OS PRINCIPAIS CANDIDATOS DO DEMOCRATAS

Encerrado o prazo para a realização das convenções partidárias, está definido o cenário eleitoral para as eleições municipais, com candidaturas e alianças anunciadas pelas legendas de Norte a Sul.
O Democratas tem candidatos a prefeito em oito capitais. O partido oficializou as candidaturas de ACM Neto (Salvador), Rodrigo Maia (Rio de janeiro), Mendonça Filho (Recife), João Alves (Aracaju), Jeferson Morais (Maceió), Moroni Torgan (Fortaleza), Davi Alcolumbre (Macapá) e Pauderney Avelino (Manaus).
Nas capitais, a participação do Democratas também será reforçada com os cinco nomes indicados a vice-prefeito nas chapas de partidos aliados: Efraim Filho (João Pessoa); Haroldo Filho (Natal); João Celestino (Cuiabá); Rafael Rahif (Goiânia); Ailton Arthur (Porto Velho).
O DEM também apresentou diversas candidaturas competitivas em grandes colégios eleitorais do País: Rodney Miranda (Vila Velha-ES); Miriam Lacerda (Caruaru-PE); José Ronaldo (Feira de Santana-BA); Cláudia Regina (Mossoró- RN); Lucimar Campos (Várzea Grande-MT); Dinaldo Filho (Patos-PB); Rogério Lisboa (Nova Iguaçu-RJ); Matteo Chiarelli (Pelotas-RS); Gil Arantes (Barueri- SP); Alan Neto (Guarulhos-SP); Rosângela Curado (Imperatriz-MA); Luiz Carlos Setim (São José dos Pinhais-PR); Tanner de Melo (Aparecida de Goiânia-GO).
Rio de Janeiro (RJ)
Candidato: Rodrigo Maia (DEM) / Vice: Clarissa Garotinho (PR)
Eleitorado: 4.633.959 (40,02% do eleitorado estadual)
Perfil
Rodrigo Maia tem 42 anos e assumiu o primeiro cargo público aos 26, como secretário de governo do então prefeito Luiz Paulo Conde. Em 1998 foi eleito pela primeira vez deputado federal, foi presidente nacional do Democratas entre 2007 e 2011 e está no quarto mandato na Câmara federal.
Rodrigo é filho do ex-prefeito do Rio e atual presidente municipal do partido, Cesar Maia. Foi também um dos principais articuladores da refundação do PFL que, após 20 anos de existência, optou por modernizar-se e apostar em uma atuação mais próxima da população.
Conjuntura Política
O deputado federal e ex-governador Anthony Garotinho, do PR, e o ex-prefeito Cesar Maia, do DEM, experimentarão por intermédio dos filhos uma inédita aliança na capital, onde o deputado Rodrigo Maia é o candidato a prefeito, tendo como vice a deputada estadual Clarissa Garotinho (PR). A dobradinha com Clarissa é estratégica para enfrentar o atual prefeito Eduardo Paes, que conta com o apoio de 18 partidos. Também concorrem a prefeitura Aspásia Camargo (PV), Marcelo Freixo (PSOL) e Otávio Leite (PSDB).
O DEM apresentou 72 candidatos a vereador na capital, entre eles está o ex- prefeito Cesar Maia.
Pesquisa
Segundo pesquisa realizada pelo Ibope, divulgada no dia 19 de janeiro, Eduardo Paes lidera com folga, com 43% das intenções de voto. Na sequência aparecem Marcelo Freixo (9%), Rodrigo Maia (5%) e Otávio Leite (2%). Brancos e nulos chegam a 26% e não sabem ou não respondem, 15%.
Fortaleza (CE)
Candidato: Moroni Torgan (DEM) / Vice: Lineu Jucá (DEM)
Eleitorado: 1.572.500 (26,48% eleitorado estadual)
Perfil
Moroni Torgan, de 55 anos, é natural de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e veio para a Capital cearense para assumir o cargo de delegado da Polícia Federal. Já disputou a prefeitura de Fortaleza três vezes – em 2000, obteve 18% dos votos válidos; em 2004, 27%; e em 2008, foram 25% dos votos válidos. Assumiu o primeiro mandato na Câmara Federal em 1991 e, ao final da legislatura, compôs o secretariado do Governo Tasso Jereissati, como gestor da Secretaria da Segurança Pública. De 1995 a 1998, foi vice-governador do Ceará, voltando a assumir uma vaga na Câmara dos Deputados em 1999. Moroni morou em Portugal nos últimos 3 anos onde cumpriu missão religiosa.
Conjuntura Política
O Democratas cearense apostará numa aliança “puro sangue” para disputar a prefeitura de Fortaleza. O candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Moroni Torgan é o médico Lineu Jucá (DEM). Fortaleza é a quinta maior cidade do Brasil e conta com dez candidatos. Três deles concorreram a prefeito em eleições anteriores: Heitor Ferrer (PDT), Inácio Arruda (PC do B), e Renato Roseno (PSOL). Outros seis vão disputar pela primeira vez: André Ramos (PPL), Elmano de Freitas (PT), Francisco Gonzaga (PSTU), Marcos Cals (PSDB), Roberto Cláudio (PSB) e Valdeci Cunha (PRTB).
Pesquisa
Pesquisa realizada em abril pelo Ibope revela um cenário apertado. Aparece tecnicamente empatados o senador Inácio Arruda com 26% das intenções de voto, Moroni Torgan com 23% das menções e, no limite da margem de erro, Heitor Férrer e Marcos Cals, respectivamente com 19% e 15% das intenções de voto. Elmano Freitas, do PT, soma 1% apenas.
Manaus (AM)
Candidato: Pauderney Avelino (DEM) / Vice: Ivo de Assis (PRB)
Eleitorado: 1.141.335 (55,34% do total estadual)
Perfil
Engenheiro civil, Pauderney Avelino foi Deputado Federal por quatro mandatos, de 1990 a 2006, se destacando na defesa da população e da economia do Amazonas, sendo classificado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar/DIAP, por quatro vezes consecutivas, entre os parlamentares mais influentes do Congresso Nacional.
