SMTU mantêm foco na educação para o trânsito

Da Redação
A educação no trânsito é um dos principais métodos que a secretaria Municipal de Transito e Transportes Urbanos de Cuiabá - SMTU utiliza para proporcionar um trânsito seguro aos cidadãos. O motorista consciente pensa no próximo e dirige de modo seguro e defensivo. Assim, toda a população se beneficia e vários acidentes podem ser evitados.
Com foco no motorista consciente, a SMTU dará continuidade nesta segunda-feira (25-07), em uma empresa de bebidas, a um trabalho, que vem sendo realizado desde o começo do ano de 2010. Nenhum projeto da SMTU direcionado para a educação no trânsito, seja em empresas públicas ou privadas ou em escolas públicas ou privadas gera lucro para a secretaria.
Neste trabalho contínuo, os agentes de Trânsito Mauro Gouvêa e Geny Martins fazem um balanço de três em três meses das ocorrências de trânsito, quer sejam apenas infrações, ou acidentes envolvendo funcionários. As palestras são ministradas exclusivamente para os funcionários reincidentes. Foram contabilizados 34 condutores, sendo que 12 sofreram acidentes e 22 cometeram infratores.
Com esta ação, os agentes podem analisar qual ponto precisa ser trabalhado para que reduzir o número de ocorrências.
As palestras são focadas na direção preventiva que busca expor os riscos, prevenindo os motoristas de envolver-se em acidentes mostrando a eles como evitá-los. Segundo o agente de Trânsito, Mauro Gouvêa, a direção preventiva diferencia-se da direção defensiva porque é uma atitude de defesa. “A direção defensiva é para o motorista que é atacado por outro condutor e precisa tomar uma atitude para defender-se. Preferimos trabalhar com a direção preventiva porque é preciso prevenir-se das atitudes, dirigindo para si e para o próximo”.
Para Geny Martins, Especialista em Segurança no Trânsito da SMTU, o objetivo principal deste trabalho não é formar bons motoristas, mas sim, formar bons cidadãos: “Nossa intenção é contribuir para a formação de cidadãos que respeitem o próximo, com base no respeito e na empatia. Nós queremos gerar uma mudança no comportamento, resgatando valores perdidos com o tempo, relembrando a importância do equilíbrio emocional.”
Pedestres, motoristas e passageiros fazem parte do trânsito, e todos precisam saber dos riscos que correm todos os dias e como evitá-los. Risco e segurança são grandezas inversamente proporcionais, pois quanto maior a segurança, menor o risco.
Uma parceria entre a SMTU e a empresa privada irá gerar uma escola de reeducação do trânsito dentro da empresa, proporcionando orientações de direção preventiva aos funcionários. O intuito é de diminuir ocorrências dentro da empresa, alertando os funcionários dos riscos para sanar ou reduzir os índices de infrações e acidentes.

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com