Os dados mais recentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmam: o PSB é o partido que mais cresceu no Brasil em número de candidaturas em relação às últimas eleições. O partido está concorrendo com nada menos que 26.598 candidatos aos cargos de Prefeito, Vice-prefeito e Vereador, que representam 5,7% de todas as 464 mil candidaturas registradas no país. O total é 22% maior do que o PSB apresentou nas últimas eleições, em 2008, o que significa quase 5 mil candidatos a mais – exatos 4.797.
O maior crescimento das candidaturas do PSB foi no cargo de Vereadores: o partido está apresentando aos eleitores 24.657 candidatos esse ano. São 4.654 a mais que em 2008, num aumento de 23,27%. Para o cargo de Prefeito o aumento foi de 16,9%. A sigla tem 1.044 candidatos em 2012, o que a levou à conquista de uma fatia de 6,8% na distribuição dos candidatos ao cargo por partido.
Mas é na disputa pelo cargo de Vice-Prefeito que os números atuais revelam outro perfil diferenciado do PSB nas eleições atuais: ele é, de fato, o partido que mais apoia o PT em todo o país, tendo viabilizado 413 coligações em que os petistas encabeçam a chapa, no cargo de Prefeito. Na contrapartida, o PT compõe 315 das coligações comandadas pelo PSB. Os números, por si só, já dão o tamanho da importância dessa parceria para ambas as siglas.
MAIS QUE NÚMEROS – Na avaliação do primeiro secretário Nacional do PSB, Carlos Siqueira, o crescimento numérico é de grande importância para a sigla, mas outra constatação que emerge desse cenário tem impacto ainda maior. “O aumento expressivo nos números do partido nos mostra que a sociedade brasileira está enxergando e avaliando o PSB de outra perspectiva, nos atribuindo maior prestígio”, comemora. “É o reconhecimento a nossa persistência na defesa das bandeiras socialistas, porém, esse outro patamar nos exige, ao mesmo tempo, uma maior responsabilidade perante o eleitor”.
Nesse novo contexto, aponta Siqueira, o dado mais significativo que tanto os números superlativos em relação a 2008 quanto essa nova visão do eleitorado sobre o PSB apontam, é a perspectiva de mais crescimento ainda para o partido no futuro. “Isso nos motiva muito nessa campanha, para sairmos mais fortes das próximas eleições, em outubro, e ainda mais fortalecidos em 2014 e 2018”, projeta.
NOS ESTADOS - Na divisão das candidaturas por estado, o Piauí é onde o PSB registra o maior número de candidatos a Prefeito em 2012 – serão 116. Minas Gerais concentra o segundo maior bloco, com 111 candidatos a Prefeito, e Pernambuco, estado do atual presidente do partido, governador Eduardo Campos, vem em terceiro, com 110 candidatos. Também em Minas Gerais está o maior número de candidaturas a Vice-Prefeito do partido – 99; São Paulo tem o segundo maior número, com 92 candidatos a Vice, e em seguida está o Rio Grande do Sul, com 69. Já para Vereador o PSB tem o maior número de candidatos nos estados de São Paulo (3.856), Minas Gerais (3.066) e Bahia (1.727).
No cômputo geral, somando as candidaturas para os três cargos em 2012, o maior número de candidaturas do PSB está nos estados de São Paulo (4.036 candidatos), Minas Gerais (3.276) e Bahia (1.852).
NAS CAPITAIS – O PSB tem candidatos próprios a prefeito em 11 capitais, candidatos a vice-prefeito em outras 7, e, ainda, apoia candidatos de outros partidos em mais 15 capitais.
As capitais em que o partido disputa a vaga de prefeito são: Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Manaus (AM), Porto Velho (RO), Recife (PE) e Teresina (PI). Em Manaus, a candidatura é “chapa pura”: tanto o candidato a prefeito quanto o candidato a vice-prefeito são do PSB.
Já para vice-prefeito, o PSB disputa em Maceió (AL), Boa Vista (RR), Natal (RN), Palmas (TO), Vitória (ES) e São Luís (MA) – além de Manaus (AM), com a chapa pura.
Há capitais em que o partido decidiu pelo apoio a outras siglas nessas eleições. Apoia o PT, por exemplo, em cinco delas: São Paulo, Salvador, Goiânia, Vitória e Rio Branco. Em contrapartida, observa Carlos Siqueira, o PT apoia o PSB somente em duas capitais – Macapá e Aracaju.
Já no Rio de Janeiro e Campo Grande o partido apoia o PMDB, em Belém o PSDB e em Porto Alegre o PCdoB. Em Natal o PSB está com o PDT, em Florianópolis com o PSD, em Palmas com o PR e em São Luís com o PTC. Por fim, o partido apoia o DEM em Maceió e o PRB em Boa Vista, totalizando 10 partidos nas capitais.
