Números em Caçador fazem com que profissionais peçam o auxílio da comunidade
Um número preocupa os profissionais que atuam na área da infância e adolescência em Caçador. Mensalmente, o Programa Sentinela realiza no município de 100 a 120 atendimentos. Devido a isso, a coordenadoria do Programa ressalta que a comunidade também deve estar atenta aos acontecimentos.
O grupo atua nos valores familiares e a violência intra-familiar, trabalho psicossocial, atendimento psicológico, assistencial e também pedagógico, com crianças e adolescentes que sofrem diversos tipos de violência.
De acordo com a coordenadora do Programa, Ana Lúcia Maceno, o crescente número de casos registrados no município tem preocupado os profissionais que atuam nesta área, principalmente quando se trata de violência sexual.
“Atendemos os mais diversos tipos de violência, porém, a sexual vem se agravando nos últimos anos. Caçador, por ser uma cidade de médio porte, há inúmeras ocorrências que, na maioria das vezes, não são divulgadas, mas que estão bem perto das pessoas”, afirma.
Conforme ela, diante desta realidade é importante um acompanhamento efetivo dos pais ou responsáveis, averiguando onde e com quem seus filhos andam.
“Muitas vezes achamos que casos de violência são constatados apenas nos grandes centros, como frequentemente vemos na mídia, porém, isso não é verdade. Todos devem fazer sua parte para que estas crianças e adolescentes tenham o direito de construir o seu presente para terem um futuro saudável, tornando-se cidadãos críticos e comprometidos com as causas da comunidade”, explica.
Ana solicita que a comunidade denuncia também a violência familiar, sendo esta outra preocupação. “Há muitos casos em que o agressor mora junto a sua vítima”, lembra a coordenadora.
O Programa
O Sentinela é composto por um conjunto de ações de assistência social, de natureza especializada, destinado ao atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência, abuso e exploração sexual, que busca garantir os direitos fundamentais da criança e do adolescente.
Violência contra crianças e adolescentes preocupa
agosto 06, 2010
No comments
0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com