Na Capital de Mato Grosso Luis Claudio

Portal aponta Secretário Governo disparado o melhor secretário da gestão Emanuel Pinheiro

PREFEITO DE CUIABÁ EMANUEL PINHEIRO

E a Primeira-dama Marcia Pinheiro recebem homenagem de portal de referência nacional por ações em prol das mulheres e famílias março.

CUIABÁ: Atuantes na vacinação da COVID-19 são homenageados pelo portal em defesa dos Direitos Humanos

Profissionais de outros setores da saúde do município também serão agraciados com comendas

Aponta Márcia Pinheiro como a primeira – dama mais atuante na história de Cuiabá

Mato Grosso - Pesquisa do Portal Vida e Direitos Humanos

Fazendo a Diferença: Marcia Pinheiro primeira-dama de Cuiabá é destaque nacional, Em SP anuncia R$ 1.212 para órfãos do feminicídio

Diploma Ruth Cardoso será entregue a Marcia Pinheiro, juíza Amini Haddad,desembargadora Maria Erotides e a líderes pela luta pelos direitos da mulher.

Polícia apreende suposto material de pedofilia

Ação da polícia ocorreu em duas casas, situadas no Jardim Interlagos e no Núcleo Habitacional João Paulo, na zona oeste de Apucarana

Aspectos implícitos e explícitos na visita do Papa ao Brasil

Presidente Dilma e o Papa Francisco - foto/divulgação
O papa Francisco instituiu um governo colegiado e prepara a reforma da Cúria Romana. Entretanto, problemas graves continuam intocados: a questão do celibato obrigatório para o clero, a ordenação de mulheres e a democratização das instâncias decisórias da Igreja.
O que significa a primeira visita ao Brasil de um papa latino-americano? A viagem do papa possui significados explícitos e implícitos, sobre os quais é necessário refletir em busca de uma análise objetiva. As dimensões explícitas referem-se aos aspectos oficiais e midiáticos e as implícitas correspondem aos bastidores dessa viagem apenas aparentemente rotineira.
Aspectos explícitos
O papa vem ao Brasil para sinalizar o seu apreço para com o país de maior população católica do mundo e com maior número de bispos em sua conferência episcopal. Vem fortalecer o trabalho missionário da Igreja Romana, dirigido principalmente aos jovens. O contexto eclesial de sua visita é a Jornada Mundial da Juventude, um evento criado por seu antecessor, João Paulo II, com o mesmo objetivo: procurar impedir o avanço do indiferentismo religioso entre os jovens. Em seus sermões e mensagens na primeira época do seu pontificado, Francisco tem destacado que o indiferentismo é o primeiro passo para a adesão a outros antivalores: o individualismo exacerbado, o consumismo sem limites e o niilismo.
Essa viagem terá, portanto, um caráter missionário e ecumênico, algo que pode parecer paradoxal. Por quê? Como o fortalecimento do catolicismo pode resultar no reforço da linha ecumênica? Se, de um lado, a visita tentará reforçar pastoralmente a instituição católico-romana, de outro lado, servira como reforço para aquelas igrejas que já caminham com base no dialogo ecumênico. E significara também, nesse aspecto, um freio para a atuação e o avanço de igrejas neopentecostais que fazem do Evangelho um instrumento de lucratividade, em nome da cura das doenças e do acesso a riqueza (teologia da prosperidade).

Aspectos implícitos

Implicitamente, a viagem pontifícia será mais um momento para testar a estratégia da Igreja Romana de deixar definitivamente no passado a imagem de uma instituição carcomida pelos escândalos, traduzidos em casos de lavagem de dinheiro, pedofilia e disputas mafiosas internas. O comportamento do Papa caminha na direção contrária, evidentemente, e, até agora, ele tem sido bem-sucedido. Instituiu praticamente um governo colegiado com oito cardeais que com ele dividem o governo da Igreja e que preparam o projeto de reforma da Cúria Romana. Se conseguir levar a termo esse projeto, Francisco não apenas completará as tentativas feitas por seus antecessores Paulo VI e João Paulo II, como passará a história como responsável pelo restabelecimento do poder do papa diante do poder da burocracia eclesiástica.
Contudo, os problemas mais graves continuam intocados: a questão do celibato obrigatório para o clero, a ordenação de mulheres e a democratização das instâncias decisórias da Igreja. Quanto à pedofilia, há um dado objetivo: o Vaticano não pode mais ser condescendente com esse crime porque os prejuízos financeiros são enormes, resultantes das pesadas indenizações que acabaram recaindo sobre as arquidioceses e dioceses às quais pertencem os padres acusados como pedófilos. Ainda implicitamente, a visita do papa voltará a indicar as características básicas da instituição eclesiástica, em termos de governança: hierárquica e burocrática.
Qualquer que seja a linha básica do discurso do papa, ele sabe que, para qualquer mudança, deverá levar em conta os limites do seu poder. Em síntese, a visita do papa argentino tem tudo para ser um sucesso. No entanto, os resultados práticos dependerão de profundas mudanças que ainda estão por acontecer.
Por: Dermi Azevedo

