A Assembleia Legislativa abriu hoje (02), pela manhã, a exposição fotográfica do projeto Via Láctea- Caminho, Luz e Vida. A mostra faz parte da programação em alusão à Semana Mundial de Amamentação, comemorada anualmente entre 01 e 07 de agosto. As fotos ficarão expostas até sexta-feira (6), no saguão principal da Casa de Leis.
Ontem (01), na Praça 8 de Abril – em Cuiabá, aconteceu a abertura oficial dos eventos da semana. Já o encerramento será no próximo sábado (07), no mesmo local, a partir das 16 horas. Nesse período serão realizadas palestras sobre a importância do aleitamento materno aos recém-nascidos prematuros carentes. Na Assembleia Legislativa estão expostas pelo menos 120 imagens de mulheres realizando a amamentação.
Em Cuiabá, de acordo com pediatra e diretor do Projeto Via Láctea - Caminho, Luz e Vida, Haroldo Peixoto da Silva, apenas o Hospital Geral Universitário (HGU) e o Hospital Júlio Müller possuem bancos de leite. Segundo ele, só o Hospital Santa Helena possui posto de coleta de leite. O custo financeiro para transformá-lo em banco de leite gira em torno de R$ 300 mil, conforme explicou o médico.
“No Hospital Santa Helena, temos um motoqueiro que vai às residências buscar o leite. O produto recolhido é encaminhado ao Hospital Júlio Müller para ser pasteurizado e depois desse procedimento é encaminhado à amamentação do recém-nascido. Além disso, todas as quartas-feiras, uma pediatra faz o acompanhamento da evolução da saúde das crianças que são atendidas pelo projeto”, destacou o pediatra.
“O leite materno é um seguro-saúde para as crianças. Elas vão usufruir desse beneficio para o resto da vida”, defendeu o pediatra e representante do Conselho Estadual de Defesa da Criança e Adolescente, José Rubens Zaitune. A afirmação foi feita durante a abertura da exposição fotográfica.
Para o deputado Ademir Brunetto (PT) é de fundamental importância que a sociedade esteja engajada em ações beneficentes, especialmente as de competência do Estado. “A Assembleia Legislativa está fazendo a sua parte, ao abrir as portas para um evento dessa magnitude. Ação igual a essa preenche as lacunas que deveriam ser executadas pelo governo. Todos estão de parabéns pela iniciativa”, disse o parlamentar.
A coordenadora da Sala da Mulher, Janete Riva, disse que a semana simboliza um ato de amor entre todos os envolvidos no projeto de aleitamento materno, principalmente às crianças recém-nascidas carentes. “A esse tipo de evento, a Sala da Mulher dá apoio irrestrito. O momento é oportuno para a sociedade compreender a importância dessa ação”.
De acordo com a coordenadora do Instituto Memória, Isis Catarina Brandão, a exposição vai alcançar a repercussão social desejada devido o fluxo de pessoas que vistam todos os dias Casa. “A Assembleia é a caixa de ressonância da sociedade mato-grossense. É um dever cívico e temos a obrigação de divulgar e incentivar a população a participar de eventos como esse”, destacou Isis Brandão.
Estiveram presentes à cerimônia, abertura da exposição fotográfica o presidente do Hospital Santa Rosa, José Ricardo Mello, o secretário-geral de Cultura e Responsabilidade Social da OAB/MT, Everton Benedito dos Anjos e representantes da Unimed/Cuiabá.
O Projeto Via Láctea- Caminho, Luz e Vida foi criado em 1999 e implementado em 2001. Hoje, trata-se da única organização não-governamental em Mato Grosso que desenvolve ações em prol de recém-nascidos prematuros carentes. Entre suas atividades está a coleta de doação de leite materno.
Aberta exposição fotográfica na Assembleia Legislativa
agosto 04, 2010
No comments
0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com