Cidades-sede da Copa das Confederações terão campanha contra exploração sexual de crianças e adolescentes


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Começa a ser distribuído nesta sexta-feira (14) o material publicitário da campanha contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, preparada pelo governo federal para a Copa das Confederações. A campanha “Proteja – não desvie o olhar” busca estimular a população a denunciar abusos pelo telefone, o disque 100.
São cerca de 100 mil banners, cartazes e adesivos que foram enviados às secretarias estaduais e municipais de Turismo, para serem distribuídos em locais de grande circulação de turistas das seis cidades que sediarão jogos da Copa das Confederações.
O material também foi enviado a hotéis, bares, restaurantes, agências de viagens e empresas de transportes. A informação sobre o envio do material foi dada pelo coordenador do Programa Turismo Sustentável e Infância, Adelino Neto. O Programa é coordenado pelo Ministério do Turismo, com participação dos órgãos do governo federal que compõem a rede de proteção, que por sua vez é coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).
“A exploração de crianças e adolescentes é crime tipificado pelo Código Penal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente”, lembra Adelino. Segundo ele, desde 2004 o disque denúncia já registrou mais de três milhões de reclamações, das quais 5% relacionadas ao turismo.
Aumentam denúncias de abusos pelo Disque 100
Nos últimos anos, a Secretaria de Direitos Humanos registrou um aumento do número de denúncias relacionadas a abusos cometidos contra crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, moradores de rua e LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais). Em 2012, foram 168,6 mil, contra 96,4 mil do ano anterior, um aumento de 74,9%.
No primeiro trimestre deste ano, o disque 100 registrou 53,5 mil denúncias, o equivalente a 595 por dia, uma evidência de que a população está se conscientizando, segundo Adelino Neto.
Além de apoiar a campanha, o Ministério do Turismo realiza, por meio do programa TSI, ações de conscientização em períodos de grande movimentação de turistas: uma delas ocorreu às vésperas do carnaval. Agora mobiliza as cidades-sede da Copa das Confederações: Salvador, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Em novembro, a terceira campanha do ano terá como foco a temporada de verão.
Fonte: Portal Planalto, com informações do Ministério do Turismo.