Marina Ruy Barbosa completa 18 anos e comemora independência

'Sinto muita vontade de dirigir', diz a atriz que está prestes a tirar a habilitação; veja uma galeria de fotos da trajetória da ruiva e sua infância


30/06/2013 às 09h27 
Atualizado em 30/06/2013 às 12h00
marina ruy barbosa (Foto: Arquivo Pessoal)Ruiva desde pequenininha, Marina Ruy Barbosa cresce e conquitsa seu espaço na TV (Foto: Arquivo Pessoal)
Ela começou a trabalhar como atriz com apenas nove aninhos. Menos de dez anos se passaram e a ruivinha que conquistou o Brasil chega hoje a maioridade. Enfim, independente! Marina Ruy Barbosa completa neste domingo, 30 de junho, 18 anos muito bem vividos. Cercada por glamour, amigos, família e muito trabalho, a jovem atriz mostra que responsabilidade é algo que ela já carrega há muito tempo. Para muitos jovens, a fase marca a independência e o sonho de tirar a habilitação de motorista.
Desde os nove anos que eu estudo e trabalho. Sempre conciliei as duas coisas"
Marina Ruy Barbosa
Como qualquer outra jovem, Marina tem seus anseios e se anima com a maioridade. Envolvida com as gravações de Amor à Vida, novela onde interpreta a doce Nicole, ela se desdobra com a rotina de gravações e as novidades da fase que vive. "Tirar a habilitação? Vai depender do ritmo das gravações! Vontade não falta! Mas ainda tenho tempo. Sinto muita vontade! Acho uma delicia poder ter essa independência", diz a jovem. Apesar da euforia dos 18, Marina conta que a vida não deve mudar com a chegada dos 18 anos. Recém-aprovada na faculdade de cinema, ela não deve se matricular no curso este ano. "Desde os nove anos que eu estudo e trabalho. Sempre conciliei as duas coisas, não é fácil, mas sempre me dediquei muito pra dar conta! Passei no vestibular, na faculdade que eu queria, para o curso de Cinema. Mas como o ritmo das gravações está muito intenso, eu achei melhor, me dedicar a personagem agora, e ano que vem faço faculdade. Uma coisa de cada vez", explica.
O ritmo intenso tem lá os seus motivos. Marina interpreta uma jovem que vem emocionando todo país com sua história. Nicole é uma das personagens mais elogiadas no momento nas redes sociais e ocupa um lugar especial na história da atriz. "A Nicole tem sido muito importante pra mim. É uma personagem que faz a gente parar pra pensar, refletir sobre o que realmente importa na vida. É um papel forte, e fico muito feliz que o público esteja gostando e torcendo pela felicidade dela. Eu sou bem ativa nas redes sociais, sempre que posso, acompanho a novela de olho no que estão falando. Acho que funciona como um termômetro. É uma resposta direta ao trabalho. E tenho lido coisas muito boas, o que me deixa muito feliz e mais motivada a contar essa historia da Nicole!"
Marina, aos 11, na pele de Sabina (Foto: Divulgação / TV Globo)Marina, aos 11, na pele de Sabina em Belíssima
No ar em sua sétima novela, a aniversariante sabe muito bem quais foram as personagens que tiveram o maior destaque até então. Orgulhosa de sua trajetória, Marina elege seus principais trabalhos. "Os personagens na TV mais marcantes pra mim foram a Sabina, deBelíssima, e a Alice, de Morde & Assopra. Belíssima foi do Silvio de Abreu. Amei trabalhar com ele e amaria repetir a dose. Eu interpretei a grega Sabina, passei um mês na Grécia com o meu núcleo da trama que só tinha feras: Fernanda Montenegro, Claudia Abreu, Gloria Pires, Tony Ramos... A Alice, de Morde e Assopra, foi do querido Walcyr Carrasco. Era um grande desafio pra mim interpretar essa vilazinha, que tinha o bordão 'vira-lata'. Amor à Vida é a minha terceira novela com ele.", relembra saudosa.
Com um currículo repleto de cenas com atores de ponta, Marina Ruy Barbosa sonha alto e espera um dia poder contracenar com outros "monstros da TV". "Admiro muito a Laura Cardoso, Regina Duarte e Lilia Cabral"
Sobre a data de hoje, a aniversariante conta, sem entregar detalhes, que deve trabalhar e se juntar aos amigos. "Posso te adiantar que vou passar o dia trabalhando. Mas amo tanto o meu trabalho que pra mim vai ser maravilhoso! E a noite vou passar com as pessoas que eu amo."

