Parceiros elaboram planejamento para palestras, debates e exposições, além de reuniões com pais, alunos, professores e a comunidade
AL/MT
Vinte e cinco escolas estaduais e municipais de seis bairros da Capital e do distrito da Guia começam a receber a partir do dia 17 as atividades do Projeto Bairros pela Paz, que pretende aumentar a proteção a mulheres, crianças e adolescentes através da conscientização sobre direitos e deveres, além de promover os valores fundamentais para a convivência familiar e comunitária.Este esforço para reduzir a violência doméstica e o abuso sexual começa pelas escolas e será reproduzido para toda a comunidade. Nesta quinta-feira (6), representantes de todos os parceiros comprometidos com o projeto participaram na Assembleia Legislativa da primeira reunião de planejamento e definição da metodologia de execução das diferentes tarefas nas escolas públicas.
Durante a reunião, foi definida a distribuição das escolas em que cada parceiro vai atuar, totalizando 744 turmas nos três períodos de atividade (matutino, vespertino e noturno). Cada instituição ou entidade vai percorrer as escolas selecionadas para a realização de palestras, debates, exposições e outras atividades envolvendo os alunos, professores, pais e representantes da comunidade.
“Nós escolhemos os bairros com maior índice de violência para atuar diretamente no foco do problema. Cada parceiro vai procurar fazer o melhor em termos de conscientização e estímulo da comunidade para combater a violência em todas as suas formas”, afirmou Janete Riva, representante da Sala da Mulher da Assembleia Legislativa.
Ela explicou que o projeto é realizado nas escolas, mas envolverá toda a comunidade. “Já estamos contatando as igrejas, associações de moradores e outras entidades pois o envolvimento da comunidade é fundamental. Com a dedicação de todos os parceiros, poderemos contribuir para que estas estatísticas negativas sejam reduzidas, melhorando a segurança e a proteção das mulheres, das crianças e adolescentes”, disse Janete.
A promotora de Justiça Lindinalva Rodrigues Dalla Costa, coordenadora do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, destacou o envolvimento de todos os parceiros no combate à violência e abuso sexual. “Além deste trabalho de conscientização, vamos divulgar e estimular a participação dos alunos no grande concurso de redação e de frases, que serão coletadas até o dia 10 de dezembro”.
No primeiro quadrimestre de 2014 os trabalhos serão avaliados por uma comissão especial que selecionará os melhores trabalhos a partir dos critérios já definidos: criatividade, desenvolvimento do tema e forma de abordagem. Os trabalhos premiados serão divulgados em maio daquele ano.
Parceria - O projeto Bairros pela Paz é resultado de uma parceria entre a Sala da Mulher da Assembleia Legislativa, Ministério Público estadual, Governo do Estado, Câmara de Cuiabá, prefeitura de Cuiabá, OAB, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Associação de Conselheiros Tutelares de Mato Grosso. Inicialmente serão atendidas as 25 escolas públicas de seis comunidades da Capital que registram o maior índice de violência familiar e abuso sexual: Pedra 90, Grande CPA, Altos da Serra, Doutor Fábio, Morada da Serra e Morada do Ouro, além do distrito da Guia que também se destaca pela grande incidência de ocorrências deste tipo.
Além de palestras e outras atividades educativas nas escolas, serão realizados concursos de redação e de frases temáticas, com premiação para alunos e professores e sorteios de prêmios para os moradores dos bairros onde houver maior redução dos casos de violência. As atividades do projeto Bairros pela Paz, lançado em sessão especial na Assembleia Legislativa, começaram no dia 13 de maio com a realização de uma audiência pública na Escola Estadual Filogônio Correia, no Distrito da Guia e prosseguiram com um manifesto contra o abuso sexual, realizado no dia 17 de maio na Praça do Porto, em Cuiabá.