Politica e Programa Municipal de Promocao da Saude de Cuiabá

O SUS no Brasil vem sendo implantado como um processo social em permanente construção. Esse processo fortaleceu com a descentralização da saúde e tem contemplado tentativas de articular ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação nas dimensões individual e coletiva.

O SUS no Brasil vem sendo implantado como um processo social em permanente construção. Esse processo fortaleceu com a descentralização da saúde e tem contemplado tentativas de articular ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação nas dimensões individual e coletiva.

A crise do financiamento do modelo de saúde centrado na doença tem exigido o estabelecimento de novas estratégias que recuperem o paradigma da saúde centrado na qualidade de vida.

O Ministério da Saúde, em conjunto com os estados, definiu uma Agenda de Compromissos pela Saúde que agrega três eixos: O Pacto em Defesa do SUS, o Pacto pela Vida e o Pacto de Gestão.

O Pacto pela Vida constitui um conjunto de compromissos sanitários monitorados e avaliados através de indicadores, que refletem o aprimoramento do acesso e da qualidade dos serviços prestados no SUS, colocando para as esferas locais o desafio de desenvolver políticas transversais, integradas e intersetoriais que visam o fortalecimento da promoção da saúde.

Desse modo, municípios vêm acumulando diversas experiências na construção de modelos alternativos ao modelo assistencial hegemônico (centrado na doença), incorporando métodos, técnicas e instrumentos provindos da epidemiologia, do planejamento e das ciências sociais em saúde. Essas experiências apontam possibilidades concretas de construção de um modelo de atenção à saúde voltada para a qualidade de vida.

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, no processo de planejamento, tem trabalhado na perspectiva da inversão do modelo de atenção, com a elaboração de metas e ações estratégicas que visam alcançar a atenção integral à saúde, o fortalecimento da intersetorialidade e a promoção da saúde.

O Plano Municipal de Saúde 2010 a 2013 apresenta como um dos objetivos estratégicos a contribuição com a melhoria da qualidade de vida. Como diretrizes, esse Plano apresenta a implementação da atenção integral à saúde, o fortalecimento da vigilância à saúde e ambiente e o desenvolvimento da gestão participativa no SUS/Cuiabá e como um dos objetivos específicos, a redução das situações de risco à saúde humana.

A Política Municipal de Promoção da Saúde, ora apresentada, define os objetivos e as diretrizes a serem seguidas pela gestão do SUS em Cuiabá, onde o fortalecimento da vigilância à saúde e ambiente é um dos principais eixos norteadores.

A Política é complementada pelo Programa de Promoção da Saúde, onde se estabelece metas, ações estratégicas e categorias de tipos de práticas que possibilitam o diálogo entre as diversas áreas do setor saúde, entre as demais políticas públicas e os diversos segmentos da sociedade, assim como, a composição de redes de apoio e a co-responsabilidade dos indivíduos e da coletividade quanto à melhoria da qualidade de vida da população no município de Cuiabá.

Para ter acesso à Politica Completa clique no link abaixo

http://www.saude.cuiaba.mt.gov.br/novo/secao.php?id=65

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com