NAS CIDADES-PÓLO – O PSB também lançou candidatos próprios a Prefeito em mais de 70 dos principais municípios de cada estado. Em praticamente todos eles o partido disputa as eleições em coligações com diversas outras siglas, em diferentes composições locais. Dentre essas cidades-pólo destacam-se, por exemplo, São Vicente, no litoral paulista, primeira cidade fundada no Brasil, em 1502. Lá, o PSB já governa há quase 16 anos e em 2012 concorre a novo mandato para prefeito com o vereador Caio França.
Além de São Vicente, em São Paulo, maior estado do país, o PSB concorre à Prefeitura de outras 15 cidades-pólo. Dentre elas, Campinas, com o deputado federal Jonas Donizette; Limeira, com Paulo César Junqueira Hadich; Marília, onde o candidato é Vinicius Almeida Camarinha; e São José do Rio Preto, com Valdomiro Lopes, que concorre à reeleição.
Nos seis estados governados pelo PSB atualmente – Amapá, Ceará, Espírito Santo, Paraíba, Pernambuco e Piauí – o partido também marca presença nas candidaturas a prefeito das principais cidades.
Em Pernambuco, um fato curioso: o atual prefeito do PSB em Paulista, município da região metropolitana de Recife, é Yves Ribeiro de Albuquerque, que está no segundo mandato na cidade e é o prefeito com o maior número de mandatos consecutivos do país (seis) – antes de Paulista, que assumiu em 2005, ele foi prefeito por duas vezes de Igarassu e outras duas de Itapissuma, ambos também em Pernambuco.
Os candidatos a prefeito do PSB nas cidades-pólo dos estados governados pelo partido são:
Amapá: Laranjal do Jari – Manuel Pombo
Ceará: Crato – Sinival Roque e Aracatí (Canoa Quebrada) – Regina Cardoso
Espírito Santo: Serra – Audifax Charles Pimentel e Guarapari – Ricardo Conde
Paraíba: Saté – Roberto Feliciano e Mamanguape – Maria Eunice
Pernambuco: Paulista – Junior Matuto e Igarassu – Severino de Souza Silva (Ninho).
Piauí: Floriano – Gilberto Júnior e Picos – Deputada Belê Medeiros
Na Bahia, o PSB aposta em José Gilson Fernandes para a prefeitura do município de Paulo Afonso e em Gilberto Pereira Abade para Porto Seguro; no Maranhão, o candidato da sigla em Caxias é Leonardo Barroso Coutinho, em São José do Ribamar é Arnaldo Barbosa da Silva Colaço e em Timon, Luciano Leitoa. As apostas do partido em Minas Gerais são em Dr. Ruy Moreira de Carvalho, em Governador Valadares; Athos Avelino, em Montes Claros, e Deputado Antônio Lerin, em Uberaba.
Já no Pará, o PSB saiu de Altamiro Gomes da Silva em Altamira, e no Paraná de Deputado Reni Pereira, em Foz do Iguaçu, e Wilson Quinteiro, em Maringá. No Rio de Janeiro, o partido tem como candidatos em Duque de Caxias o deputado federal Alexandre Cardoso, em Nova Friburgo, Saudade Braga, e em Petrópolis, Rubens Bontempo. No Rio Grande do Norte, a candidata do PSB à prefeitura de Mossoró é Larissa Rosado e, no Rio Grande do Sul, a sigla oferece aos eleitores os nomes de Anabel Lorenzi, em Gravataí, e do Deputado Catarina Paladini, em Pelotas.
Em Rondônia, a cidade-pólo de Gi-Paraná tem como candidato do PSB ao cargo Jesualdo Pires e, no Tocantins, Gurupi vai de Deputado Laurez Moreira.
“Esse amplo e variado leque de candidaturas próprias, tanto nas capitais como nas principais cidades de cada estado do País, não deixa dúvidas de que estamos trabalhando fortemente para eleger o maior número de candidatos do PSB em 2012”, resume o primeiro secretário Nacional do PSB, Carlos Siqueira.
CANDIDATOS PRÓPRIOS A PREFEITO NAS CAPITAIS
Capital Candidato do PSB
Aracaju Valadares Filho
Belo Horizonte Márcio Lacerda
Cuiabá Mauro Mendes
Curitiba Luciano Ducci
Fortaleza Roberto Cláudio
João Pessoa Estelizabel Bezerra
Macapa Cristina Almeida
Manaus Serafim Corrêa
Porto Velho Mauro Nazif
Recife Geraldo Júlio
Teresina Beto Rego
CANDIDATOS PRÓPRIOS A VICE-PREFEITO NAS CAPITAIS
Capital Candidato do PSB
Maceió Carimbão Júnior
Boa Vista Maria Cida Lacerda
Natal Wilma Faria
Palmas Alan Barbiero
Vitória Juarez Figueira
São Luís Roberto Rocha
Manaus Marcelo Ramos
0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com