Mauro Mendes destaca que até funcionários de carreira poderão assumir cargos no primeiro escalão da prefeitura de Cuiabá. Anúncio oficial dos nomes será em 20 de dezembro
|
Da Reportagem
Prefeito eleito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB) garante que seu secretariado será escolhido com base em critérios técnicos, contudo, não descarta a presença de políticos. O socialista afirma que não houve barganha de cargos, por isso, funcionários de carreira do Palácio Alencastro também poderão participar do primeiro escalão. O anúncio oficial dos nomes deve ser feito em 20 de dezembro, mas Mauro já adiantou que deve criar mais duas secretarias.
“Objetivamente o que você precisa e ter um secretário com competência técnica. Ter competência técnica não significa que você não possa ser político. Eu sou político, mas eu sou engenheiro. Tenho formação de administrador e estou político hoje. Nós vamos também buscar, por meio da equipe de transição, muitos profissionais, que, de repente, poderão vir a ser alçados como secretários, desde que também tenham perfil de competência”, afirmou o novo prefeito durante entrevista coletiva concedida no início da tarde de ontem (29).
Para ele, além de conhecimento técnico na sua área, seus futuros secretários terão que apresentar outras qualidades essenciais. “Perfil de competência não é apenas o conhecimento técnico, é também outros elementos, como condição de liderança, de aposto pessoal, de estoque, de relacionamento, para que ele possa dar o resultado na altura do desafio de sua Pasta”.
Segundo Mauro, a escolha dos profissionais será tomada em conjunto com as principais lideranças de sua coligação, bem com os partidos políticos que fazem parte de seu arco de aliança.
“Não existe nenhuma conversação sobre secretariado. Esta é a primeira vez que encontro todos os meus companheiros depois da eleição. Em nenhum momento anterior conversamos sobre secretariado, nem mesmo na pré-campanha, quando começamos a fazer as coligações. Vamos anunciar o nosso secretariado no dia 20 de dezembro, para que, inclusive, não haja especulações. Até lá, vamos dialogar com os partidos, com as lideranças, movimentar a equipe de transição na busca de informação, que nos permita definir um perfil técnico que vai nos ajudar a administrar Cuiabá nos próximos quatro anos. Não tenho como tomar esta decisão sozinho”.
Além disso, o empresário acrescentou que pretende criar duas secretarias: a Estratégica de Projetos e a de Apoio à Segurança Pública.
“Queremos aglutinar na Secretaria de Projetos toda a elaboração de projetos, a busca de recursos com o governo federal e com outras instituições, o acompanhamento e prestação de contas de todos os projetos da prefeitura”.
Para Mauro, apesar de a prefeitura se encontrar em um bom estado, será necessário o corte de despesa para atender as prioridades, como a Saúde. “Certamente é necessário cortar gastos e fazer economia, porque o cidadão esta ávido de receber da prefeitura os serviços públicos de melhor qualidade. Para isso, tem que haver um esforço muito grande de economia de corte de gastos, de revisão de contratos, que possam permitir otimizar os recursos existentes, para produzir os resultados que a população deseja”.
Sobre seu relacionamento com o governador Silval Barbosa (PMDB), o socialista afirma que será de respeito, pois a eleição já passou. “Pretendo ter com o governador Silval uma relação bastante afável, de respeito, como deve ser a relação entre os poderes, como deve ser uma relação entre o prefeito e o governador. Vou defender os interesses do povo de Cuiabá, vamos fazer isso de uma maneira democrática, argumentando, mostrando ser parceiro do governo para que ele possa, através da prefeitura, cumprir o seu papel como governador do Estado. Não tenho medo nenhum. O governador Silval é um homem democrático e político. Ele sabe que a eleição tem disputa, houve alguns entrededos, como sempre existe, mas eles têm que ficar no passado. O que importa hoje é virar a página e trabalhar para Cuiabá”. http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=420250