"O que diferencia um homem de bem de um corrupto, de um bandido? É a capacidade de fazer escolhas, senhoras e senhores. De discernir o certo do errado, o justo do injusto, a verdade da mentira. E não há nada mais trágico, senador Demóstenes, do que saber o que é certo e não fazê-lo. Liberdade de escolha rima com responsabilidade e chegou a hora do senhor responder pelos seus atos”.
Com essas palavras o senador Pedro Taques (PDT-MT) declarou seu voto a favor da cassação do ex-senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), em discurso proferido, nesta quarta-feira (11.09), logo após a decisão em Plenário.
Numa sessão histórica, o projeto de resolução (PRS) 22/12, determinando a cassação do senador de Goiás, foi aprovado com a anuência de 56 parlamentares. Outros 19 foram contrários, além de cinco abstenções.
"Por isso, em nome da República, em nome da Constituição e em nome do direito que cada cidadão brasileiro tem de acreditar e confiar em seus representantes, votei favoravelmente ao relatório da Comissão de Ética do Senado Federal”, ressaltou Pedro Taques, relator do processo de cassação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Para Pedro Taques, as dúvidas levantadas sobre a conduta de Demóstenes Torres trazem "uma dor cívica” e a maior decepção que teve em um ano e meio de mandato. Por esse motivo, o mato-grossense fez um apelo a Demóstenes para que prove, na Justiça, que é inocente, como vem alegando em sua defesa.
"Eu clamo ao senhor Demóstenes que prove na Justiça que tudo o que dizem e que os autos demonstram não é verdadeiro, que o cavaleiro da ética nunca se perdeu nas facilidades das coisas pequenas, que a alma de um destemido não tem preço, que a clareza da alma não se turvou nos jogos da vida”, afirmou.
Em apartes, os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP) e Antonio Carlos Valadares (PSB - SE) elogiaram o trabalho de Pedro Taques como relator do parecer contra Demóstenes na CCJ.
Cassação – Durante a sessão que culminou na perda do mandato do senador Demóstenes Torres, Pedro Taques avaliou os aspectos legais do parecer do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.
Sem entrar no mérito da questão, Pedro Taques afirmou que o relatório não feriu a Constituição e as leis. Ele disse ainda que ficou comprovado que "Demóstenes adotou conduta incompatível com o decoro, ferindo de morte a dignidade do cargo e a ética que se impõe a parlamentares”.
Leia mais: Para Pedro Taques, cassação de Demóstenes atende todas as normas constitucionais
Leia o discurso na íntegra.
Assista o vídeo.
Assessoria
Leia o discurso na íntegra.
Assista o vídeo.
Assessoria






0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com