Criança vira sensação em Wimbledon com 'barraquinha-placar' de limonada

A ideia dos pais de Liam Stephan, de três anos e meio, era ensinar sobre caridade, e ele aproveitou para aprender e se divertir durante o Grand Slam

Por GLOBOESPORTE.COMLondres
48 comentários
Um menininho de três anos e meio vem roubando a cena em Wimbledon. Ele não joga tênis, mas a sua atitude tem conquistado atletas e torcedores que passam todos os dias no All England Club, onde acontecem os jogos da competição. Ao lado do irmão Finn, de um ano e meio, Liam Stephan vende limonada nos arredores do complexo, como naqueles filmes antigos que certamente você já viu ao menos uma vez. E por um motivo nobre.
Liam Sthepan vende limonadas em Wimbledon (Foto: Reprodução/Instagram)Liam Stephan vende limonadas em Wimbledon (Foto: Reprodução/Instagram)
A ideia dos pais de Liam, Keith e Peggy, era ensinar aos filhos sobre caridade. E o menininho tratou de encontrar uma forma mais legal de aprender. Pediu e viu o pai construir para ele uma barraca personalizada, com um placar bem parecido com os tradicionais da competição, para que ele pudesse vender limonadas durante o torneio de Wimbledon. Todo o dinheiro arrecadado (cada limonada sai por £ 0,50 pounds, cerca de R$ 1,60, e a água gelada por R$ 3,30), é revertida diretamente para o Centro Médico St. John, dos arredores da cidade.
Patriota, Liam vai "trabalhar" todos os dias, exceto neste domingo, quando tradicionalmente não acontecem jogos em Wimbledon, vestido com as cores da Grã-Bretanha, e ouvindo em seu ipod Bruce Springsteen. Fã de Andy Murray, que pode acabar com um jejum de títulos de britânicos em Wimbledon, ele também gosta de Roger Federer, que já deu adeus ao torneio.
- Tudo começou porque queria ensiná-lo sobre caridade e a doar dinheiro. Nós deixamos ele escolher tudo e também para onde gostaria de doar o valor. Ele é um grande fã de Andy Murray, porque ele se lembra do ano passado (quando foi derrotado por Roger Federer na final) - diz a mãe Peggy.
O irmão Finn, do outro lado, aproveita para entregar Liam.
- Mas ele também gosta do Roger - se diverte o pequenininho.

Saúde - FAXINAL: "Criança transferida de Helicóptero"

Hospital Municipal de Faxinal demonstra eficiência na transferência de uma criança que precisava de socorro imediato
 A equipe do Hospital Municipal de Faxinal está no caminho certo e recebeu parabéns pela atuação em casos que exigem urgência. Um dos episódios foi a remoção de emergência de uma criança de três meses para UTI em Ivaiporã. O Diretor do Hospital: Dr EZIO SOUZA , juntamente com o Médico plantonista Dr REINALDO e sua equipe de enfermagem, entraram rapidamente em contato com o Dr RODRIGO, do SAMU, Defesa Civil e a Equipe de Resgate Aéreo da Policia Militar, para um atendimento ético e eficaz, que em 8 minutos estava com acesso venoso, criança estabilizada, só aguardando a autorização para decolagem, e com a certeza que tudo ocorreria bem, como esperado pela equipe. Quem esteve o tempo todo com a Equipe foi a Primeira Dama MILENA FERNANDES SILVA LINO, que se sensibilizou e ficou muito preocupada com a criança. “O atendimento foi espetacular, parabéns aos envolvidos, fiquei muito feliz em saber que temos uma verdadeira equipe salvando vidas em nossa querida Faxinal” disse a primeira Dama Milena, a Rádio Nova Era e Blog do Berimbau.