Foi Relator da lei que modernizou a Zona Franca de Manaus. Viabilizou também, por lei, o pólo de componentes no Pólo Industrial de Manaus e regulamentou a lei que concedeu dois salários mínimos para os Soldados da Borracha. Atualmente, é Presidente do Democratas no Amazonas.
Conjuntura Política
Concorrendo pela primeira vez à Prefeitura de Manaus, Pauderney Avelino definiu como prioridade de sua campanha três temas gerais: mobilidade urbana, distribuição de água e eficiência de gestão. O bispo Ivo de Assis, presidente estadual do PRB do Amazonas e membro da igreja Universal, foi apresentado como candidato a vice-prefeito da chapa liderada por Pauderney.
Outros nove candidatos estão na disputa. Entre os mais competitivos destacam-se o ex-senador Arthur Virgílio (PSDB), os deputados federais Henrique Oliveira (PR) e Sabino Castelo Branco (PTB), o ex-prefeito Serafim Correa (PSB) e a senadora Vanessa Grazziotin (PC do B), esta apoiada pelo PMDB de Eduardo Braga e pelo PSD do governador Omar Aziz.
Pesquisa
As pesquisas divulgadas até agora não são muito favoráveis ao Democratas. Levantamento do Instituto Action, no final do ano passado, mostrou Pauderney com cerca de 3,5% a 5% das intenções de voto.
Recife (PE)
Candidato: Mendonça Filho (DEM) / Vice: Coronel Guarines (PMN)
Eleitorado: 1.140.701 (18,11% do eleitorado estadual)
Perfil
Mendonça Filho começou a vida pública aos 20 anos sendo, na época, o deputado estadual mais novo eleito no País na eleição de 1986. Foi duas vezes deputado estadual, secretário de Estado, deputado federal (1995/1998), vice- governador do Estado de Pernambuco nas duas gestões do governador Jarbas Vasconcelos (1999-2002/ 2002-2006). E em 2010 foi eleito deputado federal.
“Mendoncinha” destaca-se pelo perfil de gestor público moderno. Governou Pernambuco durante nove meses (abril/dez 2006), dando continuidade a projetos como a “Universidade Democrática”, que garantiu gratuitamente o acesso de jovens à rede pública de ensino, o “Jovem Campeão”, com a construção de quadras poliesportivas e o “Ação Integrada pela Segurança”, de promoção da segurança para a juventude. Em 2008, foi candidato a prefeito do Recife, ficando em segundo lugar, com 25% dos votos.
Conjuntura Política
Mendonça Filho tem como tarefa principal desbancar o PT do poder, que está há 12 anos no comando da Prefeitura do Recife. A campanha será árdua, sobretudo porque os partidos de oposição se fragmentaram. O PMDB participa da coligação do PSB e o PPS agora apoia Daniel Coelho (PSDB). O PT, após romper com o governador Eduardo Campos, lançou o nome do senador Humberto Costa. O PSB apostará no ex-secretário Geraldo Júlio.
Pesquisa
Pesquisa realizada em 09 de julho pelo Instituto Opinião mostra Humberto Costa com 34% das intenções de voto, contra 24% de Mendonça Filho (DEM), o segundo colocado em todos os cenários. A pesquisa mostra em 3º lugar Daniel Coelho (PSDB), com 9,5%. Geraldo Júlio (PSB) tem 4,1%.
Aracaju (SE)
Candidato: João Alves (DEM) / Vice: José Carlos Machado (PSDB)
Eleitorado: 388.307 (26,68% do eleitorado estadual)
Perfil
João Alves Filho é um dos maiores líderes políticos de Sergipe. Os principais destaques de sua carreira na vida pública foram seus mandatos como prefeito de Aracaju (1974-1977), governador de Sergipe (1983-1987), (1991-1994), (2003-2006) e sua nomeação como ministro do Interior (1987-1990). Em 2010 candidatou-se novamente ao governo do Estado, porém não obteve êxito.
A disputa pela prefeitura de Aracaju em 2012 será fundamental para o fortalecimento do Democratas em Sergipe. João Alves, casado com a senadora Maria do Carmo Alves, é o nome favorito em todas as pesquisas de opinião.
Conjuntura Política
Cinco candidatos postulam o posto de prefeito da capital sergipana. João Alves, que terá como vice o ex-deputado José Carlos Machado (PSDB), conquistou na última hora o apoio do grupo político liderado pelo senador Eduardo Amorim (PSC). Outros candidatos de destaque são Valadares Filho (PSB), que tem o PT na chapa, e o ex-senador Almeida Lima (PPS), deputado federal licenciado indicado em chapa pura. Correm por fora Reinaldo Nunes (PV), em chapa pura, e Vera Lúcia (PSTU), que tem o apoio do PSOL.
Pesquisa
Pesquisa do Instituto Única realizada entre os dias 02 e 04 de junho mostra João Alves com 53,4% das intenções de voto. O deputado federal Rogério Carvalho do PT tem 9,1%, o deputado federal Valadares Filho do PSB aparece com 8,5% e o deputado federal Almeida Lima do PPS tem 8,3%
Salvador (BA)
Candidato: ACM Neto (DEM) / Vice: Célia Sacramento (PV)
Eleitorado: 1.844.390 (19,18% do eleitorado estadual)
Perfil
Neto de Antônio Carlos Magalhães (ACM) e herdeiro político de uma das mais tradicionais famílias políticas do país, o deputado ACM Neto é um dos principais candidatos do Democratas nas eleições de 2012.
Formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia, Neto desde muito jovem militou na política, tendo sido, inclusive, fundador de grêmio de colégio. Em 2002 foi eleito para o primeiro mandato de deputado federal. Nesta legislatura, ficou em evidência na mídia por conta de sua participação na CPI dos Correios. Ajudou também a liderar a oposição na guerra pela derrubada da CPMF. Em 2010 reelegeu-se para o terceiro mandato como deputado federal, sendo o mais votado da Bahia e o oitavo mais votado no Brasil.
