Portal Brasil
A ação encerra um curso de capacitação para 35 profissionais de segurança pública para a Copa das Confederações e Copa do Mundo
EBC
Ampliar
- Os hotéis se comprometeram a estar atentos para identificar e denunciar esse tipo de crime
Trinta hotéis do bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro, assinaram nesta quinta-feira (6) um termo de compromisso de parceria contra a exploração sexual de crianças e adolescentes no contexto do turismo para grandes eventos. A ação encerra um curso de capacitação, promovido pelo Ministário da Justiça (MJ), para 35 profissionais de segurança pública que atuarão na Copa das Confederações e Copa do Mundo.
Pela parceria, o hotel se compromete a estar atento para identificar e denunciar esse tipo de crime e receberá, para afixar no hall de entrada, um cartaz de estabelecimento parceiro com o telefone para o registro de denúncias.
Iniciado na segunda-feira (3), o curso integra as capacitações para multiplicadores promovidas pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge/MJ). Os alunos são, em sua maioria, policiais militares e civis dos estados-sede, mas também participam policiais federais, rodoviários federais, bombeiros, peritos, integrantes dos conselhos tutelares, juízes e promotores, que vão difundir os conhecimentos nos seus estados e instituições de origem.
Outra turma, de 44 alunos, está em capacitação simultânea em Belo Horizonte, onde três hotéis assinarão termo de compromisso. Os cursos com essa temática começaram em Brasília (DF), no início de maio, e serão levados a outros estados-sede da Copa do Mundo.
Copa das Confederações
A primeira edição da Copa das Confederações não tinha o formato atual. Com apenas quatro equipes, o torneio foi realizado na Arábia Saudita em 1992, sob o nome de Copa Rei Fahd. A Arábia ainda sediaria as edições de 1995 e 1997. Somente em 1999 a Copa das Confederações foi disputada em outro país, no México.
As edições seguintes passaram a ser disputadas um ano antes da Copa do Mundo, sempre no país que receberia o Mundial. Foi assim em 2001 no Japão e na Coreia do Sul, em 2005 na Alemanha e em 2009 na África do Sul. A exceção foi 2003, quando houve uma edição na França. O Brasil é o maior vencedor, com três títulos (1997, 2005 e 2009), seguido pela França (2003 e 2001). Argentina (1992), Dinamarca (1995) e México (1999) têm um título cada.
Em 2013, o torneio reúne seleções que ostentam 12 títulos mundiais. São cinco do Brasil, quatro da Itália, dois do Uruguai e um da Espanha. Somam-se a eles o México, Nigéria, Japão e Taiti.
Copa 2014
Em 2014, o Brasil será novamente a sede do torneio. A vigésima Copa do Mundo ocorrerá 64 anos depois da edição em que a seleção nacional se sagrou vice-campeã mundial em pleno Maracanã. Desde que houve a definição do País sede, em 20 de outubro de 2007, iniciou-se um abrangente esforço nacional.
A Copa do Mundo é um dos principais eventos esportivos do planeta. A disputa quadrienal entre as melhores seleções do mundo mobiliza bilhões de pessoas de todos os quadrantes, de todas as culturas.
Fonte:
Portal da Copa
Portal da Copa