Nenhum comentário:

No Sertão da Paraíba: Criança descobre imagem de Nossa Senhora dentro de fogueira de São João


Um Fato curioso chamou a atenção da população da cidade de São José de Piranhas.
De acordo com o agricultor Valdécio Silva, morador do no sítio Branquinhas, uma imagem de Nossa Senhora foi encontrada dentro da fogueira, na noite de São João, comemorada nesse domingo (23).
De acordo com o agricultor, o fato foi observado por sua filha, a menor Raissa Silva, que mostrou a imagem ao pai antes de ascender a fogueira junina.
Valdécio revelou que tentou ascender a fogueira, mas a madeira não queimava, foi quando a garota disse que tinha uma santa dentro da fogueira.

A madeira estava sendo usada para formar a fogueira e foi retirada pelo agricultor, que informou que retirou a madeira e cortou em pequenos pedaços, onde a imagem da santa apareceu em todos eles.

Diário do Sertão
Foto: Radar Sertanejo

Criança de 8 anos cria site e emprega mãe e irmãos

O sonho não parou por ai. Agora ele quer ser o maior fornecedor de bolinhas de gude do mundo
Com apenas 8 anos, Harli Jorden usou da criatividade aflorada das novas gerações para além de ganhar dinheiro, ajudar sua família.
gude 3
Imagine você que ele criou um site para vender bolinhas de gude.
A ideia deu tão certo que Harli não imaginava que havia um demanda tão grande de pessoas que comprariam bolinhas de gude.
O rendimento mensal já é tão bom que o garoto empregou a mãe e os dois irmãos, que ajudam nas vendas.
gude 2
O interessante é que o menino teve a ideia de criar a loja virtual, na esperança de recuperar as bolinhas que foram roubadas por seus colegas na escola.
O sonho de Harli não terminou ai, pois o que começou com uma busca pelas bolinhas perdidas agora se transformou em um negócio, onde um dos mais jovens empreendedores, agora quer construir a maior loja de bolinhas de gude do mundo.
gude 4
Seria pensar grande? Se você tem crianças perto de você agora, que tal ajudar a família do menino comprando algumas bolinhas de gude? Acesse o site sitehttp://www.marbleking.co.uk/


Polícia prende segundo suspeito de matar criança boliviana

Folha de S. Paulo

A polícia prendeu um rapaz de 18 anos, suspeito de participar do assassinato do boliviano Brayan Yanarico Capcha de 5 anos, durante assalto à sua casa na madrugada de ontem, em São Mateus, na zona leste de São Paulo.

Segundo a SSP (Secretaria da Segurança Pública), ele é o segundo suspeito preso por envolvimento no caso, neste sábado (29). O primeiro era um dos nove que foram detidos ontem para averiguação, dos quais pelo menos cinco foram liberados.

Segundo a polícia, seis assaltantes invadiram a casa quando um tio de Brayan estacionava, chegando de uma entrega de roupas. No imóvel moravam 11 bolivianos (quatro casais de costureiros e três crianças, incluindo Brayan).

Brayan, a mãe e o pai, Edberto Yanarico Quiuchaca de 28 anos, foram levados para a parte de cima do sobrado. Os demais moradores ficaram no térreo, com parte dos ladrões.

A mãe de Brayan entregou R$ 3.500 aos ladrões. O cunhado dela, abordado na garagem, tinha mais R$ 1.000.

Dos seis criminosos, cinco usavam capuzes. Dois deles portavam revólver e os outros, quatro facas. Eles fugiram após balear a criança.

Segundo a mãe do menino, a costureira Veronica Capcha Mamani de 24 anos, os ladrões, insatisfeitos com os R$ 4.500 entregues, deram um tiro na cabeça do menino, que chorava.

O cônsul-geral da Bolívia, Jaime Valdívia, classificou o assassinato do menino como um crime hediondo: "Somos respeitosos às leis brasileiras. Queremos que a polícia encontre o criminoso."

Natural da província de Omasuyos, a família de Brayan chegou ao Brasil há cerca de seis meses. Vieram a convite de um tio da criança para trabalhar como costureiros na casa onde ocorreu o crime.

Segundo Felipe Prado, representante do Consulado Boliviano, a família de Brayan mora legalmente no Brasil e já protocou um pedido de obtenção do RNE (Registro Nacional de Estrangeiro).