Conjuntura Política
A disputa pela prefeitura de Salvador promete ser apimentada com tempero de acarajé. ACM Neto anunciou o nome da professora Célia Sacramento (PV) como vice em sua chapa. A aliança agrega também o PSDB, PPS e PTN. O seu principal adversário será o petista Nelson Pelegrino, que conta com o apoio de15 partidos. Os 2 líderes da corrida eleitoral veem no retrovisor os candidatos Mario Kertész (PMDB), Rogério da Luz (PRTB) e Mário Marinho (PRB).
Pesquisa
Pesquisa do Instituto Potencial divulgada no dia 01 de Junho mostra ACM Neto na frente com 31,3% das intenções de votos. Nelson Pelegrino tem 15,5% e Mário Kertész soma 6,3%.
Maceió (AL)
Candidato: Jeferson Morais (DEM) / Vice: Carimbão Júnior (PSB)
Eleitorado: 555.294 (27,04% eleitorado estadual)
Perfil
Jornalista, repórter policial de origem e atual apresentador de TV, o deputado estadual Jeferson Morais se elegeu em 2010 com mais de 30 mil votos e se credenciou a disputar a prefeitura maceioense com total apoio do presidente estadual do DEM, o vice-governador José Thomaz Nonô.
Morais, graduado pela Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT), também é radialista e possui especialização em Marketing. Seu histórico profissional em jornais, rádios e televisão é marcado pela luta contra a bandidagem e contra o uso de drogas indiscriminado.
Conjuntura Política
Na disputa pelo comando de Maceió, Jeferson Morais poderá ser um “fator surpresa” num possível 2º turno. O democrata montou uma chapa competitiva e tem um discurso bastante firme. Seu vice é Carimbão Júnior (PSB), filho do deputado federal Givaldo Carimbão. O PDT lançou o ex-governador Ronaldo Lessa, com o apoio do PMDB. O tucano Rui Palmeira, candidato do governador Teotônio Vilela, apostará no deputado federal Rui Palmeira.
Pesquisa
Pesquisa Ibrape divulgada em Dezembro do ano passado mostra Ronaldo Lessa na frente com 25%, Rui Palmeira com 16% e Jefferson Morais com 13%. Rosinha de Adefal alcança 9% e Givaldo Carimbão 4%.
Macapá (AP)
Candidato: Davi Alcolumbre (DEM) / Vice: Jurema Seabra (PTB)
Eleitorado: 243.411 (57,53% do eleitorado estadual)
Perfil
Presidente do Diretório Estadual do Democratas no Amapá, o empresário e deputado federal Davi Alcolumbre é o candidato do DEM à prefeitura de Macapá nas eleições desse ano.
Davi foi vereador em Macapá em 2001. Em 2002 foi eleito deputado federal pelo estado do Amapá, sendo reeleito em 2006 e 2010. De tradicional família judia, o deputado é o primeiro membro de sua ascendência a entrar no universo da política. É filiado ao DEM desde 2005, partido do qual faz parte do Diretório Nacional e também do Conselho Político do movimento jovem.
Conjuntura Política
Dois deputados federais disputam a Prefeitura de Macapá – Davi Alcolumbre (DEM), apoiado pelo PTB do ex-deputado estadual Lucas Barreto, e Evandro Milhomem (PCdoB), em chapa com o PRB. Davi está confiante em uma vitória no segundo turno, possivelmente contra o prefeito Roberto Goés (PDT), que tentará à reeleição. A deputada estadual Cristina Almeida (PSB), que compõe chapa com vice do PT, e o vereador Clécio Luís (Psol), apoiado pelo PPS, são os outros candidatos.
Pesquisa
Entre os dias 05 a 07 de março o jornal Aqui Amapá divulgou uma pesquisa para Prefeitura de Macapá. O atual prefeito Roberto Goés tem 18% das preferências, seguido de perto por Davi Alcolumbre com 13%. Cristina Almeida (PSB) tem 8% e Clécio Luís 4%.
João Pessoa (PB)
Candidato: Estelizabel Bezerra (PSB) / Vice: Efraim Filho (DEM)
Eleitorado: 468.110 (17,07% do eleitorado estadual)
Perfil
Efraim Filho é um jovem advogado nascido em João Pessoa e de forte tradição política. Em 2006, Efraim Filho foi eleito obtendo 147.335 votos para ocupar uma cadeira como Deputado Federal, sendo o 2º mais votado de sua coligação! Em 2010 foi reeleito. Convicto da força da juventude, Efraim vem conquistando cada vez mais espaço na política nacional.
Conjuntura Política
Aliando “sangue novo” com experiência, o deputado federal Efraim Filho foi indicado para vice da candidata do PSB à Prefeitura de João Pessoa, Estelizabel Bezerra. Efraim Filho atendeu a um pedido do governador Ricardo Coutinho (PSB), que havia optado pelo nome do deputado, para consolidar a aliança entre o PSB e o Democratas. A corrida à Prefeitura de João Pessoa ainda tem como candidatos o ex-governador José Maranhão (PMDB) e o senador Cícero Lucena (PSDB). O PT decidiu lançar o deputado estadual Luciano Cartaxo.
Pesquisa
Pesquisa do Instituto Ipespe divulgada em 22 de junho mostra José Maranhão com 22%; Cícero Lucena 19%; Luciano Cartaxo 7%; Estelizabel Bezerra 5%; e Toinho do Sopão 4%.
Natal (RN)
Candidato: Rogério Marinho (PSB) / Vice: Haroldo Filho (DEM)
Eleitorado: 525.439 (23,45% do eleitorado estadual)
Perfil
O engenheiro civil e empresário Haroldo Azevedo Filho foi escolhido para compor a chapa como candidato a vice-prefeito do deputado federal Rogério Marinho (PSDB). Aos 34 anos, essa será a primeira eleição majoritária da curta carreira política do empresário Haroldo Filho
Conjuntura Política
O deputado federal Rogério Marinho (PSDB), apoiado pelo DEM, será o candidato do senador José Agripino Maia e da governadora Rosalba Ciarlini. O PMDB de Garibaldi Alves Filho lançou a candidatura do deputado Hermano Morais, com vice indicado pelo PSC. O ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) também será candidato à prefeitura, tendo como vice em sua chapa a ex- governadora Wilma de Faria (PSB).
