Fiscais da Sema apreendem caminhão carregado de madeira em lasca sem Guia Florestal

Da Redação
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), por meio da Diretoria da Unidade Desconcentrada (DUD) do município de Juara (709 km a Médio Norte de Cuiabá), realizou na última sexta-feira (22.07), uma operação de fiscalização ambiental na região do Vale do Arinos, a ação tem a finalidade de coibir o transporte irregular de produtos vegetais nessa região.
Durante a operação, a equipe de fiscalização da Sema (DUD/Juara) apreendeu um veículo Ford, modelo F 600, carregado de madeira em lasca sem Guia Florestal (GF) - documento que autoriza o transporte do produto.
O motorista alegou desconhecer a necessidade da GF para transporte de produto vegetal e, não forneceu detalhes sobre a origem e o destino da carga. O condutor e a carga foram conduzidos pelos fiscais à Delegacia Civil de Juara para as providências.
Após a pesagem do produto os fiscais totalizaram 20 dúzias de lasca da espécie canela loura (Ocotea sp), o que corresponde a 6,5 estéreos (st). Os fiscais aplicaram multa no valor de R$ 1.950,00 (mil novecentos e cinqüenta reais).
Conforme o diretor da DUD/Juara, Joelson de Figueiredo Campos, “a fiscalização de transporte de produto florestal visa justamente coibir este tipo de prática, apesar do baixo volume apreendido, a ação contribui para inibir o transporte irregular de produto vegetal na região”.
GUIA FLORESTAL – A Guia Florestal é o instrumento de controle obrigatório utilizado por pessoas físicas e jurídicas na entrega, remessa, transporte, recebimento e estocagem ou armazenamento de matérias-primas, produtos e subprodutos florestais, madeireiros e não madeireiros, desde o local de extração ou beneficiamento até o seu destino final, sendo emitida pela Coordenadoria de Créditos de Recursos Florestais ( CCRF), vinculada a Superintendência de Gestão Florestal (SGF).

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com