Carlos Carone
carone@jornaldebrasilia.com.br
Prevenção em massa. Essa é a estratégia usada pelo governo do Distrito Federal para prevenir crianças e adolescentes contra a ação de pedófilos. Um projeto inédito, lançado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejus), tem como alvo atingir estudantes das redes pública e particular de ensino. Palestras sobre os maiores perigos, como o aliciamento pela internet e nas portas das instituições de ensino alertam os alunos, apontados pelas autoridades como vítimas em potencial dos agressores.
O Projeto Todos Contra a Pedofilia, apesar de ter começado há apenas dois meses, já teve 3.080 alunos dos ensinos Médio e Fundamental como espectadores, ao longo de 12 palestras realizadas. Professores, pais e orientadores educacionais também são convidados a participar das explicações. "Tivemos essa ideia a partir do trabalho desempenhado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia, desenvolvida pelo Senado Federal", explicou o executor e palestrante do projeto, Mário Gil Guimarães.
De acordo com Gil, que é policial civil de carreira há 11 anos e trabalha cedido na Subsecretaria da Juventude (Subjuv), vinculada à Sejus, o projeto foi bem aceito e assimilado por alunos de todas as idades e classes sociais. "Meninos e meninas de seis e sete anos, por exemplo, participam ativamente dos trabalhos, fazendo perguntas e se interessando pelo assunto", disse o policial.
Uma cartilha de orientação aos pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes também costuma ser distribuída, já que o crime de pedofilia foi identificado como uma espécie de agressão, que ocorre, muitas vezes, dentro da casa da própria vítima. "Sempre acompanhamos casos em que a criança é violentada por padrastos, tios e pessoas próximas à sua família. Por esse motivo, é importante sempre orientar às mães e às crianças a falarem abertamente sobre o assunto", explicou.
Projeto realiza ações contra a pedofilia
agosto 17, 2010
No comments
0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com