Crianças fazem caminhada em protesto contra o trabalho infantil


Foto: Assessoria
Crianças seguram cartaz
Crianças seguram cartaz
Para lembrar o dia de combate ao trabalho infantil, a Prefeitura de Pilar, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu uma caminhada na manhã desta terça-feira, 12, para protestar contra a exploração de mão de obra de crianças. Com faixas e cartazes nas mãos, os participantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) (atividade que pertence ao Governo Federal e é apoiada pelo município) foram às ruas e soltaram a voz.

A secretária de Assistência Social, Ivanilda Rodrigues, falou sobre a importância do projeto em Pilar. “Na cidade, o trabalho é de prevenção. Temos a felicidade de dizer que a maioria de nossas crianças não está sujeita a trabalhos degradantes e isso tem a ver com o fato de elas estarem envolvidas em projetos como o Peti”, explicou.
Ainda segundo a secretária, atualmente o Programa assiste a 243 crianças entre 7 e 14 anos, que nos horários contrários aos das aulas, participam de brincadeiras, recebem reforço escolar e praticam atividades físicas em um prédio situado na Chã do Pilar.
Para Mariana Santos, de 12 anos, participar das ações do Peti é uma forma de se divertir e melhorar o desempenho na escola “Prefiro ocupar meu tempo livre com os afazeres do programa e investir nos meus estudos para trabalhar quando for mais velha”, disse ela.
De acordo com o site do Ministério do Desenvolvimento Social “o Peti atende  mais de 820 mil crianças afastadas do trabalho em mais de 3,5 mil municípios. O programa reconhece a crianças e o adolescente como sujeito de direito, protege-as contra as formas de exploração do trabalho e contribui para o desenvolvimento integral. Com isso, o Peti oportuniza o acesso à escola formal, saúde, alimentação, esporte, lazer, cultura e profissionalização, bem como a convivência familiar e comunitária”. 

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com