Vara da Infância intensifica fiscalização contra exploração sexual em Santana

Imagem
Um fato que preocupa as autoridades ligadas aos direitos da criança e do adolescente, é o crescimento da participação de familiares como aliciadores.

A Vara da Infância e Juventude de Santana (VIJS) tem realizado intensos trabalhos de combate a exploração sexual de crianças e adolescentes no município. Em parceria com a Polícia Militar, Delegacia da Infância e outros órgãos, ela tem percorrido bares, boates e praças no período noturno, para inibir o consumo de bebida alcoólica e a prostituição.

Os registros de aliciamento estão cada vez mais frequentes. Um fato que preocupa as autoridades ligadas aos direitos da criança e do adolescente, é o crescimento da participação de familiares. “Muitas vezes quem deveria proteger é quem comete o crime. Notificamos vários casos de crianças aliciadas pelos pais, por um tio”, contou o coordenador adjunto da VIJS, Lauro Luz.

No ano passado, foram feitas 19 blitz noturnas nos finais de semana com o intuito de fazer cumprir a legislação do Estatuto da Criança e do Adolescente. A juíza Ana Lúcia de Albuquerque Bezerra, titular da Vara da Infância e Juventude de Santana, vem desenvolvendo constantes investidas contra o crime, e garante que intensificará as fiscalizações no período junino. “Vamos observar a permanência de crianças e adolescentes desacompanhados dos pais nas festas”, disse. 

A magistrada diz ainda que será feito um trabalho de reeducação dos pais, pois muitos não estão cumprindo o seu papel. Maria do Socorro Nogueira Furtado, coordenadora na VIJS, afirma que os trabalhos continuarão nas escolas do município, com palestras e instruções. “Os jovens tem que ter desde cedo, a plena consciência do mal que podem fazer a si mesmos. Não devem ter medo de denunciar”, ressaltou. 

Serviço
A VIJS conta com o serviço de Disque Denúncias (  0800 285 1581), que foi criado principalmente para facilitar as denúncias daquelas pessoas que temem se identificar. (Núbia Cortes/Colaboração)

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com