Serviço de inteligência desfalca combate à exploração sexual de crianças há três anos

Há três anos, Mato Grosso do Sul não conta com o serviço de inteligência policial para atuar no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Desde 2007, quando o governador André Puccinelli (PMDB) tomou posse, o Comcex-MS (Comitê Estadual de Enfrentamento da Violência Sexual) deixou de contar com a equipe de inteligência da Polícia Militar para investigar os casos mais graves e complexos.


Segundo a diretora do Ibiss-CO (Instituto Brasileiro de Inovações pró-Sociedade Saudável Centro-Oeste) e integrante da coordenação do Comcex nacional, Estela Scândola, desde 2007, não houve a prisão de nenhuma autoridade ou poderoso envolvido com a exploração sexual infanto-juvenil.

Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A mobilização acontece em todas as cidades brasileiras. Em Campo Grande, o evento acontece na Praça Ary Coelho.

Destaque – Mato Grosso do Sul é o segundo em denúncias feitas ao Disque 100, serviço coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH-PR). Conforme o órgão, foram 1.979 denúncias de violência contra crianças e adolescentes entre maio de 2003 e maio de 2009.

Com 87,36 casos de violência contra crianças e adolescentes para cada grupo de 100 mil, o Estado é o segundo no ranking nacional. Só perde para o Distrito Federal, com 98,29 casos para cada grupo de 100 mil.

A mobilização tem o objetivo de conscientizar e divulgar as ações de enfrentamento à violência sexual. “Na verdade a mobilização acontece durante o mês todo, devemos lembrar e ressaltar a data em prol da defesa de nossas crianças e adolescentes. Por isso, contamos com a colaboração de vários segmentos para esse momento de reflexão sobre as violações dos direitos das crianças do nosso Estado”, afirmou a coordenadora do Comcex-MS, Tânia Carmelato.

Atividades – Além do evento na Praça Ary Coelho, as entidades programaram, para as 19h, a exibição dos filmes “Mudança de rumo” e “Que exibição é essa” para profissionais da estrada e motoristas em geral nos postos de combustíveis Locatelli e Caravagio.

Na sexta-feira, às 9h, haverá palestra para os jovens do Instituto Mirim de Campo Grande. À tarde, profissionais do Ibiss-CO e da Escola de Conselhos falam com os jovens da Seleta. No dia 27 deste mês, haverá panfletagem no Fórum de Recursos Humanos no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo.

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com