UFMT de Rondonópolis e Sinop têm 100 novas vagas de medicina

Gabriela Galvão

   O Ministério da Educação anunciou nesta terça (5) a criação de 1.615 novas vagas para medicina em universidades federais de todo o país, sendo 100 delas para Mato Grosso. Serão abertos dois novos cursos no Estado. O campus da UFMT de Sinop receberá 60 vagas e o de Rondonópolis as outras 40. A implantação do curso de medicina nessas universidades vinha sendo articulada pelo governador Silval Barbosa (PMDB) e pela reitora da UFMT, Maria Lúcia Cavalli Neder.
   Entusiasmado, o governador comemorou a conquista e ressaltou que é crescente a demanda no Estado por mais médicos. “Os novos cursos vão garantir uma formação de qualidade para os profissionais que vão atender o nosso povo”, declarou Silval, lembrando que recentemente conseguiu levar o mesmo curso para Cáceres.
   O deputado federal Nilson Leitão (PMDB) também aproveitou para tirar “uma casquinha”. Segundo ele, em 16 de setembro, apenas 30 dias após assumir a cadeira no Congresso, apresentou requerimento na Câmara dos Deputados pedindo apoio do Governo Federal para implantação do curso no maior município do Nortão.
   No requerimento, o tucano destacou o potencial educacional de Sinop, citando as instituições de ensino e o número de hospitais da cidade. “O desenvolvimento econômico e social do município necessita sediar em sua extensão da universidade federal, o curso de medicina, para o bem do desenvolvimento social da região, fundamentada na saúde pública, ensino e extensão contribuindo com o desenvolvimento humano e social de Sinop e demais municípios da região norte”, argumentou o tucano.
   Nilson lembrou ainda que tão logo assumiu a prefeitura de Sinop, em 2001, solicitou a realização de uma audiência pública para discutir o tema, mas ninguém “abraçou a causa”. “Esse é um sonho que se realiza. Todo mundo desacreditava e agora está decretada a assinatura”. A conquista das vagas deve ser utilizada pelo grupo de oposição ao prefeito Juarez Costa (PMDB) nas eleições deste ano. A aliança PSDB-DEM-PSD estuda lançar o suplente de deputado Roberto Dorner (PSD) ou o ex-deputado e presidente regional do DEM, Dilceu Dal Bosco, ao comando da prefeitura.Ir para o Blog

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com