Pesquisa
No último levantamento Sinduscon/Consult, divulgado no dia 12 de junho, o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) marcou 59,2%. Rogério Marinho (PSDB) tem 8,5%, seguido por Hermano Morais (PMDB) com 5%.
Cuiabá (MT)
Candidato: Guilherme Maluf (PSDB) / Vice: João Celestino (DEM)
Eleitorado: 384.675 (18,57% do total estadual)
Perfil
Duas vezes vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MT), João Celestino foi confirmado como vice do deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB), candidato tucano à prefeitura de Cuiabá. Celestino é a nova aposta do Democratas, após o ex-prefeito Roberto França desistir de disputar a prefeitura da capital. A aliança entre PSDB e DEM irá contar com 36 candidatos a vereador.
Conjuntura Política
Além de Maluf e Celestino, disputarão o pleito o empresário Mauro Mendes (PSB), tendo como vice o deputado estadual João Malheiros (PR), e o vereador Lúdio Cabral (PT), que conta com o apoio do PMDB do governador Silval Barbosa. Mauro Mendes – que já pleiteou o Governo do Estado, em 2010 – é o grande favorito do pleito de outubro.
Pesquisa
Pesquisa de intenção de voto divulgada no dia 29 de junho pelo Instituto Mark mostra o candidato do PSB, Mauro Mendes, isolado na liderança na disputa para a Prefeitura de Cuiabá, com 43%. Em segundo lugar, está o deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB), com 10,3%, tecnicamente empatado com Lúdio Cabral (PT), com 9%.
Goiânia (GO)
Candidato: Simeyzon Silveira (PSC) / Vice: Rafael Rahif (DEM)
Eleitorado: 922.887 (22,48% do eleitorado estadual)
Perfil
Com 52 anos de idade, Rafael Rahif é advogado da área civil e comercial. Mesmo após 14 anos de filiação partidária, Rahif só disputou uma eleição: a de vereador em 2000, sem sucesso. Porém, nas palavras do deputado Ronaldo Caiado, a intenção do Democratas goiano nas eleições de 2012 é apostar em sangue novo e em renovação na política.
Conjuntura Política
Após o escândalo do bicheiro Carlinhos Cachoeira, novos nomes surgiram para disputar a prefeitura de Goiânia. O Democratas apoiará o vereador Simeyzon Silveira (PSC) e apresentará 41 candidaturas a vereador. Entre os outros candidatos, o deputado Jovair Arantes (PTB) ganhou destaque após receber o apoio do governador Marconi Perillo. O prefeito Paulo Garcia (PT) buscará à reeleição.
Pesquisa
Pesquisa do Instituto Serpes realizada em junho mostra o petista Paulo Garcia com 26,3%. Em segundo lugar vem o deputado federal Sandes Júnior (PP), com 11,3%. A deputada estadual Isaura Lemos (PC do B) tem 9,2%.
Porto velho (RO)
Candidato: Mário Português (PPS) / Vice: Ailton Arthur (DEM)
Eleitorado: 283.553 (26,12% do eleitorado estadual)
Candidatos DEM Porto Velho
Perfil
Ailton Arthur (DEM), empresário com atuação no ramo imobiliário (ele é dono da empresa Social Imóveis), foi escolhido para compor a chapa do empresário Mário Português (PPS) que, na reta final, conseguiu arregimentar o apoio de importantes legendas, como o Democratas, do ex-governador José Bianco. Além de Bianco, Português conta com o apoio de outros dois ex-governadores: Ivo Cassol (PP) e João Cahulla (PPS).
Conjuntura Política
A frente encabeçada por Mário Português (PPS) conseguiu a adesão do PP, DEM, PSDC, PTN, PSC, PRB e PSL, e certamente terá um bom tempo de televisão na eleição em Porto Velho. A eleição da capital contará com nove candidatos. O PT aposta suas fichas na ex-senadora Fátima Cleide, apoiada por uma coligação com o PR. O PSDB apresentou a jovem médica Mariana Carvalho, 25 anos. E o PMDB do governador Confúcio Moura lançou José Augusto de Oliveira.
Pesquisa
Ainda não existem pesquisas eleitorais conclusivas sobre o cenário de Porto Velho.
Os palanques eleitorais do DEMOCRATAS em outras capitais
Porto Alegre: Prefeito José Fortunati (PDT)
O Democratas abriu mão da candidatura própria ou de uma união com o PSDB para se aliar aos trabalhistas. A estratégia foi juntar forças para evitar uma vitória da esquerda na capital. O DEM apresentará cerca de 30 candidatos a vereador na capital.
Belém: Dep. Federal Arnaldo Jordy (PPS)
Os vereadores democratas Carlos Augusto e Abel Loureiro costuraram o apoio do DEM ao candidato Arnaldo Jordy (PPS), que terá o PV como vice. O Democratas apresentou oito candidaturas à Câmara de Belém que, numa composição junto com o PPS, indicará aproximadamente setenta candidatos a vereador.
Florianópolis: César Souza Júnior (PSD)
A chapa formada pelo PSD e PP para a disputa da prefeitura de Florianópolis ganhou a adesão do DEM no “apagar das luzes”. Os democratas vinham mantendo a candidatura do empresário Doreni Caramori Júnior. Porém, com a desistência de Caramori, o DEM acabou por embarcar no “projeto do PSD”, pois este seria o que mais se “enquadraria” às propostas do DEM.
Curitiba: Prefeito Luciano Ducci (PSB)
O Democratas ficou ao lado, mais uma vez, do prefeito Luciano Ducci (PSB), que buscará a reeleição. PSB, PSDB, DEM e PRB vão lançar um “chapão” de 76 candidatos a vereador. Será uma das chapas mais competitivas.
Teresina: Firmino Filho (PSDB)
O Democratas de Teresina, apesar das perdas para o PSD, decidiu caminhar junto com o PSDB. A estratégia é fazer uma grande frente de oposição ao grupo do PT. O ex-prefeito Sílvio Mendes (PSDB), o ex- senador Heráclito Fortes (DEM) e o deputado federal Júlio César (PSD) são os principais articuladores da aliança.
