Mauro Mendes PSB: "Contra tudo, mas com o apoio do povo", Mauro é eleito prefeito de Cuiabá



 Agora é definitivo, Mauro Mendes (PSB) foi eleito prefeito de Cuiabá e, assumirá o posto a partir de 01 de janeiro de 2012. Mauro Mendes obteve 54,65% dos votos, o que equivale a 168.699, enquanto o seu oponente Lúdio Cabral (PT) obteve 45,32%, o equivalente a 140.798 votos. A diferença pró Mauro Mendes foi de 9,33%, o equivalente a 27.901 votos.
 O resultado superou todas as expectativas e desmentiu todas as pesquisas realizadas antes do pleito. Entre as pesquisas divulgadas o erro mais gritante coube pesquisa do IBOPE, divulgada no sábado (27.10), pela TV Centro América. A pesquisa do IBOPE apontou um empate técnico. Segundo a pesquisa realizada pelo Instituto Mauro teria 50% e Lúdio também 50% dos votos. Segundo o IBOPE o pleito seria decidido na idade. Assumiria o mais idoso.

 Portanto, a disputa não chegou a ser emocionante como se esperava. Desde o início da apuração Mendes largou na frente, sempre com uma margem girando em torno de 9%, mantida até o final.
 Confiando nas pesquisas internas, divulgada pela coordenação da campanha através do sistema boca-boca, a militância do PT e apoiadores da candidatura de Lúdio, comandados pelo ex-secretário do Estado, Éder Moraes, logo após o término do processo de votação, tomou o local da apuração, prontos para a festa da vitória, que consideravam inevitável. Porém, com a evolução dos resultados, os adeptos da candidatura de Lúdio abandonaram o local, que passou a ser dominado pelos apoiadores de Mauro, que iniciaram a festa no local e depois foram para a Praça do Chopão onde comemoraram a vitória “noite adentro”.
 Esta foi à segunda vez que Mauro Mendes disputou a prefeitura de Cuiabá, na primeira tentativa ele foi derrotado por Wilson Santos (PSDB). Mendes leva o titulo de ser o prefeito da Copa, cujo fato só aumenta a sua responsabilidade como prefeito eleito. Cuiabá entre todas as cidades escolhidas é a que apresenta o maior número de problemas.
 Os problemas envolvem principalmente a segurança, saúde e infraestrutura. Para preparar a cidade para a Copa, Mauro Mendes depende do bom relacionamento com o governador Silval Barbosa (PMDB), que apoiou Lúdio Cabral. O Governo de Silval é considerado por alguns setores da sociedade como um dos piores dos últimos trinta anos. Parte da população não acredita que as obras da Copa, iniciadas sem p0lanejamento e sem recursos devidamente garantidos, serão concluídas em tempo hábil.
 Mauro Mendes não quer perder tempo. Depois de proclamados os resultados, prometeu começar a trabalhar urgentemente. Garantiu que já nesta segunda-feira, 29, visita o prefeito Francisco Galindo para dar início ao processo de transição.
 A disputa contra Lúdio foi ferrenha. Mauro Mendes enfrentou duas poderosas máquinas: Federal e Estadual. Um bom número de Ministros da Presidente Dilma esteve em Cuiabá para fazer campanha para Lúdio Cabral, cuja campanha recebeu também o reforço do ex-presidente Lula, que reuniu mais de 10 mil pessoas na Praça das Bandeiras, local, que “ironicamente” foi escolhido por Mauro Mendes para comemorar a suada vitória. Lúdio Cabral (PT) contou também com o apoio do Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Riva, que manobra aquela “Casa de Leis” a seu bel prazer e reponde a mais de uma centena de processos.
 "Contra tudo, mas com Deus em primeiro lugar e com apoio do povo de Cuiabá, vencemos uma eleição difícil. Agora é passar uma borracha em tudo e com a união de todos, trabalharmos por Cuiabá", garantiu Mauro, o prefeito eleito de Cuiabá. Demonstrando que pretende ser prefeito de todos, Mauro evitiu comentar os incidentes que viveu durante a campanha.