Criança de sete anos morre atropelada em Iguatu-CE

Um acidente de trânsito resultou na morte de uma criança de 07 anos. O fato ocorreu na CE 282 nas proximidades do Sítio Carnaubinha em Iguatu, no início da manhã deste sábado, 29, a reportagem do portal Iguatu.Net esteve no local do fato que também é alvo de reclamações por parte de moradores da região pelos constantes perigos  de acidentes naquele trecho.
O lamentável caso aconteceu após Mateus Oliveira Silva, 07 anos, descer de uma topiq que fazia a linha Iguatu/Icó. 
O garoto atravessou a CE e foi atropelado por um carro modelo Corolla de placa NQW 9000. O motorista do carro atropelador, Anderson Ferreira seguia viagem para a cidade de Limoeiro do Norte, “foi muito rápido não tinha como desviar. Infelizmente foi uma fatalidade” lamentou Anderson.
Moradores da comunidade afirmaram que a região precisa de um redutor de velocidade. “Aqui vários veículos transitam em alta velocidade e há também grande circulação de passageiros que atravessam de um lado para o outro. Necessitamos urgentemente de redutores de velocidade”, afirmou Noêmia Assunção, moradora da região há 26 anos.
O motorista da Topic, Antônio Araújo, que confirmou a informação sobre o acidente, ” realmente a criança desceu e saiu correndo em direção a via, quando foi colhida pelo veículo. Todos ficaram aterrorizados com o que aconteceu e pedimos a Deus que conforte a família, mas foi uma fatalidade”, disse.
O vereador Antônio do Carmo afirmou que estará entrando com um requerimento na Câmara Municipal de Iguatu, pedindo que seja instalada uma lombada eletrônica na localidade.

IGUATU: Criança de sete anos morre atropelada

Local onde aconteceu o acidente merece um redutor de velocidade. (Foto Alex Santana/Iguatu.Net)
Um acidente de trânsito resultou na morte de uma criança de 07 anos. O fato ocorreu na CE 282 nas proximidades do Sítio Carnaubinha em Iguatu, no início da manhã deste sábado (29), a reportagem do portal Iguatu.Net esteve no local do fato que também é alvo de reclamações por parte de moradores da região pelos constantes perigos de acidentes naquele trecho.
O lamentável caso aconteceu após Mateus Oliveira Silva, 07 anos, descer de uma topique que fazia a linha Iguatu/Icó. O garoto atravessou a CE e foi atropelado por um carro modelo Corolla de placa NQW 9000. O motorista do carro atropelador, Anderson Ferreira seguia viagem para a cidade de Limoeiro do Norte, “foi muito rápido não tinha como desviar. Infelizmente foi uma fatalidade” lamentou Anderson.
Moradores da comunidade procuram a reportagem e afirmaram que a região precisa de um redutor de velocidade. “Aqui vários veículos transitam em alta velocidade e há também grande circulação de passageiros que atravessam de um lado para o outro. Necessitamos urgentemente de redutores de velocidade”, afirmou Noêmia Assunção, moradora da região há 26 anos.
A equipe de reportagem entrevistou o motorista da Topic, Antônio Araújo, que confirmou a informação sobre o acidente, ” realmente a criança desceu e saiu correndo em direção a via, quando foi colhida pelo veículo. Todos ficaram aterrorizados com o que aconteceu e pedimos a Deus que conforte a família, mas foi uma fatalidade”, disse.

Como adotar uma criança

Para adotar uma criança, é necessário ter mais de 21 anos e ter mais de 16 anos de diferença da criança adotada.
  • Enviar por e-mail
+A -a
Os pais biológicos devem ser desconhecidos ou precisam, formalmente, ser destituídos do pátrio poder. Não é necessário ser casado, pois o estado civil não muda em nada. Se você quer adotar, procure o Juizado de a Infância e Juventude para fazer um Cadastro de Pretendentes para Adoção com dados de identificação pessoal, renda financeira, profissão e domicílio. Também deve identificar sexo, cor e idade da criança ou adolescente pretendido.
A adoção de uma criança brasileira por um estrangeiro residente no exterior é considerada pela lei medida excepcional. Por isso, só é possível quando a criança ou adolescente não for pretendido por alguém que more pessoa residente no País.
De toda forma, antes de legalizar o processo, os pais candidatos à adoção devem passar por um estágio de convivência em território nacional de, no mínimo, quinze dias quando a criança tiver dois anos e trinta dias quando ela estiver acima de dois anos.
Fonte: Minha Vida 

Homem mata mulher e criança de oito anos na Lomba do Pinheiro

Um jovem de 19 anos, identificado pela Polícia Civil como Eliseu Leite dos Santos, é suspeito de ter matado a facadas a companheira Evelise Machado, 38 anos, e ofilho dela de oito anos, Richard Machado Gonçalves, na Rua Urubatã, na parada 2 da Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. Santor teria ferido também a filha da mulher, de sete anos, que foi socorrida.

