O Casarão passa por restauração e pode ser ocupado pelo vice-governador Chico Daltro

Frequentadores do parque têm mais tranquilidade, com a segurança da Polícia Militar, diariamente
KATIANA PEREIRA
DA REDAÇÃO
O Parque Estadual Mãe Bonifácia, no bairro Duque de Caxias, em Cuiabá, passou a contar com policiamento móvel, em tempo integral. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e a Polícia Militar, por meio do Comando Regional I, responsável pelo policiamento da Capital, e 10º Batalhão da PM.
Desde a semana passada, o policiamento vem sendo feito por uma dupla de militares, que percorrem os cerca de 15 quilômetros de pistas para caminhadas e trilhas, em toda a área da reserva ambiental.
Recentemente, o parque passou por reformas na pista de caminhadas da Praça do Cerrado, uma iniciativa do Ministério Público e de uma construtora, em cumprimento ao um Termo de Compensação. O parque recebeu também a instalação de quatro novos equipamentos para a "Academia da 3ª Idade" (ponto de atividade física), em parceria com a Unimed.
As melhorias chegaram até o Grande Casarão, feito com madeiras de lei. No melhor estilo rústico, o espaço possui 200 m2 de área construída. O local já foi gabinete do ex-governador Dante de Oliveira, que despachava do Parque Mãe Bonifácia pelo menos uma vez por semana.
Inaugurado em dezembro de 2000, o Casarão está passando por sua primeira reforma. O telhado está sendo revitalizado. Segundo a direção do parque, todas as telhas foram retiradas e passaram por uma limpeza. O madeiramento do telhado é preso por parafusos, todos foram apertados.
Também foi colocado uma malha térmica, que retém calor e protege da chuva. Todo o madeiramento recebeu um tratamento anticupim. A obra deve ser concluída até o fim do mês de julho.
Gabinete
O Casarão deve ser utilizado, em breve, pelo Governo do Estado, que administra o parque, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). As dependências serão utilizadas como uma extensão da Administração Pública, com a provável instalação da Vice-Governadoria. Outras secretarias também cobiçam o prédio, conforme se apurou.
A informação é do diretor do parque, Celso Benedito Pinheiro, que acredita que a ocupação do espaço vai trazer benfeitorias para todo o Parque Mãe Bonifácia.
"É justo que o Casarão seja ocupado, é um local arejado e pode abrigar muito bem uma secretaria. Isso é dar valor ao patrimônio estadual. A utilização por alguma secretaria ou até pela vice-governadoria, como já foi cogitado, irá beneficiar todo o parque. Esperamos que, com a ocupação do Casarão, venha um reforço em segurança para melhorar o atendimento aos freqüentadores", disse o diretor.
Pinheiro acrescentou que ainda não foi feito nenhum posicionamento oficial sobre a qual secretaria iria ocupar o espaço. Porém, a direção acredita que algum órgão da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), responsável pela gestão do Parque, possa ocupar o imóvel.
O Parque Estadual Mãe Bonifácia foi criado pelo Decreto 1.470, do ano 2000. Com 77,6 hectares de área total, recebe diariamente cerca de mil visitantes nesse período de férias e, aos fins de semana, de mil e quinhentas a duas mil pessoas.
O parque possui cerca de 15 quilômetros de pistas para caminhadas. A maior delas, que contorna toda a área da unidade, tem 3.600 metros.

Reformado, o Casarão deve ser ocupado pelo vice-governador ou pela Sema
0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com