Projeto Laços Eternos contempla 50 adolescentes grávidas de Cuiabá


O empresário Mauro Mendes, PSB, conquistou a vitória nas urnas, domingo, com expressão maior em colégios eleitorais vinculados aos chamados bairros de luxo de Cuiabá, os classes A. Entre outros, o Jardim Shangri-lá, Boa Esperança, Miguel Sutil e Bosque da Saúde, além da região central da cidade. O petista Lúdio Cabral venceu em bairros como Tancredo Neves, Sol Nascente, São João Del Rey, Osmar Cabral e Jardim Fortaleza. O levantamento foi feito pelo jornal “Diário de Cuiabá”, publicado nesta quarta-feira, 31, com base nos dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE)

Os dados do TRE mostram que a eleição de 2012 marcou uma divisão de classes, embora Mauro também tenha vencido em diversos bairros considerados periféricos. Mas, mesmo nestes locais, suas vitórias foram mais apertadas, o que mostra a força de Lúdio junto ao eleitorado de classe baixa. Um exemplo é o Três Barras, onde Mauro venceu por uma diferença mínima – 50,06% contra 49,94%. O placar ficou 1.854 a 1.850, uma diferença de apenas quatro votos em favor do candidato do PSB.

No geral, Mendes ganhou em 83 bairros, ou seja 75% dos 111 bairros de Cuiabá.. O resultado final ficou em 54,65% a 45,35% para o socialista. A análise dos números mostra que as regiões onde Mauro obteve as maiores vantagens são exatamente aquelas cujos moradores possuem maior poder aquisitivo. Mas a maior vitória de Mauro, no entanto, se deu em um bairro de classe baixa, o Nova Esperança III, na região do Coxipó. Ali, ele teve 71,88% dos votos válidos.

De acordo com o jornal, o Nova Esperança III merece uma análise mais detida, já que apenas 32 pessoas votaram no Centro Comunitário local, com o placar de 23 a 9 para Mauro. Foi neste bairro, também, onde se registrou a maior abstenção, de 37,74%. Isso quer dizer que das 52 pessoas aptas a votar na seção, 20 não compareceram. Apesar do “ponto fora da curva”, no geral as maiores votações de Mauro Mendes aconteceram em bairros de luxo e área central. 


Lúdio Cabral teve a votação mais expressiva no Jardim Fortaleza, com 64,69% dos votos válidos. Médico da rede pública, Lúdio Cabral sempre atuou na periferia da Capital. No bairro Osmar Cabral, onde atendeu durante muitos anos, recebeu seis em cada dez votos.

Além do perfil de médico da rede pública, pesou a favor de Lúdio nas classes baixas o fato de ele pertencer ao partido que comanda o país há dez anos e que foi o responsável por universalizar o programa Bolsa-Família.

Fincado na região do Coxipó, o Shangri-lá é um bairro bem localizado, onde predominam as casas de elevado padrão. Ali, Mauro Mendes alcançou um total de 68,64% dos votos válidos, contra 31,46% de seu adversário. Na mesma região, porém mais próximo à UFMT, o Boa Esperança também é um reduto “maurista”. Ali, ele venceu por 66,51% contra 33,49%.

A abstenção de 18,79% na cidade foi uma das maiores já verificadas. Além do Nova Esperança III, os bairros com mais faltosos foram Coxipó do Ouro (30,22%), Nossa Senhora da Guia (24,36%), Zona Rural (24,26%), Centro-Sul (23,42%) e Novo Mato Grosso (23,24%).