Iolanda Machado Mendes Leão:Conferência discute redução de tráfico de pessoas em Mato Grosso

Conferência discute redução de tráfico de pessoas em Mato Grosso
Jeyson Nascimento
de Rondonópolis


Mato Grosso é o segundo Estado no número de tráfico de pessoas e exploração de mão de obra escrava, diante desse fato foi criado um comitê estadual para discutir o tema e buscar de soluções para o enfrentamento. Por essa razão o comitê da região sul, realiza nesta terça-feira (21.06) uma conferência para debater o assunto.

De acordo com Iolanda Machado Mendes Leão, articuladora do comitê regional e membro da Pastoral da Mulher Marginalizada, em Rondonópolis, uma pesquisa realizada entre 2009 e 2010 aponta que 70% das mulheres em situação de prostituição foram aliciadas para trabalhar no exterior, onde contraem dívidas impagáveis com os traficantes.

O comitê trabalha em três eixos, a prevenção, a responsabilização do criminoso e a assistência as vítimas. Iolanda explica que o combate é complicado, pois as pessoas são iludidas a acreditar que terão uma vida melhor e saem do país por livre e espontânea vontade.

Na conferência serão apresentadas três palestras com foco no trabalho escravo, na exploração sexual e no tráfico internacional. Dos pólos regionais sairão propostas a serem encaminhadas para a conferência estadual e posteriormente para a conferência nacional, para se tornarem políticas públicas de combate ao tráfico de pessoas.

“A sociedade precisa acordar para esse tema, pois é um problema de questão social, política, cultural e econômica. As pessoas em situação de prostituição são mais vulneráveis e susceptíveis, mas não significa que sejam as únicas vítimas”, declarou Iolanda ao observar que as discussões sobre o tema têm avançado timidamente.

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com