São Luís (MA): Vice-governador Washington Luiz de Oliveira (PT)
O Democratas apoiará o candidato do PT à Prefeitura de São Luís, o vice- governador Washington Luiz de Oliveira. No Maranhão, o DEM e o PT pertencem ao mesmo grupo político desde a eleição da governadora Roseana Sarney (PMDB). Por lá, o partido nunca foi próximo do PSDB, que terá como candidato à reeleição o atual prefeito João Castelo.
Palmas (TO): Dep. Estadual Marcelo Lelis (PV)
O Democratas de Palmas decidiu manter a união de seu grupo político e declarou apoio ao projeto de governo do deputado Marcelo Lelis.
Belo Horizonte (MG): Prefeito Márcio Lacerda (PSB)
Com a saída do PT da coligação de Márcio Lacerda, uma grande reviravolta tomou conta da política mineira. O Democratas, que antes cogitava uma aliança com o PV, decidiu seguir com o PSB. O deputado Délio Malheiros (PV) foi indicado vice de Lacerda. A aliança conta com o apoio de 18 partidos.
Campo Grande (MS): Dep. Federal Edson Giroto (PMDB)
O deputado estadual Zé Teixeira, presidente estadual do DEM, o vereador Airton Saraiva e o deputado federal Luiz Henrique Mandetta, irão apoiar o candidato da base de sustentação do governador André Puccinelli (PMDB). A definição também levou em consideração o alinhamento do partido para 2014, quando pretende aumentar o quadro de deputados.
São Paulo (SP): Ex-governador José Serra (PSDB)
O Democratas tentou até o último momento indicar o deputado federal Rodrigo Garcia como vice na chapa encabeçada pelo tucano José Serra. Infelizmente, com a perda do tempo de TV no STF, o DEM ficou fragilizado nas negociações. Porém, o partido se manteve fiel ao PSDB, principalmente pela proximidade com o governador Geraldo Alckmin.
Rio Branco (AC): Tião Bocalom (PSDB)
O deputado estadual Jamyl Asfury era considerado pré-candidato do Democratas à Prefeitura de Rio Branco. Porém, com a decisão da Executiva Nacional de apoiar o PSDB, o DEM teve que integrar a coligação encabeçada por Tião Bocalom.
Boa Vista (RR): Mecias de Jesus (PRB)
O deputado Paulo César Quartiero costurou uma ampla aliança em torno do nome de Mecias de Jesus como forma de combater o grupo político do senador Romero Jucá e do governador Anchieta Júnior. Ao todo, 12 partidos integram a chapa.
Nova Iguaçu (RJ)Candidato: Rogério Lisboa
Rogério Lisboa é presidente estadual do Democratas no Rio de Janeiro. Foi três vezes vereador de Nova Iguaçu, de 1993 a 2004, sendo o vereador mais votado da cidade no último pleito.
Em 2004, optou por não concorrer a reeleição para coordenar a campanha do atual Senador Lindberg Farias para Prefeito de Nova Iguaçu. Lindberg foi eleito e, em 2005, Rogério foi nomeado Secretário de Obras do Governo Lindberg (2005 e 2006). Em 2006, o democrata foi candidato a Deputado Federal e foi eleito com mais de 64 mil votos, sendo mais de 40.000 deles, dentro de Nova Iguaçu. Exerceu o mandato de 2007 a 2010.
Maricá (RJ)Candidato: Marcelo Delaroli
Apostando em uma nova trajetória política para o município de Maricá, o dentista e empresário Marcelo Delaroli, 31 anos, tentará, pela segunda vez, sua candidatura à Prefeitura.
Nos últimos 12 anos a história político-administrativa de Maricá foi marcada por escândalos, incompetência e desprezo aos cidadãos. Delaroli é uma grande aposta do Democratas-RJ para as eleições de outubro.
Feira de Santana (BA)
Candidato: Ex-prefeito José Ronaldo
José Ronaldo foi deputado estadual (1987-1998) e deputado federal (1999-2000) pelo estado da Bahia. Em 2000 concorre e se elege prefeito da cidade de Feira de Santana, com 126.230 votos (61,4% dos votos válidos). Consegue se reeleger, em primeiro turno, na disputa de 2004, com 170.162 votos (68,5% dos votos válidos). Em 2010, tentou uma vaga de Senador pela Bahia, mas não foi eleito.
À frente do poder executivo municipal, Zé Ronaldo promoveu as seguintes melhorias, durante seus oito anos de mandato: implantação do SIT (Sistema Integrado de Transportes); construção de cinco viadutos; Criação do Hospital da Criança; Recuperação do Estádio Joia da Princesa; construção do parque da cidade; e criação do PACE (Programa de assessibilidade ao Cidadão Deficiente).
Itabuna (BA)
Candidato: Prefeito Capitão Azevedo
O prefeito de Itabuna, José Nilton Azevedo, tentará novamente a reeleição. Ele é bastante popular entre as classes sociais mais baixas. O Democratas aposta muito em sua vitória.
São Cristóvão (SE)Candidato: Vereador Carlos Vilão
O vereador Carlos Vilão é um democrata de carteirinha. Foi o único parlamentar do partido com mandato que apoiou João Alves na eleição de governador em 2010. É um parlamentar novo e muito arrojado. Nas palavras do ex-governador João Alves: “é uma pessoa digna de nossa confiança, além de ser um jovem com novos ideais e projetos”.
Estância (SE)Candidato: Ex-deputado Carlos Magno
Carlos Magno nasceu em Aracaju, mas escolheu Estância (SE) como sua cidade de moradia para atuar na área de Medicina. Exerceu sua profissão com humanismo na cidade, e hoje continua a atuar como médico cirurgião no Hospital Amparo de Maria.
Dr. Carlos, além de ser amigo pessoal do ex-governador João Alves Filho, tem uma rica história política. Já foi prefeito de Estância, ex-Deputado Estadual, ex- Deputado Federal, ex-secretário de Estado, e também realizador de diversos programas sociais no Estado de Sergipe.
Caruaru (PE)Candidato: Ex-prefeita Miriam Lacerda
Estrela do Democratas pernambucano, Miriam Lacerda ostenta o título de mulher mais votada da história de Pernambuco. Ela disputou sua primeira eleição em 2006, sendo eleita para deputada estadual com mais de 68 mil votos, quase todos vindos de Caruaru, cidade onde ocupou por oito anos o posto de primeira-dama.
