Gabriela Galvão
De acordo com o presidente regional do PMDB, deputado federal Carlos Bezerra, os quatro mandatos de deputada de sua esposa Teté e o comando de uma secretaria de Estado a credenciam para o cargo. O deputado estadual Romoaldo Júnior (PMDB), por sua vez, ponderou que nenhum dos membros do Pleno do TCE indicados pelo Legislativo são ligados aos peemedebistas.
Romoaldo ressalta que o cargo não tem conotação política, mas que o PMDB se colocou a disposição. “Ela (Teté) tem o perfil mais indicado e os cinco deputados do partido assinaram a carta, inclusive a própria Téte”. Segundo o deputado, ele não tem interesse na vaga, Walace Guimarães e Nilson Leitão foram eleitos para comandar as prefeituras de Várzea Grande e Colíder, respectivamente e Adalto de Freitas, o Daltinho, será efetivado titula no Parlamento no próximo ano, na vaga de João Malheiros (PR), eleito vice-prefeito de Cuiabá ao lado de Mauro Mendes (PSB).
A indicação, no entanto, desagradou o deputado José Domingos Fraga (PSD), que subiu a tribuna da Assembleia nesta quarta (31) para dizer que a negociação para que a secretária assuma o cargo terá que passar por cima de “seu cadáver”. “Se vagar uma cadeira nós também colocaremos nosso nome a disposição”, prometeu.
Bosaipo foi afastado do TCE em março de 2011 após o Superior Tribunal de Justiça acolher denúncia oferecida pelo Ministério Público na qual é investigado por crimes de peculato (apropriação, ou desvio de dinheiro público) e lavagem de dinheiro, que teriam sido cometidos quando ainda era deputado e presidia a Assembleia.
Em março deste ano, o STJ acatou mais sete denúncias contra o conselheiro e renovou o afastamento por mais um ano. Desde então, atua em seu lugar o auditor-substituto de conselheiro, Luiz Henrique Lima. Agora em dezembro terá completado cinco anos de atuação como conselheiro, já que empossado no cargo vitalício em 2007, e pode entrar com pedido de aposentadoria. Por ter sido indicado pelo Legislativo, a prerrogativa de indicação é dos deputados.http://rdnews.com.br/blog/post/walace-diz-que-renuncia-de-tiao-nao-modifica-seus-planos-como-prefeito