase de acabamento, a previsão é chegar a pelo menos 1.800 funcionários no estádio, que está com 67% da sua obra finalizada. “Há 15 dias havia um déficit de mão de obra de 2,5 mil. Mas, esse quadro já está mudando com maior oferta. A falta de mão de obra não será entrave para a conclusão das obras”, disse o secretário.
A Arena Multiuso possui saídas de emergências que possibilitará a evacuação dos 44 mil torcedores em apenas 8 minutos e 44 segundos. Expectativa é que o teste do gramado seja feito em dezembro deste ano. A empresa responsável pela grama já foi contratada.
Para que a população comece a entrar no clima Copa do Mundo, segundo o governador, será realizada uma caminhada, saindo do bairro do Porto até a Arena, neste domingo (16), às 8 horas.
Homenagem – A visita desta quarta-feira (12), foi o primeiro encontro do governador com a Imprensa, desde a morte do jornalista Marcos Coutinho, que faleceu no último domingo (09). Além de um minuto de silêncio, o Governo do Estado homenageou Coutinho pela forma que exerceu o jornalismo e em reconhecimento a criação do site Olhar Copa. Foi entregue o troféu ‘Chuteira de Ouro’ à família do jornalista.