Apoio do SAMU é determinante para nascimento de criança

Caso ocorreu nesta quinta-feira (5), em Praia Grande. Mãe e filha passam bem
A agilidade e eficiência da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Praia Grande foi determinante para o sucesso no trabalho de parto de Luana Melo Xavier, que deu à luz a sua quarta filha, Aisha. O caso ocorreu nesta quinta-feira (5), em Praia Grande. Mãe e filha passam bem e estão no Hospital Irmã Dulce.
Deslocados para atender à chamada da moradora do Bairro Guilhermina, o auxiliar de enfermagem Ivan Machado e o condutor Fernando Lima chegaram à residência de Luana para levá-la à maternidade. Mas a mãe não conseguiu esperar e o bebê nasceu logo após chegar à sala de Ginecologia e Obstetrícia do Pronto Socorro Central, que faz parte do Complexo de Saúde Irmã Dulce, às 9h45.
"Eles foram maravilhosos. No caminho, eu sentia muita dor, o bebê iria nascer a qualquer momento, e eles me acalmavam. Ele (Ivan Machado) dizia: Se tiver vontade de fazer força, faz e eu me sentia segura. Foi só entrar na sala (de atendimento em ginecologia e obstetrícia) no PS que o bebê nasceu", contou a mãe.
Aisha nasceu com 2.860 quilos e 44 centímetros de altura. Mesmo acostumado com este tipo de ação - já passou por oito situações de parto - Machado se mostrou emocionado. O auxiliar de enfermagem destacou ainda que, em casos como este, o mais importante é manter a tranquilidade. "Cada nascimento é diferente, especial. O mais importante é que tudo deu certo e que as duas estão em ótimo estado de saúde.
Atendimentos - Desde que passou a funcionar em Praia Grande, equipes do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU) perderam as contas de quantas vidas salvaram em suas ações. Conforme os socorristas, todos os dias são atendidas mais de 100 pessoas. Nos casos de parada respiratória ou cardíaca, os pacientes são ressuscitados antes de chegarem ao hospital. Antes, para terem esta sobrevida, era preciso esperar a chegada ao pronto socorro, tempo que quase sempre inviabilizava os procedimentos de reanimação.
De acordo com o chefe de Seção do SAMU 192 - Regional Litoral Sul, Gerson Claudino, a rapidez no atendimento e a qualificação dos profissionais envolvidos no socorro de urgência colaboram com os bons resultados obtidos. "Não é somente chegar e levar para o pronto socorro, como se fazia anteriormente. Agora, o pronto socorro é que vai até o paciente, já que temos médicos, enfermeiros e demais socorristas preparados para qualquer situação", disse.
Autor: Por Pedro Sbravatti, MTB: 35.768

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com