Para se tornarem deputados mirins, alunos de rede estadual, municipal e particular de ensino passam por avaliação de projetos de leis, que são criados nas dependências das salas de aulas.Fonte: Sid Carneiro/Assessoria
O superintendente do Planejamento Estratégico da Assembleia Legislativa, Abílio Camilo Fernandes Neto divulgou o relatório dos resultados do projeto Parlamento Mirim e a relação nominal dos 24 deputados mirins eleitos para a 4ª Legislatura. Os alunos apresentaram emendas aos projetos de leis que eles elaboraram nas escolas, antes de serem eleitos.
A posse dos parlamentares mirins acontece no dia 14 de agosto, conforme previsão do calendário de atividades do planejamento estratégico.
Para se tornarem deputados mirins, alunos de rede estadual, municipal e particular de ensino passam por avaliação de projetos de leis, que são criados nas dependências das salas de aulas. Segundo o superintendente do Planejamento Estratégico, para a 4ª Legislatura foram apresentados 52 projetos de leis elaborados pelos alunos de 30 escolas da capital e interior do Estado.
Entre os temas apresentados, proposta de melhorias para os setores da agricultura, cultura, direitos humanos, defesa do consumidor, educação, esporte, habitação, meio ambiente, saúde, segurança pública e transportes.
Os projetos são desenvolvidos por estudantes do 5º ao 9º ano. O Parlamento Mirim foi criado por meio da Resolução nº 344 de 21 de outubro de 2004 de autoria do então deputado estadual Humberto Bosaipo, na Assembleia Legislativa. No ano seguinte, o legislativo implantou a 1ª Legislatura. “Agora estamos apresentando a oportunidade para esses jovens conhecerem as funções e cotidiano do legislativo do nosso estado”, afirmou Abílio.
Na avaliação de Abílio Fernandes, a iniciativa propicia a gratificação para os jovens, familiares e para o próprio legislativo. “Trata-se de uma maneira eficiente para inseri-los na vida política mostrando a cidadania com apreço ao diálogo, opinião e responsabilidade”, destacou Abílio.
Deputadas (os) e projetos
Deputada Ana Clara Marcelo Agustinho - apresentou a criação de creches noturnas para atender crianças cujos pais que trabalham ou estudam a noite.
Deputado Caio Marcelo Mesquita - tem projeto de lei que cria a lei de climatização e compra de placas de energia solar para as escolas estaduais de Mato Grosso.
Deputado Caio Rennê Paiva Martins de Oliveira - projeto que cria o prêmio estadual da qualidade na educação de Mato Grosso.
Deputada Camila Cristina Alves Aguilar - Cria o programa de implantação de atividades esportivas em Mato Grosso.
Deputado Carlos Henrique de Souza Selzein – apresentou projeto de lei com a finalidade de garantir transporte especifico para alunos com deficiência ou mobilidade reduzida as escolas públicas e dá outras providências.
Deputado Danilu Campos de Moraes – Cria Parques Ecológicos para crianças e adolescentes e dá outras providencias.
Deputada Eva Munyque da Cruz – cria o programa sócio educativo de teatro e dança no estado de Mato Grosso.
Deputado Ezekiel Matheus da Costa Soares - cria a comissão que prepara a tropa de policiais civil e militar aptos a dialogar com estrangeiros na Copa de 2014.
Deputado Felipe Oliveira de Souza - cria o programa de implantação de profissionais da saúde em cada escola da zona rural do município de Chapada dos Guimarães.
Deputada Isabela Bertoli de Simone – cria o programa estudante Nota Dez no Estado de Mato Grosso.
Deputada Isadora Jordão Santana - cria o projeto de sala de apoio pedagógico escolar no Estado de Mato Grosso.
Deputado Jean Carlos Sena de Santana – cria o programa biblioteca itinerante em todo o Estado de Mato Grosso.
Deputado João Felipe da Cruz Silva e Silva – cria o programa de incentivo ao esporte e lazer para áreas de vulnerabilidade do Estado de Mato Grosso.
Deputado João Marcos de Almeida Calves - cria o programa de prevenção contra o desmatamento no estado de Mato Grosso.
Deputada Jordana Martins Rocha – cria cursos de formação pessoal política e social como complemento da educação básica nas escolas de Mato Grosso.
Deputada Laura Ruvieri de Amorim – cria o programa todos pela saúde no Estado de Mato Grosso.
Deputado Leonardo Menezes Mastrangelli – cria o projeto de proteção de córregos e nascentes na região da baixada cuiabana garantindo a preservação do eco sistema.
Deputada Luana de Moraes Soares – tem projeto que dispõe sobre o combate ao bullyng por instituições de ensino público e privado em Mato Grosso.
Deputado Lucas Pereira Laranja – cria a comissão de direitos humanos nas escolas para cobrar segurança e eliminar a violência e discriminação.
Deputado Lucca Dalla Déa Camacho Pontremolez – cria o programa de habitação solidária no Estado de Mato Grosso.
Deputada Luiza Ferreira Camelo – tem projeto que autoriza a utilização de célula tronco retirada do cordão umbilical do feto em prol de irmãos geneticamente compatíveis portadoras de leucemia.
Deputada Maiara Felipe de Souza Silva – cria o programa de erradicação do abandono de pneus no meio ambiente no Estado de Mato Grosso.
Deputada Maria Yzabela Souza – institui o projeto lar educacional para jovens de pais dependentes químicos.
Deputada Sullamytha Milka Reis Salú – institui o projeto de difusão cultural no Estado de Mato Grosso.
Matérias Relacionadas
- Atletas sorrisenses serão recebidos com desfile em carro aberto
- BR 364 será interditada nesta terça entre Rosário Oeste e Posto Gil
- Deputados do Paraná deixam partidos para se filiar ao recém-criado PEN
- 2º edição de livro que trata de questões fundiárias no Brasil será apresentada em Cuiabá
- Disputa do primeiro campeão dos moscas do UFC será em setembro
0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com