Em 2005, Miriam ocupou a Secretaria de Governo de Caruaru. No posto, criou seu projeto mais importante, que consistia em deslocar para os bairros pobres todo o secretariado da Prefeitura, para que fossem ouvidas as demandas da população. Como deputada, foi responsável pela criação do dia do torcedor do Central de Caruaru e pelo tombamento dos festejos de São João da cidade.
Olinda (PE)Candidato: Empresário Armando Sérgio
Armando Sérgio é um empresário renomado de Pernambuco, e já disputou a Prefeitura de Olinda em duas ocasiões: 2000 e 2004. Em 2012 terá o desafio de encarar o atual prefeito Renildo Calheiros (PCdoB), que tentará a reeleição.
São José dos Pinhais (PR)Candidato: Dep. Federal Luiz Carlos Setim
Após 40 anos de trabalho dedicados a empresas, à família e à comunidade, Luiz Carlos Setim decidiu participar ativamente da política de sua cidade natal, sendo eleito prefeito em São José dos Pinhais para a gestão 1997/2000.
Como resultado de uma administração eficiente e de competência comprovada, Setim foi reeleito para a gestão 2001/2004. Após sua gestão, São José dos Pinhais tornou-se referência nacional. Sua administração teve 85% de aprovação popular. Em 2006 foi eleito deputado federal, com mais de 88 mil votos, distribuídos em 265 municípios do Paraná, o 2º mais votado do partido naquela eleição.
Castro (PR)Candidata: Empresária educacional Maria Helena
Formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná, Maria Helena foi Coordenadora Regional da EMATER. É empresária educacional há 22 anos e agropecuarista.
Na área política foi Vice-Prefeita, Secretária de Agricultura e Vereadora. Na última eleição para Prefeitura de Castro, Maria Helena fez 36% dos votos em apenas 12 dias de candidatura.
Campo Largo (PR)Candidato: Cientista Político Marcelo Puppi
Estrategista político do Democratas, Marcelo Puppi atuou como conselheiro e assessor em várias campanhas eleitorais Brasil afora, desde os tempos do extinto PFL.
Em 2004 foi eleito vereador pelo PFL com 1.638 votos e, no ano seguinte, alcançou a presidência da Câmara de Vereadores por unanimidade. Em 2006 figurou como candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Rubens Bueno na disputa ao Palácio das Araucárias. Marcelo Puppi é filho do ex-prefeito Newton Puppi.
Goioerê (PR)Candidato: Prefeito Beto Costa
Beto Costa, que tentará a reeleição, é conhecido como o “Homem que Faz Acontecer”. Sua assumiu a presidência da Associação Comercial e Empresarial de Goioerê (ACIG), fortalecendo a Associação, com aquisição do terreno e construção da sede própria. Além do fortalecimento da Agência de Desenvolvimento, Beto Costa conquistou o 4º lugar do Prêmio Gestor Empreendedor do Paraná.
Santo Antônio da Platina (PR)Candidato: Ex-prefeito Pedro Claro de Oliveira Neto
Dentista por profissão, Pedro Claro de Oliveira foi prefeito de Santo Antônio da Platina entre 2007 e 2009. Foi candidato a deputado estadual em 2010, mas não conseguiu se eleger.
Maringá (PR)Candidata: Maria Iraclézia Araújo
A empresária Maria Iraclézia, cobiçada por vários partidos para compor como vice, é uma mulher de muito prestígio em Maringá e bastante respeitada pela classe dos produtores rurais.
Jacarezinho (PR)Candidato: Médico Sérgio Faria
O médico Sérgio Faria é o candidato do DEM à prefeitura de Jacarezinho. Faria é muito ligado à família Lupion e será a quarta vez que o candidato vai colocar seu nome à disposição dos eleitores. Nas anteriores, o médico não obteve nenhum sucesso.
Pau dos Ferros (RN)Candidato: Fabrício Torquato
Dentista e político da nova geração, Fabrício Torquato é atual vice-prefeito e Secretário de Saúde do município de Pau dos Ferros.
Currais Novos (RN)Candidato: Prefeito Geraldo Gomes
Geraldo Gomes, líder histórico da política do Rio Grande do Norte, é o atual prefeito de Currais Novos. Buscará à reeleição nas eleições de outubro.
Mossoró (RN)Candidata: Vereadora Cláudia Regina
Vereadora em seu primeiro mandato, Cláudia Regina foi eleita em 2008 com 4.205 votos pelo Partido Democratas. Advogada com atuação marcante na área social, contribuiu para a implantação de diversos projetos e programas voltados para a criança, adolescente, mulher, idoso e portadores de necessidades especiais.
Sua atuação parlamentar é respaldada pela experiência administrativa acumulada nos diferentes cargos que exerceu. Foi coordenadora do Movimento de Integração Social – MEIOS, chefe de gabinete da Prefeitura Municipal de Mossoró, gerente executiva do Desenvolvimento Social, assessora da Pró- Reitoria de Extensão da UERN e do UNICEF, além de voluntária em diversos projetos sociais.
Anápolis (GO)Candidato: Empresário Wilson Oliveira
O empresário Wilson Oliveira, atual Presidente da Associação Comercial e Industrial de Anápolis, é o nome mais competitivo para representar o Democratas na disputa pela prefeitura de Anápolis. Oliveira tem um bom trânsito entre os comerciantes e profissionais liberais.
Senador Canedo (GO)Pré-candidato: Empresário Franco Martins
Franco Martins, empresário bem visto no interior de Goiás, é o principal nome do Democratas em Senador Canedo.
Aparecida de Goiânia (GO)Pré-candidato: Vice-prefeito Tanner de Melo
O vice-prefeito de Aparecida de Goiânia, Tanner de Melo Júnior, ocupa pela primeira vez um cargo eletivo. Suboficial e escrevente em Aparecida desde 1976, formado em engenharia civil e administração, Tanner é filho do primeiro prefeito eleito de Aparecida, Tanner de Melo.
