VANIA COSTA
Assessoria de Gabinete
Mato Grosso apresentou o quarto pior índice de destinação do lixo no Brasil. Apontou um estudo realizado em todo o país e que mostra que na maioria das cidades mato-grossenses, o destino do lixo produzido pela população vai parar em aterros sanitários a céu aberto. Os mato-grossenses produzem 2.989 toneladas de resíduos sólidos por dia, sendo que 20% não são coletados. Do montante recolhido, apenas 24,5% têm destinação correta nos aterros sanitários, o restante vai parar nas ruas, lixões e córregos da capital.
De acordo com o estudo, os municípios que apresentam a situação mais crítica são Várzea Grande e Rondonópolis.
Todas as prefeituras do estado foram notificadas para se adequar ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos, que estabelece 2014, como o ano limite para que todas as cidades destinem o lixo para aterros sanitários adequados.
Em virtude da criação dessa política o deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR) encaminhou requerimento à Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema) para que forneça dados pormenorizados sobre a implantação e/ou existência de aterros sanitários nos municípios do estado.
O requerimento questiona qual a situação real dos municípios de Mato Grosso quanto à existência/implantação de aterros sanitários; quais os municípios que solicitaram o licenciamento, e em que fase se encontra e quais os municípios que implantaram aterro sanitário sem licenciamento ambiental e está degradando o meio ambiente.
“Por meio destas informações poderemos identificar a real situação dos aterros sanitários em todos os municípios do Estado e em que situação se encontram, verificar se os mesmos possuem os devidos licenciamentos ambientais, tentando assim evitar a degradação do meio ambiente”, argumentou Pinheiro.
Para Emanuel "é vergonhoso saber que Mato Grosso com tantas belezas naturais", com tantos atributos lidere apenas rankings calamitosos. “Não podemos aceitar isso de braços cruzados. Até quando vamos assistir aos noticiários e ver nosso Estado em destaque nacional como quarto pior índice de destinação de lixo?”, questionou o parlamentar. Mais informações:
Assessoria de Gabinete
(65) 3313-6403 / 3313-6400 /(65) 9929-4409
Data: 16/06/2011 |
0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com