Campanha deve gerar 5 mil empregos em Cuiabá

Fonte: Folha do Estado

As eleições municipais não fomentam apenas a economia na parte da indústria gráfica, mas sim ela como um todo.
Segundo especialistas, o período deverá fomentar um crescimento médio de 15% no volume de vendas no varejo e até 30% na renda do trabalhador, apesar dos gastos corresponderem a apenas 30% do que se desembolsa em campanha estadual ou federal. Cerca de 5 mil empregos para visitadores (cabos eleitorais) devem ser gerado em Cuiabá.
De acordo com o economista Edisantos Amorim, o período eleitoral traz oportunidades de geração de emprego e renda temporária, o que pode motivar, inclusive, um crescimento na demanda de capacitação de novos nichos de mercado que poderá surgir motivado pelo excesso de procura e de mão de obra qualificada.
“Para alguns segmentos de mercado, como o serviço grá-fico em geral, mídia digital, papelaria, serviço de pintura, som automotivo e prestação de serviços, o acréscimo nas vendas no período de julho a setembro poderá dobrar o faturamento superando 100% de crescimento nas vendas”, comenta.
Amorim comenta ainda que proporcionalmente os gastos nas eleições municipais são menores em relação ao custo de uma campanha estadual ou federal e que em média chega a custar 30% do que se investe em outros pleitos na média. “Contudo, o período eleitoral é o momento onde a economia como um todo estima crescimento de 10% a 30% na renda do trabalhador, o que irá refletir para o comércio varejista um incremento médio de 12% a 15% em volume de vendas em linhas gerais”.
O consultor eleitoral Valdecir Calazans comenta que somente para visitadores, os antigos cabos eleitorais, entre 4 mil e 5 mil postos de trabalho devem ser gerados. Por semana pode-se ganhar até R$ 250. (VP)

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