O vice-prefeito começou a participar mais ativamente da política aparecidense na eleição municipal de 2004, quando colaborou com a candidatura a prefeito do deputado estadual Ozair José (PP). Hoje, na vice-prefeitura, Tanner trabalha na busca de investimentos para ampliar o desenvolvimento de Aparecida.
Itaberaí (GO)Pré-candidato: Ex-prefeita Rita de Cássia Mendonça
Rita de Cássia Soares Mendonça é ex-prefeita de Itaberaí. Ela é bastante querida pela população, principalmente pelas obras que deixou na cidade. Divorciada, atualmente é Professora de Ensino Médio em Itaberaí.
Montes Claros (MG)Pré-candidato: Dep. Federal Jairo Athayde
Dentista e produtor rural, Jairo Athayde foi prefeito de Montes Claros em 1997. Também ocupou a Presidência da Cooperativa Agropecuária Regional de Montes Claros e a vice-presidência da Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (Faemg);
Athayde foi vice-presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg) e membro do Conselho de Administração do SEBRAE. Atualmente é deputado federal.
Nova Lima (MG)Candidato: Dep. Federal Vitor Penido
Depois de exercer cinco mandatos como prefeito de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o último concluído em 2004, o deputado federal Vitor Penido é um nome de muita experiência na política mineira. O municipalismo é uma de suas grandes bandeiras.
Varginha (MG)Candidato: Renato Paiva
Renato Paiva é engenheiro agrônomo, nasceu em Varginha e tem 49 anos. Ele foi vereador por dois mandatos consecutivos, de 1989 a 1997, e secretário de Desenvolvimento Econômico em 97 a 98.
Pelotas (RS)Candidato: Ex-deputado Matteo Chiarelli
Professor universitário e advogado, Matteo Chiarelli acompanha desde 1985 as transformações que levaram à atual configuração do Democratas. Foi suplente de deputado federal e assumiu uma cadeira entre agosto e dezembro de 2007, quando acompanhou a votação contra a prorrogação da CPMF, o imposto do cheque. O democrata concorreu em 2010 novamente a uma vaga na Câmara dos Deputados, mas não foi eleito.
Desde 2007, Matteo é presidente municipal do DEM em Pelotas e, dado o constante crescimento de sua votação nas eleições que concorreu e da forte participação na política municipal, é apontado pela imprensa como um dos favoritos na disputa à prefeitura municipal em 2012. Atualmente o democrata é presidente do Conselho Superior Socioeconômico de Desenvolvimento e Inovação (Conssedi).
Caxias do Sul (RS)Candidato: Empresário Milton Corlatti
O presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul, Milton Corlatti, pode despontar como uma boa surpresa nas eleições de outubro. Corlatti nunca participou de disputa por um cargo público.
Patos (PB)Candidato: Médico Dinaldo Filho
Dinaldo, filho do ex-deputado Dinaldo Wanderley, é a esperança de renovação na política paraibana. Nascido e criado dentro de Patos, Dinaldo tem a vivência e experiência de lutas políticas, apesar de nunca ter disputado um cargo público. Médico e jovem, Dinaldo tem tudo para fazer uma administração de boa qualidade.
Cajazeiras (PB)Candidato: Ex-prefeito Carlos Antônio
Carlos Antônio Araújo de Oliveira é médico e um político bem dotado na Paraíba. Ocupou por dois mandatos consecutivos o cargo de prefeito de sua cidade natal, Cajazeiras (2001—2008). Em 2010, concorreu a uma vaga de suplente de senador, na chapa encabeçada pelo ex-senador Efraim Morais.
Bayeux (PB)Candidata: Ex-prefeita Sara Cabral
Ex-prefeita de Bayeux, Sara Cabral é esposa do ex-Deputado Federal pela PB e atual deputado estadual pelo Democratas, Domiciano Cabral. Sara tem larga experiência na área social.
Souza (PB)Candidato: Dep. Estadual Lindolfo Pires
Lindolfo Pires Neto é natural de Sousa/PB, formado em Engenharia Elétrica pela UFPB e exerceu os cargos de Gerente Regional e Diretor Administrativo e de Distribuição da Saelpa, antes de ingressar na política. Foi eleito deputado estadual em 1994, sendo reeleito em 1998. Nas eleições do ano passado foi eleito com 27.118 votos.
Sinop (MT)Candidato: Ex-deputado Dilceu Dal’Bosco
Dilceu foi deputado estadual por 13 anos, tendo sido eleito 3 vezes (1998/2002/2006). Aos 46 anos de idade, ele desistiu de disputar mais um mandato no ano passado para ser candidato a vice-governador na chapa encabeçada pelo ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB). Mesmo assim, conseguiu ajudar na eleição do irmão Dilmar Dal’Bosco (também do DEM) na Assembleia. O ex-deputado, conhecido pela militância junto a setores do agronegócio, é o atual presidente do Democratas em Mato Grosso.
Várzea Grande (MT)Candidato: Lucimar Campos
Lucimar Sacre de Campos foi confirmada pela cúpula do Democratas (DEM) como candidata a prefeita do município de Várzea Grande. Esposa do senador Jayme Campos (DEM), Lucimar é líder em todas as pesquisas já realizadas naquele município.
Embora nunca tenha disputado cargo eletivo, ela aposta na experiência adquirida e nos trabalhos desenvolvidos durante os 25 anos em que o marido está na vida pública e garante que está preparada para o desafio. Atualmente, a ex-primeira-dama do município se dedica a cuidar do Instituto Jaiminho, instituição que atende crianças carentes de Várzea Grande e oferece aulas de reforço, dança, teatro, música e informática, além de outras oficinas.
Penedo (AL)Candidato: Prefeito Israel Saldanha
Israel Saldanha é o atual prefeito de Penedo. Buscará a reeleição e conta com uma alta aprovação popular. Sua administração é destaque nas áreas de infraestrutura e transportes.
Rio Largo (AL)Candidato: Advogado Marcos Vieira
Marcos Vieira é advogado, já foi vereador e vice-prefeito de Rio Largo. Em 2008 assumiu a prefeitura por três meses, durante o afastamento de Vânia Paiva (PMDB).
