Presidente da AL vê desempenho pífio e necessidade de mudança nas políticas estaduais para Educação
Maurício Barbant/ALMT
Riva defende saída de Rosa Neide (dest) da Educação e exige mais qualidade no setor
RAFAEL COSTA
DA REDAÇÃO
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual José Riva (PP), pediu a mudança do comando da Secretaria de Estado de Educação, que hoje está sob a chefia da petista Rosa Neide Sandes de Almeida. Ele atribuiu nota "quatro" ao desempenho da gestora frente à pasta.
"A educação deve ser comandada por algum profissional que seja acima da média que neste momento não tem, é nota 4, no máximo. É necessária uma mudança imediata e que seja feita uma política pedagógica ao Estado", declarou o parlamentar.
A declaração foi dada no Palácio Paiaguás após reunião dos deputados estaduais com o governador Silval Barbosa (PMDB).
Riva defendeu até a contratação de Gabriel Chalita, deputado federal por São Paulo, como exemplo de especialista para cuidar da educação de Mato Grosso.
"Se for necessário trazer o Chalita para mudar o quadro da educação de Mato Grosso, vamos defender. O que não pode é deixar a educação como está", argumentou o deputado.
As declarações de Riva revelam a crise de relacionamento da Assembleia Legislativa com a secretaria de Educação, Rosa Neide. Isso porque os deputados estaduais já aprovaram a realização de uma auditoria nas contas da educação diante das denúncias de irregularidades recebidas pelo Legislativo.
A investigação nas contas ainda não ocorreu porque nenhuma empresa ainda foi contratada pelo Legislativo para tal procedimento.
Nos bastidores, comenta-se que o PSD, partido idealizado em Mato Grosso por Riva, quer o comando da secretaria de Educação, uma vez que, se tornará a maior bancada da Casa, com 7 deputados. No entanto, Riva nega qualquer ação neste sentido.
"Não estou reivindicando o controle da pasta, o que defendo é qualidade na formulação de políticas públicas de educação independente de quem seja o partido".
Embora seja ex-sindicalista e filiada ao PT, Rosa Neide enfrenta a ira de professores que defendem sua saída. Uma greve da categoria já dura aproximadamente um mês motivada por questões salariais.
Outro lado
O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Romoaldo Junior (PMDB), saiu em defesa da permanência de Rosa Neide à frente da educação de Mato Grosso.
"Pelo contrário, considero uma secretária com desempenho de nota 8 ou 9 e tem prestado trabalhos satisfatórios. A educação e a saúde são temas delicados à frente do Estado, por isso, enfrentam turbulências e momentos difíceis. Mas, a atual equipe da educação tem total apoio do Estado para continuar a frente do setor", disse o líder do governo.
O peemedebista ainda descartou que as críticas de Riva tenham cunho político. "O deputado Riva é um municipalista competente. Acredito que suas críticas se devem a algum problema enfrentado em alguma de suas regiões. Isso, vamos resolver com diálogo", ponderou o parlamentar.
0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com