Entrevista com Roseli Barbosa

Roseli Barbosa é primeira-dama de Mato Grosso e secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social

A senhora tem uma rotina totalmente diferente daquela que é comum a das mulheres mato-grossenses.Seu marido é Governador, trabalha de 2ª a domingo, mais de doze horas por dia e como secretária de Assistente Social, também tem um horário puxado, sem contar que acompanha seu marido em eventos dentro e fora da cidade e, não menos importante, ainda tem que dar atenção para sua família. Como você consegue administrar tudo isso?
Primeiramente, Mônica, gostaria de agradecer pelo espaço concedido no seu site, que já é um sucesso. Realmente, são muitas as atribuições, tanto no lado profissional como pessoal e familiar, mas assim como toda mulher, que é dinâmica e se desdobra em várias para poder dar conta dos afazeres de dentro e fora de casa, eu me organizo diariamente para dar conta de tudo. Ao menos eu tento... Confesso que não é nada fácil, mas a recompensa de saber que os deveres estão sendo cumpridos e que a família vai muito bem (graças a Deus) justifica tamanho esforço e algumas ausências.

Eu te acho uma mulher muito simpática, a senhora esta sempre sorrindo
nos eventos que te encontro, o que tira você do sério?


Sou uma pessoa muito de bem com a vida. Procuro sempre ver o lado bom das coisas e  das pessoas com quem convivo, por isso é difícil eu sair do sério. Mas tem coisas que mexem com a gente e acabam alterando o nosso humor. A injustiça, a arrogância e o desrespeito são as principais delas.

A vida longe do poder é menos emocionante?

Estou na vida pública, juntamente com o Silval, há mais de 10 anos. Nesse período, tive oportunidade de ocupar os cargos de secretária de Assistência Social do município de Matupá, de coordenadora da Sala da Mulher da Assembleia Legislativa e agora tenho o desafio e o prazer de ser primeira-dama de Mato Grosso e de estar à frente de Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social.
Em cada função desempenhada, tive e tenho momentos de muita emoção, mas não posso afirmar que o “poder” está diretamente relacionado com a “emoção”, pois os momentos mais emocionantes da minha vida foram justamente aqueles que eu passei no convívio familiar. Cito como exemplos o nascimento dos meus três lindos filhos e a perda do meu pai, que eu ainda sinto diariamente... Paralelamente aos laços familiares, são muitas emoções no exercício da função pública, pois a gente lida, a todo momento, com as vulnerabilidades sociais da nossa população e não medimos esforços no desenvolvimento de ações que proporcionem a qualidade de vida dessas pessoas.
Contudo, muitas vezes, temos também o sentimento de  frustração por não conseguirmos viabilizar todas as ações sociais que almejamos, seja pela burocracia do sistema público ou pelas limitações orçamentárias.

O que é mais difícil: ser primeira-dama ou secretária?

Sinceramente, é difícil distinguir as duas funções no dia-a-dia, uma vez que na condição de secretária de Estado eu atuo não só no horário de expediente. E quando vou para algum evento ou faço alguma outra atividade fora do governo como primeira-dama, por exemplo, quase sempre surgem demandas ligadas ao serviço público.
Acredito que a dificuldade não está no exercício das funções de primeira-dama ou de secretária de Estado, mas sim, como eu disse anteriormente, de conciliar essas funções também com as de mãe, esposa, filha, amiga, entre outras que todas nós desempenhamos. Pode até parecer difícil, mas não é impossível. A família está em primeiro lugar na minha vida, mas também sou comprometida com o desenvolvimento social do nosso estado.

Qual ação de governo, envolvendo sua secretaria, te deixou mais orgulhosa?

Estamos desenvolvendo várias ações pela Setas-MT voltadas à geração de emprego e renda e o combate à extrema pobreza. Eu poderia falar horas sobre cada programa, mas vou destacar dois deles que eu considero de suma importância.
O primeiro é o Plano Mato Grosso Sem Miséria, que foi desenvolvido em consonância com o Plano do Governo Federal Brasil Sem Miséria, levando em consideração as peculiaridades dos 141 municípios mato-grossenses. O segundo são os programas voltados à qualificação profissional, tanto na cidade como no campo. São várias as ações a serem implementadas até 2014, sempre com o foco na ascensão social das nossas famílias e na geração de mais e melhores
empregos para a nossa população.

Para finalizarmos, você já pensou em disputar uma eleição?

Sempre estive ao lado do Silval em cada cargo eletivo que ele ocupou. Ele sempre foi a figura política da nossa família, por essa razão, nunca almejei disputar qualquer tipo eleição. Prefiro ser sua companheira em todos os momentos.
Estamos empenhados hoje na execução de um governo que deixe um legado em termos de infraestrura, qualificação profissional e desenvolvimento social antes, durante e pós Copa do Mundo de 2014. Não cogito disputar nenhuma eleição, mas estou a postos para enfrentar qualquer desafio.

Querida Roseli, agradeço imensamente pela sua atenção e cordialidade, estou sinceramente grata, e muito orgulhosa em concluir essa pequena entrevista que tem muito a dizer de nossa 1ª Dama do Estado e secretária de Estado e Trabalho e Assistência Social.http://www.monicanardez.com.br/noticias/leia/?id=130&t=Entrevista+com+Roseli+Barbosa

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com