Neste período, comprou cinco ambulâncias para o município e cortou mais de 100 cargos comissionados deixando quase 5 milhões na conta da prefeitura. Marcos é presidente municipal do Democratas e sua candidatura é bem vista na cidade.
Vila Velha (ES)Candidato: Dep. Estadual Rodney Miranda
Delegado da Polícia Federal e ex-secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo, de Defesa Social do Estado de Pernambuco e de Segurança Comunitária do Município de Caruaru, no agreste pernambucano, Rodney Miranda é a principal liderança do Democratas no território capixaba.
Em 2010, Rodney foi eleito deputado estadual com 65.049 votos, a maior votação do estado. Atualmente é presidente da comissão de Política Antidrogas e membro das comissões de Constituição e Justiça e de Turismo e Desporto.
Barra de São Francisco (ES)Candidato: Dep. Estadual Luciano Pereira
Os primeiros passos de Luciano Pereira na vida política deram-se em 2005, quando recebeu o convite para assumir a Secretaria Municipal de Saúde de Barra de São Francisco. Em 2006, deixou a secretaria para se candidatar ao cargo de deputado estadual, posição anteriormente ocupada por seu pai, Edinho Pereira, também ex-prefeito de Barra de São Francisco por 3 mandatos.
Luciano ainda atua como empresário de comunicação. Esteve por vários anos à frente da Rádio Jovem Barra FM, promovendo eventos com artistas de renome nacional e contribuindo, assim, para a promoção cultural e turística do município. Atualmente apresenta o Programa Show dos Bairros, que vai ao ar todos os sábados, de 8h às 12h.
Limeira (SP)
Candidato: Vereador Eliseu Daniel dos Santos
Advogado, professor universitário e especialista em direito Constitucional, Eliseu dos Santos foi presidente da Câmara Municipal de Limeira no biênio 2007/2008. O parlamentar, que tem 11 anos de carreira no Legislativo, se coloca como um prefeiturável desde o ano passado.
Com a responsabilidade por ter sido o segundo vereador mais votado nas últimas eleições e ter conquistado a confiança de mais de 20 mil limeirenses nas eleições a deputado federal, Eliseu Daniel tem trabalhado para a elaboração de Leis importantes para o município como a que regulamenta a instalação de trailers.
Arujá (SP)Candidato: Ex-prefeito Genésio Severino da Silva
O ex-prefeito Genésio Severino da Silva comandou Arujá nos anos de 2004 a 2008. Foi um prefeito de alta popularidade e de muitos feitos para a Região.
Barueri (SP)Candidato: Dep. Estadual Gil Arantes
Gil Arantes sempre se dedicou muito ao povo de Barueri. Concorreu ao governo da cidade nas eleições de 1996 – seria a primeira disputa eleitoral de sua vida. Ele foi eleito por 65.728 votos (70% do total de votos válidos), contra 15,59% de seu adversário.
Com a aprovação e reconhecimento de seu trabalho, Gil foi reeleito em 2000 por 102 mil votos, impressionantes e, até então, insuperáveis 90% dos votos válidos de Barueri, marca nunca registrada na cidade. Em 2006, enfrentou sua terceira eleição e elegeu-se deputado estadual. Cargo este pelo qual foi reeleito em 2010 e que ocupa desde então.
Guarulhos (SP)Candidato: Vereador Alan neto
Alan Neto foi Secretário de Assuntos Legislativos e Vereador por várias legislaturas. Atualmente é o vereador mais votado de Guarulhos. É o Presidente da Câmara Municipal, onde vem desenvolvendo uma administração dinâmica e produtiva. É também Primeiro Suplente de Deputado Estadual.
Alan é autor de diversos projetos que impulsionam o crescimento de Guarulhos, como a implantação do “Bilhete Único” para aperfeiçoar o sistema de transporte e a criação do Programa “Remédio em Casa” de distribuição de medicamentos de uso continuado.
Bragança Paulista (SP)Candidato: Renato Frangini
Renato Frangini já foi vereador e chefiou diferentes departamentos da Prefeitura de Bragança Paulista durante as gestões de Jesus Chedid (DEM).
Carapicuíba (SP)
Candidato: Roberto Aragão
Diretor de Empresas, Roberto Aragão é um velho cacique do Democratas de São Paulo. Apostará na experiência para vencer o pleito de 2012 em Carapicuíba.
Bauru (SP)Candidata: Chiara Ranieri Bassetto
Chiara é uma jovem que nasceu do movimento universitário. É a atual Diretora Acadêmica das Faculdades Integradas de Bauru. Tornou-se vereadora nas eleições de 2008, sendo a mais votada do DEM, com 2.610 votos.
Ariquemes (RO)Candidato: Dep. Estadual Adelino Follador
No terceiro maior colégio eleitoral do estado, e domicilio do governador Confúcio Moura, Adelino Follador é dos homens públicos mais prestigiados na região de Ariquemes. Foi vereador, diretor residente do DR, administrador e prefeito de Cacaulândia por três vezes. Em 2010, foi eleito deputado estadual.

União (PI)

Candidato: Ex-prefeito Gustavo Medeiros
Ex-prefeito e ex-deputado estadual pelo Piauí, Gustavo Medeiros buscou unir as oposições na cidade de União para compor uma chapa competitiva com vários partidos. Medeiros aposta que sua experiência política contribuirá para a disputa no município
De acordo com pesquisa do Instituto Amostragem, se as eleições fossem hoje, Medeiros teria 45% das intenções estimuladas de voto. O atual prefeito, José Barros (PT), ficaria em segundo lugar, com 23%, seguido por Paulo Henrique Costa (PDT), com 9% e Marta Pinheiro (PV), com 3,33%.
Imperatriz (MA)
Candidata: Rosângela Curado
A cirurgiã dentista Rosângela Aparecida da Silva Barros, 45 anos, aparece no cenário político-eleitoral local como uma das alternativas nas disputas de 2012. Ela já foi secretária de saúde e tem a possibilidade de vir a ser a primeira mulher prefeita de Imperatriz.
Icó (CE)
Candidato: Ex-Prefeito Jaime Júnior
Jaime Júnior é ex-prefeito de Icó e deixou amplos feitos no município.

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com