Foi pensando em ajudar os fumantes de todo o Brasil, que desejam parar, que o deputado federal Marçal Filho instalou na Câmara Federal, a Frente Parlamentar pelo Controle do Tabaco. A frente, que é composta por deputados federais, senadores e representantes de entidades da sociedade civil, foi instalada no dia 12 de junho e o deputado foi escolhido para presidi-la.
Como ação efetiva, Marçal Filho, em conjunto com o deputado Luiz Carlos Haully (PSDB-PR), apresentará um Projeto de Lei que visa reduzir a carga tributária sobre o medicamento Champix, remédio que libera a Dopamina no organismo, dando a sensação de prazer eliminando a vontade de fumar.
“Pesquisas já comprovam a eficácia desse remédio no combate a dependência do cigarro, no entanto é um medicamento que tem custo muito elevado, dificultando que muita gente tenha acesso ao tratamento, prin-cipalmente pessoas de baixa renda”, disse o parlamentar.
Marçal ressalta que hoje o tabagismo é um problema de saúde pública, que lota os hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde de todo o país. Que é responsável direto por quase 50 doenças diferentes que provocam prejuízo anual de mais de R$ 358 milhões ao SUS com internações e tratamentos de quimioterapia e radioterapia.
“Mas essa realidade tende a mudar porque aos poucos a legislação está beneficiando o não fumante e aqueles que desejam abandonar o vício. Quanto mais informado for a pessoa, mas longe ela ficará do cigarro, e se depender dessa Frente, milhares e milhares de brasileiros serão alcançados, principalmente os das classes menos favorecidas, que estão mais vulneráveis”, salientou o deputado.
A decisão do deputado marcou este ano, no Brasil, o Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado no dia 31 de maio. Marçal Filho usou a tribuna para falar da importância do tema e a urgência de se fomentar uma ampla discussão, em todo o território nacional. “Queremos ampliar as ações preventivas para ajudar os que querem largar o vício e também para conscientizar a população para que outros não comecem a fumar, principalmente os mais jovens”, declarou o parlamentar.
Marçal disse que a frente pretende ainda estimular a formação de frentes parlamentares, pela mesma causa, nas assembléias legislativas, de cada Estado brasileiro e ainda nas câmaras de vereadores, além do Distrito Federal. “O objetivo é estimular a participação da sociedade nas discussões sobre o tabaco e apresentar propostas para modificar a legislação relacionada ao tema”, concluiu.
Marçal Filho preside frente parlamentar pelo controle do tabaco
agosto 17, 2010
No comments
0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com