Coordenador diz que, apesar de turbulências, campanha não saiu da rota
Thiago Bergamasco/MidiaNews
Clique para ampliar
Pinheiro, que coordenou campanha, Taques, Mendes e Malheiros: crescimento de Lúdio criou instabilidade na base
LAÍSE LUCATELLI
DA REDAÇÃO
O coordenador da campanha vitoriosa de Mauro Mendes (PSB) à Prefeitura de Cuiabá, deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR), admitiu que, com o crescimento vertiginoso do adversário Lúdio Cabral (PT), no primeiro turno, a equipe de Mendes enfrentou momentos de desespero. DA REDAÇÃO
“No primeiro turno, o Lúdio cresceu acima do que esperávamos. Tínhamos projetado um cenário em que ele atingiria de 20 a 25% das intenções de votos, mas ele ultrapassou essa expectativa. Então, esse crescimento do adversário, somado a uma pequena queda do Mauro, criou uma instabilidade na base. As pessoas começaram a se desesperar”, contou Pinheiro, em entrevista ao MidiaNews.
Ele disse que, apesar do desespero, a coordenação conseguiu manter a campanha no rumo. “E deu certo, tanto que chegamos em primeiro lugar no primeiro turno. Por causa disso, entramos no segundo turno com um clima favorável”, disse.
No segundo turno, com as pesquisas já equilibradas entre Mendes e Lúdio, um novo problema “balançou” a campanha.
"No primeiro turno, o Lúdio cresceu acima do que esperávamos. As pessoas começaram a se desesperar."
“Houve instabilidade no episódio do beijo, no intervalo do debate da TV Record. A campanha do Lúdio superestimou e supervalorizou o episódio”, disse o deputado.
Lúdio Cabral acusou Mendes de desrespeitar sua esposa Ana Regina (Leia mais AQUI), e explorou o episódio no programa eleitoral.
Mendes reagiu com um depoimento de sua esposa, Virginia Mendes, chorando no leito do hospital. (Leia mais AQUI).
“Mas, nunca perdemos a confiança na vitória. O resultado final até superou as nossas expectativas, pois esperávamos ganhar com uma margem menor, uma diferença de 5%. Ganhamos por 9%, quase 30 mil votos”, pontuou.
“Nunca menosprezamos o adversário, que tinha valor, peso, talentos e o apoio do governador do Estado”, completou o parlamentar.
De acordo com Pinheiro, os momentos de turbulência na campanha foram superados graças à determinação de não sair da rota traçada.
“Toda campanha tem seus altos e baixos, e tivemos os nossos. Enfrentamos algumas turbulências, mas o que importa é não sair da rota que traçamos, de fazer uma campanha propositiva, de alto nível e aliada com o povo”, disse.
Marketing foi decisivo
Para Emanuel Pinheiro, a mudança na equipe de marketing no segundo turno, com a substituição do marqueteiro potiguar Jenner Ribeiro pela dupla Bruno Bini e Antero Paes de Barros, foi decisiva para a vitória.
“O marketing melhorou muito no segundo turno, pois mostrou o Mauro como ele realmente é: humilde, transparente e honesto. Houve certa dificuldade de mostrar isso no primeiro turno”, disse.
“Além disso, nós tivemos grande suporte da militância. Dividimos a mobilização por região, e os cabos eleitorais atuaram como verdadeiros guerreiros na rua. O Mauro foi muito aos bairros e o corpo-a-corpo ficou muito claro para o eleitor”, completou.http://www.midianews.com.br/conteudo.php?sid=263&cid=138983