Encontros com Autores na Biblioteca Municipal de Tavira


“Brutal” de Fernando Esteves Pinto por Miguel Real
Mais um Encontro com Escritores vai acontecer na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos no dia 6 de Julho, pelas 18:00 horas, desta vez com “Brutal”, um romance de Fernando Esteves Pinto apresentado por Miguel Real.

“Brutal” é um romance onde se representam todos os traumas da infância, da adolescência e da idade adulta resultantes da decadência humana: violência doméstica, abuso sexual e disfunção emocional. Brutal tem como base narrativa dois personagens que são um só – um jovem e um velho, duas idades da mesma pessoa, ambos fascinados pelo teatro – que, no cenário das suas próprias vidas, dramatizam impiedosamente os momentos que fundamentam e marcam as suas existências. Nesse palco do romance são postos em causa e analisados, até à humilhação de se sentirem culpados um do outro, na relação perversa que ambos sentem pela natureza humana. É um duelo entre a maldade e o remorso, onde o amor e a escrita são meros figurantes.

Fernando Esteves Pinto é poeta, romancista e editor. Nasceu em Cascais em 1961, tendo colaborado no DN Jovem (Diário de Notícias) e no Jornal de Letras. Em 1990 recebeu o Prémio Inasset -Revelação de Poesia do Centro Nacional de Cultura. Está publicado em Espanha, México e Marrocos, e representado em várias antologias nacionais e internacionais. Em 1998 obteve uma bolsa de criação literária pelo Ministério da Cultura/Instituto Português do Livro e das Bibliotecas. Foi co-fundador e coordenador do “Sulscrito” – Círculo Literário do Algarve e também do projecto literário hispano-luso Palavra Ibérica.

Da sua obra literária destacam-se: Na Escrita e no Rosto (poesia); Siete Planos Coreográficos (poesia); Ensaio entre Portas (poesia); Conversa Terminais (romance); Sexo entre Mentiras; Privado (novela), Área Afectada (poesia).

“Nos livros de Fernando Esteves Pinto, embora não exista uma história clássica propriamente dita, existe um dramatismo pungente de escrita, um sofrimento à flor da pele. (…) Existem actualmente três romancistas que têm atribuído ao sexo um importantíssimo papel nos seus livros. Um deles é Fernando Esteves Pinto.” Miguel Real in JL.
informação ao abrigo do acordo com a Associação Min-Arifa 

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com