Serviço de Fiscalização Sanitária da Rússia inspeciona frigoríficos do Estado

A comitiva começa as avaliações nesta quinta-feira (26) do sistema de inspeção e controle da carne mato-grossense. Embargo ao país já dura um ano
KARINE MIRANDA Divulgação


A comitiva começa as avaliações nesta quinta-feira (26) do sistema de inspeção e controle da carne mato-grossense. Embargo russo já dura um ano


Oito técnicos do Serviço Federal de Fiscalização Sanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor) chegam a Cuiabá nesta quarta-feira (25) para inspecionar estabelecimentos de bovinos, suínos e aves no Estado. Serão visitados e avaliados laboratórios, postos de vigilância na fronteira, unidades de vigilância estaduais, fazendas e granjas, além da análise de documentos e relatórios.

Desde junho de 2011, a carne mato-grossense está embargada para a Rússia. A comitiva vai avaliar o sistema de inspeção e controle de segurança dos produtos de origem animal e pode reverter à situação. A expectativa é que a resposta seja dada em 30 dias, avalia o secretário-executivo do Sindicato das Indústrias Frigoríficas de Mato Grosso (Sindifrigo), Jovenino Borges, destacando que a retomada impulsionaria as exportações em até 30%. Com o embargo russo, o Estado teve que buscar novos mercados, como a Ucrânia e Cingapura, lembra Borges.

“O fim do embargo é uma incógnita tratando-se da Rússia e da União Europeia como um todo”, afirma Ênio Arruda, chefe do Serviço de Saúde Animal da Superintendência Federal da Agricultura (SFA) ao garantir que houve evolução nos itens cobrados pelos técnicos durante a última visita, no ano passado. Entre eles estão a implantação de um programa de erradicação da tuberculose e a manutenção das ações contra a brucelose.

A primeira inspeção será no frigorífico da JBS em Colíder no dia 26. Outra unidade do grupo será vistoriada no dia seguinte (27), em Barra do Garças. O roteiro no Estado termina na próxima segunda-feira (30) em Mirassol D‘Oeste, com visita à unidade da BR Foods.

No entanto, mudanças na programação podem ocorrer, explica Janice Elena Ioris Pardal, fiscal federal agropecuário da Superintendência Federal da Agricultura de Mato Grosso. Conforme ela, apenas uma das três equipes russas que estão no Brasil, e que é responsável pelo setor bovino, virá ao Estado. Visitará também o Pará, Goiás e Rio Grande do Sul.

Assessoria de imprensa do Grupo JBS informou que vai receber a missão e demonstrar as medidas sanitárias que já são adotadas pela empresa. Por meio de nota, a BR Foods declarou que se adapta às exigências e vai se pronunciar oficialmente quando a avaliação for divulgada.

Durante duas semanas, oito técnicos do Rosselkhoznadzor, divididos em três grupos, inspecionarão 21 estabelecimentos de bovinos, suínos e aves. Os trabalhos terminam no dia 3 de agosto, em Brasília.

(Com informações da assessoria)

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com