A criança, que teve o nome preservado, foi encaminhada para o Hospital de Pronto Socorro (HPS) e às 10h era atendida no Bloco Cirúrgico.

Segundo a Brigada Militar, a ocorrência começou a ser atendida às 7h20min, mas o crime teria ocorrido entre 21h e 22h de sábado.

Conforme familiares, o casal estava junto há pelo menos seis meses. Santos teria ido a um churrasco e voltado para casa à noite. Evelise teria tentado impedir a entrada do companheiro, e, após discutirem, o jovem teria cometido o crime.

pai de Santos, contou à polícia que o filho esteve na casa dele na noite de sábado, relatando o ocorrido, mas disse não ter acreditado. Na manhã de domingo, entretanto, resolveu conferir e avistou os corpos. Teria sido ele quem avisou a polícia.

Informações da Delegacia de Homicídios dão conta de que Santos era foragido da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase), onde podem ficar reclusos até os 21 anos. O delegado Wagner Dalcin disse que o jovem havia sido pego com droga pelo menos duas vezes.

Santos seguia desaparecido até as 11h. A Brigada Militar (BM) faz buscas na região.

Sonho de criança: ansiosos por ver craques, gandulas ensaiam para final

Entre gandulas e carregadores de bandeiras, 26 jovens de 12 a 16 anos trabalharão na partida. Grupo foi orientado a não falar com os jogadores

Por Daniel CollyerRio de Janeiro
Comente agora
Antes mesmo das seleções de Brasil e Espanha, um outro "time" se encaminha para o Maracanã, onde a partir das 19h será decidida a Copa das Confederações. São os 26 jovens selecionados para trabalhar como gandulas ou carregadores de bandeiras durante a final. Com idade entre 12 e 16 anos, eles deixaram o hotel onde estavam "concentrados" por volta das 11h em direção ao estádio, onde fazem um ensaio para logo mais.
Os 14 escolhidos para trabalhar como gandula são do time "Scouto", de Foz do Iguaçu, que venceu uma competição de futebol promovida por um dos patrocinadores oficiais da Copa das Confederações e que contou com 10 mil participantes. Eles também ganharam o prêmio "Fair Play" de mais comportados no hotel.
gandulas maracanã final brasil x espanha (Foto: Alexandre Durão)Jovens vibram com a chance de trabalhar na final entre Brasil e Espanha (Foto: Alexandre Durão)
Um bom sinal, já que terão de ter disciplina no Maracanã. Antes mesmo de saírem rumo ao estádio eles e os outros 12 jovens que trabalharão carregando bandeiras foram orientados a  não falar com os jogadores.
- Eu nunca tinha vindo para o Rio de Janeiro. A grande motivação é ver os jogadores de perto, mesmo que a gente não possa falar com eles - diz Vitor Tranquiline Tikasui, capitão do "Scouto" e que tem 14 anos.
- Acho que vai ser 2 a 1 para o Brasil. Meus jogadores preferidos são Lucas (Brasil) e Iniesta (Espanha). Acho que tenho um futebol parecido com o Iniesta. Sou volante, mas saio mais para o jogo - conta o garoto Vitor, também do "Scouto".
gandulas maracanã final brasil x espanha (Foto: Alexandre Durão)Selecionados por projeto social, Wendel e Clara apostam em vitória do Brasil (Foto: Alexandre Durão)
Já os 12 carregadores de bandeiras na final foram selecionados por concursos ou convidados a partir de projetos sociais. Wendel Oliveira, de 12 anos, morador de Jardim Gramacho, no Rio, por exemplo, faz parte do projeto do Vik Muniz.
Filho de catadores de papelão, ele curte o momento e aposta em uma vitória apertada da seleção brasileira por 3 a 2. Sua colega, Clara Santos, da mesma idade e cujos pais também já foram catadores, porém, está bem mais confiante.
- Pô, Wendel, 3 a 2, só? É pouquinho. Tem que ser um monte de gol. Vai ser 10 a 5 para o Brasil - sonha a pequena moradora de Santa Cruz da Serra.
Além da rara chance de estar perto de grandes craques do futebol mundial, a garotada ainda terá outros motivos para se divertir no Maracanã. Na sala de concentração, há videogame, filmes de futebol e totó. Para eles, a final já foi ganha.

Campanha Todos Contra a Pedofilia

informativo