Há três anos, Mato Grosso do Sul não conta com o serviço de inteligência policial para atuar no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Desde 2007, quando o governador André Puccinelli (PMDB) tomou posse, o Comcex-MS (Comitê Estadual de Enfrentamento da Violência Sexual) deixou de contar com a equipe de inteligência da Polícia Militar para investigar os casos mais graves e complexos.
Segundo a diretora do Ibiss-CO (Instituto Brasileiro de Inovações pró-Sociedade Saudável Centro-Oeste) e integrante da coordenação do Comcex nacional, Estela Scândola, desde 2007, não houve a prisão de nenhuma autoridade ou poderoso envolvido com a exploração sexual infanto-juvenil.
Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A mobilização acontece em todas as cidades brasileiras. Em Campo Grande, o evento acontece na Praça Ary Coelho.
Destaque – Mato Grosso do Sul é o segundo em denúncias feitas ao Disque 100, serviço coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH-PR). Conforme o órgão, foram 1.979 denúncias de violência contra crianças e adolescentes entre maio de 2003 e maio de 2009.
Com 87,36 casos de violência contra crianças e adolescentes para cada grupo de 100 mil, o Estado é o segundo no ranking nacional. Só perde para o Distrito Federal, com 98,29 casos para cada grupo de 100 mil.
A mobilização tem o objetivo de conscientizar e divulgar as ações de enfrentamento à violência sexual. “Na verdade a mobilização acontece durante o mês todo, devemos lembrar e ressaltar a data em prol da defesa de nossas crianças e adolescentes. Por isso, contamos com a colaboração de vários segmentos para esse momento de reflexão sobre as violações dos direitos das crianças do nosso Estado”, afirmou a coordenadora do Comcex-MS, Tânia Carmelato.
Atividades – Além do evento na Praça Ary Coelho, as entidades programaram, para as 19h, a exibição dos filmes “Mudança de rumo” e “Que exibição é essa” para profissionais da estrada e motoristas em geral nos postos de combustíveis Locatelli e Caravagio.
Na sexta-feira, às 9h, haverá palestra para os jovens do Instituto Mirim de Campo Grande. À tarde, profissionais do Ibiss-CO e da Escola de Conselhos falam com os jovens da Seleta. No dia 27 deste mês, haverá panfletagem no Fórum de Recursos Humanos no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo.
Serviço de inteligência desfalca combate à exploração sexual de crianças há três anos
agosto 08, 2010
No comments
0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com