Peculiaridades de VG

JOANICE DE DEUSAnterior | Índice | Próxima

Peculiaridades de VG

Um retrato da desigualdade social é a divisão do território de uma cidade conforme o poder aquisitivo da população. Em resumo: as pessoas de maior poder aquisitivo ocupam áreas urbanas mais privilegiadas e com mais infraestrutura, enquanto aquelas que sofrem com a falta de dinheiro residem em moradias populares ou em bairros periféricos da cidade.

Já a enciclopédia livre Wikipédia define como bairro nobre “a área de uma determinada cidade caracterizada pela presença de moradias de alto-padrão e, que geralmente, apresentam habitações de preços relativamente elevados”.

Essas áreas são cobiçadas e fomentam o mercado imobiliário. Os preços são diferenciados e o valor depende da localização, tamanho, estado de conservação e demais benfeitorias o imóvel tem.

Em Cuiabá, não é difícil citar alguns exemplos: jardins Itália e das Américas, Santa Rosa, Bosque da Saúde e Boa Esperança. E em Várzea Grande? Alguém sabe dizer o nome de algum bairro nobre. Essa curiosidade surgiu há algum tempo por parte do meu colega de redação Renê Dióz.

Deste, então, tento descobrir se há alguma comunidade várzea-grandense que possa receber o título de nobreza. Além de morar na cidade, conheço bem Várzea Grande por conta das reportagens que já fiz pelos mais diversos cantos da cidade.

Da região do 13 de Setembro, Capela do Piçarrão, passando pelo Cidade de Deus, São Mateus, jardins Glória e Imperial, Nova Várzea Grande, Costa Verde, Ipase e Centro à região do Grande Cristo Rei, não vislumbro uma evidente e elevada diferença nas características ou padrão do conjunto das habitações residenciais erguidas no município.

Mas, Várzea Grande tem outras peculiaridades sociais, políticas e econômicas. Tem 250 mil habitantes, comércio forte e é porta de entrada para quem chega à Grande Cuiabá. Na cidade, está instalado o Aeroporto Internacional Marechal Rondon “de Cuiabá” e o terminal rodoviário é apenas uma parada obrigatória de ônibus. O shopping é só um sonho antigo dos moradores. Já prefeito e vereadores, ah, melhor deixar para lá!



JOANICE DE DEUS é repórter

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com