No fim do ano de 2013, nenhum cidadão esperará mais de uma hora nas filas de qualquer policlínica de Cuiabá. Essa é uma das metas do candidato a prefeito Mauro Mendes (PSB) e que vem sendo discutida com a sociedade ao longo dos últimos dias durante visitas dele às unidades de saúde da Capital.
O fim das grandes filas foi incorporado às propostas principalmente depois que Mauro visitou na terça-feira (24) a Policlínica do Planalto, onde muitas pessoas passam diariamente mais de cinco horas à espera de atendimento em pé ou em bancos velhos e desconfortáveis. “O que eu vi é um absurdo e não pode continuar assim. Por isso essa meta de reduzir o tempo das filas para até uma hora. Mais que esse tempo é algo desumano”.
Cuiabá possui seis policlínicas, mas uma delas (do bairro CPA) está em reforma. A partir do ano que vem, a cidade deverá contar também com três unidades de pronto atendimento (UPAs). “Mas é necessário mais que isso. Precisamos de mais estrutura, profissionais melhores remunerados e que os médicos cumpram os horários e o cidadão tenha atendimento quando necessitar”, afirmou Mauro durante encontro realizado na noite dessa quinta-feira (26) com candidatos a vereador da coligação “Um Novo Caminho para Cuiabá” (PSB, PR, PDT, PV e PPS). Muitas das mudanças, segundo ele, não serão feitas do dia para a noite. Precisam na prática de pelo menos o primeiro ano do próximo mandato para implementação.
O morador Valdomiro Cruz, de 72 anos, é um dos que procuraram atendimento na Policlínica do Planalto com sintomas de virose. “É um desrespeito muito grande. Tem gente que passa o dia inteiro esperando médico e ninguém dá nenhuma informação”.
A saúde recebe atenção especial no plano de governo da coligação. Por isso, Mauro dedicou grande parte de terça-feira (24) ao projeto “Construir um Novo Caminho para Saúde”. O mesmo será feito na próxima terça (31), seguido futuramente por outros temas como segurança pública e educação.
A saúde trata-se de um direito de todos e dever do poder público. Por saber disso, Mauro tem como propostas para o setor ampliar o acesso das pessoas aos serviços com qualificação e humanização da atenção à saúde; expansão e efetivação da atenção básica de saúde; ampliação e qualificação da assistência de urgência e emergência, com a construção de um novo Pronto Socorro Municipal e melhoria das policlínicas; reestruturação da Central de Regulação; aperfeiçoamento do Sistema Municipal de Vigilância em Saúde; valorização do trabalhador na saúde; aprimoramento da gestão democrática; fortalecimento da Secretaria de Saúde; entre outros.
0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com