Campanha "Você é meu pai" quer aumentar a participação masculina no dia a dia Familiar

Campanha
Iniciativa internacional visa a promoção da equidade entre os gêneros e a redução da violência contra mulheres, crianças e jovens.

O Instituto Promundo lança no Brasil a campanha “Você é meu pai”, adaptação da campanha global MenCare ao contexto brasileiro. O objetivo é promover o maior envolvimento dos homens como pais e cuidadores equitativos, responsáveis e não-violentos. O lançamento será na próxima sexta-feira, dia 29 de junho, às 18h, na Universidade Cândido Mendes (rua da Assembléia, 10/42º), no Centro do Rio de Janeiro, e contará com a presença dos atores Leonardo Franco, Leandro Firmino e do músico Charles Gavin, que participaram da campanha.

Você é meu pai é um complemento fundamental para que os esforços internacionais e locais envolvam homens e meninos pelo fim da violência contra mulheres e crianças. Muito mais do que o reconhecimento puro e simples da paternidade, esta campanha tem como principal objetivo promover o envolvimento dos homens como pais e cuidadores em situações da vida cotidiana, do acompanhamento do pré-Natal à orientação e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis; da educação à brincadeira, passando pela contação de histórias e pelos cuidados especiais, rompendo a resistência à demonstração de afeto e de sensibilidade.


Resultado da articulação entre organizações pelos direitos das mulheres para identificar e promover o cuidado compartilhado, a campanha oferece mensagens comunitárias e da grande mídia, além de uma plataforma com apoio técnico e treinamento, recomendações sobre políticas públicas e programas de saúde. Também a partir do dia 29 de junho, entrará no ar o site www.voceemeupai.com , com dados para embasamento de ONG’s locais, organizações pelos direitos das mulheres, governos e parceiros das Nações Unidas em seus esforços para sensibilização de homens e meninos nas tarefas que envolvem o cuidar.

Neste primeiro momento, a campanha Você é meu pai conta com três vinhetas de 30 segundos cada, gravadas pelos atores Leonardo Franco (no ar na série “Preamar”), Leandro Firmino (o marcante Zé Pequeno, de “Cidade de Deus”) e o músico Charles Gavin (pesquisador, apresentador de televisão e ex-baterista dos Titãs).  Os três autorizaram o uso de suas imagens também em cartazes desenvolvidos especialmente para “Você é meu Pai”.

Por que uma campanha como essa?
Mundialmente, mulheres e meninas continuam assumindo a maioria das atividades domésticas, apesar de representarem 40% da força de trabalho paga, atualmente. A participação limitada dos homens nas tarefas que envolvem cuidado (referentes ao cuidado com as crianças e cuidado de outros nas configurações de famílias) continua sendo uma grande barreira para a equidade de gênero e para o empoderamento das mulheres por, entre outras coisas, manter a renda das mulheres mais baixa que a dos homens.

Mais de quatro entre cinco homens em todo o mundo vão ser pais em algum momento de suas vidas. Mesmo aqueles que não realizam atividades de cuidado direto têm alguma ligação com crianças, seja como padrastos, irmãos, tios, avôs, professores, tutores, treinadores ou simplesmente como amigos. Estudos em todo o mundo confirmam que a paternidade engajada e sensível – assim como a participação dos homens na vida das crianças – são atitudes positivas para crianças, mulheres e para os próprios homens.

Você é meu pai é coordenada por:
Promundo  (www.promundo.org.br) – ONG com sede no Brasil que trabalha nacional e internacional para promover equidade de gênero, reduzir a violência contra mulheres, crianças e jovens.

Apoios e parceiros: The Bernard Van Leer Foundation, Sonke Gender Justice Network, The John D. and Catherine T., MacArthur Foundation, CARE-Norway, The Swedish International, Development Agency (SIDA), Instituto Papai, ONU Mulheres, UNFPA, Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes (CESEC), OAK Foundation, entre outros.

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com