PSD é 1º em número de candidatas à prefeita em MT. DEM lidera em vice

 Das 47 mulheres que vão disputar prefeituras em todo o Estado, 14 são do PSD. O partido é, de longe, o que mais lançou candidaturas majoritárias femininas neste pleito. Em segundo lugar, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aparece o PMDB com metade das candidatas. O PT é o terceiro da lista: lançou 5 mulheres ao comando de municípios. É seguido do PR, DEM e PP, cada um com 4 nomes.

   Quando o assunto são candidaturas ao cargo de vice-prefeitas, no entanto, o PSD ocupa a 5ª colocação, à frente apenas do PPS e PPL, que lançam 3 mulheres cada, e de outros 8 partidos que terão somente uma candidatura feminina para este posto. O primeiro lugar fica com o DEM, que tem 10 nomes femininos ao cargo. PT e PR aparecem com 8 cada; PSB e PMDB com 7; e PSDB com 6.

   Das 8 prefeitas que Mato Grosso possui, apenas 2 não vão tentar a reeleição. Neuza Maria de Souza, de Rio Branco, que preferiu não encarar a disputa este ano e Maria Izaura Afonso (PDT), de Alta Floresta, prefeita de segundo mandato. A pedetista, contudo, vai tentar emplacar uma sucessora: Lucimara Brunetto (PT).

   Já no ranking de vice, apenas a petista Alvina Strey vai tentar permanecer no cargo. Ela disputa na mesma chapa em que venceu em 2008, ao lado do prefeito Roberto José Morandini (PDT). No total, 20 mulheres foram eleitas ao posto no pleito passado. Este ano, 70 acompanham candidaturas majoritárias. Nenhuma das chapas, no entanto, é composta exclusivamente por mulheres.

   2008 x 2012

   Criado em 2011, o PSD é o partido que mais detém o comando de prefeituras em Mato Grosso: 49, todas provenientes de gestores que migraram de outras legendas para a nova agremiação. Com o intuito de conquistar ao menos 50 cidades em outubro e evitar "encolher", a legenda é a que lidera em quantidade de candidaturas. Ao todo, vai lançar 78 interessados a prefeito, 35 a vice e 1.152 a vereador.

   É seguida pelo PMDB, que terá 61 nomes para prefeito, 41 para vice e 960 para vereador. O PR, que até o "nascimento" do PSD era o partido que liderava em quantidade de prefeituras, tinha 32 gestores, este ano está em terceiro lugar no ranking de candidaturas: vai disputar em 34 cidades o cargo majoritário e compor a chapa como vice em 32. Para vereador vai tentar emplacar 794 nomes.

   Atualmente, o PR é o segundo em número de prefeituras, detém o comando de 25 cidades. À época da criação do PSD os republicanos haviam perdido 8 prefeitos. Com a cassação de Zé do Pátio (PMDB), de Rondonópolis, em abril, e a consequente eleição indireta de Ananias Filho (PR) à prefeitura, o partido acabou recuperando uma cidade. O PMDB, por sua vez, perdeu o poder no município. Ainda assim, é o terceiro colocado com 17 prefeituras.

   Na quarta posição está o DEM, com 15 prefeitos. É seguido do PT, com 12; do PP, com 6; do PSDB, com 5; do PTB, com 3. Outros dois partidos detém o comando de apenas 2 cidades: PPS e PDT.
Fonte: RD News

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com