Prefeito de MT renuncia ao cargo a dois meses para encerrar mandato


Prefeito de Várzea Grande protocolou documento no Legislativo nesta terça.
Ele foi eleito vice-prefeito em 2008 e assumiu prefeitura em 2011.

Kelly MartinsDo G1 MT
3 comentários
O prefeito de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, Sebastião dos Reis Gonçalves, conhecido como Tião da Zaeli (PSD), renunciou ao mandato no início da noite desta terça-feira (30) por meio da Procuradoria Geral do Município. Ele foi eleito vice-prefeito nas eleições de 2008 junto com o então prefeito Murilo Domingos (PR), que acabou sendo afastado do cargo após decisão judicial no último ano. Nas eleições de 2012, Sebastião dos Reis se candidatou para o cargo de prefeito e foi derrotado nas urnas.

De acordo com o procurador-geral do município, Marcos Avalone, o pedido de renúncia foi feito nesta terça e protocolado na Câmara Municipal de Vereadores. O motivo alegado pelo prefeito, segundo o procurador, foi um possível embate jurídico que o chefe do Executivo poderia enfrentar por conta de um parecer jurídico contrário a ele concedido pelo Legislativo.
“Por conta dos problemas que a cidade vem enfrentando com embates jurídicos que levaram tanto ele [Zaeli]  como o ex-prefeito Murilo Domingos a deixar a prefeitura por algumas vezes após decisões judiciais, e só retornaram com liminares na Justiça, o prefeito preferiu renunciar para evitar instabilidade na administração”, relatou o procurador.
Dessa forma, o presidente da Câmara de Vereadores, Maninho de Barros (PSD), é quem deve assumir o comando da prefeitura. No entanto, os vereadores realizaram uma sessão extraordinária na noite desta terça para avaliar o documento.
Em nota encaminhada à imprensa, horas depois da decisão, Sebastião dos Reis Gonçalves conta que foi alvo de uma denúncia protocolada na Câmara Municipal por um advogado que alegou que ele não teria se descompatibilizado das funções de administrador das empresas que possui nas eleições. "E a Justiça é o foro competente onde posso provar a minha inocência. Entre ir à Justiça e defender o povo desta terra de mais uma instabilidade político-administrativa optei por defender o povo e tomei a decisão de renunciar ao cargo de prefeito. Sou um homem simples e não tenho apego a cargo público", consta trecho da nota.
Ele destaca ainda que lutou no período em que esteve à frente da prefeitura pelo povo e que tinha a intenção de permanecer no cargo até o final do mandato. "Dediquei o meu tempo a cuidar do povo, a lutar por ele e disso não me arrependo. Minha vontade era ficar até o final em reconhecimento a todo carinho, dedicação e confiança que cada um do povo a mim depositou.   Despeço-me de todos com a certeza do dever cumprido, pois trabalhei pelo bem do povo desde o primeiro dia do meu mandato", consta do discurso de renúncia enviada por meio de nota.
Para ler mais notícias de Mato Grosso, clique em g1.globo.com/mt. Siga também o G1 Mato Grosso no Twitter e por RSS.
tópicos: