130 horas mensais sem tratamento

ALECY ALVES
Da Reportagem

Em Cuiabá, onde o abastecimento de água é um dos serviços mais criticados, as quedas de energia elétrica nas estações de captação, tratamento e distribuição, assim como as obras de mobilidade da Copa de 2014, tornam mais difícil fazer chegar água nas torneiras.

Este mês, conforme informações divulgadas ontem pela CAB Cuiabá, empresa que comprou a antiga Sanecap e passou operar o sistema de água e esgoto, as estações deixaram de funcionar por 130 horas entre os dias primeiro e 25 deste mês. A soma representa pouco mais de 5hs ao dia sem tratamento e distribuição por falta de luz. 



As paradas, explica a empresa, afeta diretamente o fornecimento de água e faz com que as unidades deixem de operar. Quando a energia é retomada, observa, o sistema exige muitas horas para atingir um nível de pressurização capaz de recuperar a vazão necessária.

Portanto, quanto uma linha de distribuição de água que funciona em períodos alternados, como ocorre com a maioria, fica sem funcionar por mais de 2hs, dificilmente a programação é cumprida.

Com varias quedas de energia na semana passada, as estações de abastecimento de bairros atendidos pelas ETAs do Coophema, entre os quais Jardim das Palmeiras e Jardim Gramado, assim como da ETA Ribeirão do Lipa, que tem na lista o Jardim Vitória, Jardim Florianópolis e 1º de Março, aparecem entre os mais prejudicados.

Já as obras de mobilidade da Copa de 2014 e do programa “Poeira Zero” deixam os consumidores sem água por causa da necessidade de mudanças nas rotas de distribuição e reparos na rede.

A Cemat informou, por meio da assessoria de imprensa, solicitou à CAB Cuiabá, no dia 24 de outubro, as informações sobre interrupções de energia que teriam interferido no abastecimento de água da Capital, e está no aguardo das informações para realizar análise técnica das ocorrências. A distribuidora ressalta que é tecnicamente impossível a garantia de fornecimento ininterrupto de energia em qualquer lugar do mundo.

PROGRAMADO - 25 bairros de Cuiabá terão o abastecimento suspenso amanhã para manutenção na rede. Os reparos vão atingir parte do Coxipó, na região do Jardim Petrópolis, do Bosque da Saúde e Terra Nova, além dos residenciais próximos da Rodoviária. 
http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=420295